Buscar

AV1 DE DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV1 DE DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA
1-Referenciando-se ao Código de Ética da profissão farmacêutica, analise as situações abaixo, apontando qual o item ou parágrafo desta legislação está sendo utilizado para sua análise:
a) Ausência do farmacêutico, por motivos particulares, na farmácia de manipulação ocorrendo à manipulação de medicamentos na sua ausência.
Respostas:
RESOLUÇÃO Nº 417
CAPÍTULO I - Art. 4º - Os farmacêuticos respondem pelos atos que praticarem ou pelos que autorizarem no exercício da profissão.
CAPÍTULO II - Art. 12 - O farmacêutico deve comunicar ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, o afastamento de suas atividades profissionais das quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua - § 3º - Quando o afastamento ocorrer por motivo de férias, congressos, cursos de aperfeiçoamento, atividades administrativas ou outras atividades, a comunicação ao Conselho Regional de Farmácia deverá ocorrer com antecedência mínima de 1 (um) dia.
TÍTULO IV - Art. 20 - As sanções disciplinares consistem em: 
II. De multa de (um) salário-mínimo a 3 (três) salários-mínimos regionais; 
b) Diferença, contatada durante a fiscalização do CRF, entre o horário declarado da RT e o horário presencial exercido pelo farmacêutico RT, segundo informações do próprio.
Respostas: 
RESOLUÇÃO Nº 431 - Art. 11 - São infrações éticas e disciplinares: 
XL. Deixar de informar, por escrito, ao Conselho Regional de Farmácia sobre todos os vínculos profissionais, com dados completos da empresa (razão social, nome dos sócios, CNPJ, endereço, horário de funcionamento e de assistência e responsabilidade técnica), bem como deixar de manter atualizado o endereço residencial e os horários de assistência e responsabilidade técnica ou de substituição; Pena - advertência, com emprego da palavra “censura”, multa e/ou suspensão de 3 (três) a 12 (doze) meses.
Código de ética
TÍTULO III Das Relações com os Conselhos Federal e Regionais de Farmácia
Art. 19 - O farmacêutico, no exercício profissional, é obrigado a informar por escrito ao respectivo Conselho Regional de Farmácia sobre todos os seus vínculos, com dados completos da empresa (razão social, nome(s) do(s) sócio(s), Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - C.N.P.J., endereço, horários de funcionamento, de responsabilidade técnica - RT), mantendo atualizados os seus endereços residencial e eletrônico, os horários de responsabilidade técnica ou de substituição, bem como sobre qualquer outra atividade profissional que exerça, com seus respectivos horários e atribuições.
CAPÍTULO IX Dos Prazos
ANEXO III ESTABELECE AS INFRAÇÕES E AS REGRAS DE APLICAÇÃO DAS SANÇÕES DISCIPLINARES
VI - deixar de informar, por escrito, ao Conselho Regional de Farmácia sobre todos os seus vínculos, com dados completos da empresa (razão social, nome(s) do(s) sócio(s), CNPJ, endereço, horários de funcionamento, de responsabilidade técnica - RT), bem como deixar de manter atualizados os seus endereços residencial e eletrônico, os horários de responsabilidade técnica ou de substituição, bem como qualquer outra atividade profissional que exerça, com seus respectivos horários e atribuições;
c) Aponte uma ação acima que deve ser submetida ao Conselho de Ética e em sua opinião como deveria ser a sanção aplicada.
Respostas:
CAPÍTULO III - Art. 13 - É proibido ao farmacêutico:- XX. Assinar trabalhos realizados por outrem, alheio à sua execução, orientação, supervisão ou fiscalização, ou ainda assumir responsabilidade por ato farmacêutico que não praticou ou do qual não participou efetivamente;
2-Aponte as diferenças principais, em sua opinião, entre os Decretos 20.377(08/09/1961) e 85.878(07/04/1981) no que se refere ao Âmbito Farmacêutico. No segundo decreto há uma referencia explicita a conflito de interesses no Âmbito profissional (artigo 4), comente este item. Aponte pelo menos uma área de conflito entre a área de atuação do farmacêutico e outro profissional da área de saúde e como resolvê-la.
3-Correlacione as colunas:
1.Associações e Sociedades de Farmacêuticos.
2-Normas de Nível I que Incidem na profissão Farmacêutica.
4-Sindicatos dos Farmacêuticos.
5-Conselho Federal de Farmácia.
( 2 ) Normas Constitucionais e as emendas à Constituição Brasileira.
( 1 ) São constituídas pra fins de estudo, coordenação, proteção com o intuito de colaboração com os poderes públicos e demais associações.
( 4 ) Representam os interesses profissionais perante os empregadores, impõem o pagamento de contribuições, celebram convenções coletivas de trabalho, determinam o piso salarial.
( 5 ) órgão responsável por dispor sobre o registro de especialidades nos Conselhos Regionais de Farmácia.
4- Marque V(verdadeiro) ou F(falso) para as definições contidas na Lei N°3820, DE 11 de novembro de 1960 (consolidada pela lei n°9.120, de 26/10/1995) que cria o Conselho Federal de Farmácia e os Conselhos Regionais de farmácia.
( V ) As duas entidades são dotadas de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, destinados a zelar pela fiel observância dos princípios de ética e da disciplina da classe dos que exercem atividades profissionais farmacêuticas no Pais.
( F ) O comitê de Ética tem três membros, sendo todos eleitos para o mandato por voto direto dos farmacêuticos do CRF-RJ.
Resposta: Cada Comissão de Ética será composta por, no mínimo, 3 (três) farmacêuticos nomeados pelo Presidente do Conselho Regional de Farmácia e homologados pelo Plenário, com mandato igual ao da Diretoria
( V ) O Presidente do Conselho Federal e do Regional é o responsável administrativo pelo referido Conselho inclusive pela prestação de contas perante o órgão federal competente.
( F ) O mandato da diretoria terá a duração de dois anos, sendo seus membros eleitos através do voto indireto. 
Resposta: Voto direto.

Continue navegando