Buscar

ATUAÇÃO DO NEUROPSICOPEDAGOGO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATUAÇÃO DO NEUROPSICOPEDAGOGO
A Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar, fundamentada nos conhecimentos das Neurociências aplicadas à educação, com interfaces da Pedagogia e Psicologia Cognitiva que tem como objeto formal de estudo a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional. (SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPSICOPEDAGOGIA, 2016). A atuação do Neuropsicopedagogo deve ter um vasto conhecimento das bases neurobiológicas do aprendizado, seu campo de atuação tanto poderá ser em atendimento educando em grupos ou possibilitando a instrumentalização aos educadores quanto às metodologias e estratégias educacionais.
É necessário que o Neuropsicopedagogo esteja preparado para acolher o aluno que apresenta dificuldade de aprendizagem visto que ele poderá vir de um lugar/ambiente que pode ou não favorecer seu desenvolvimento. Além disso, vale ressaltar que o ambiente influencia no comportamento do aluno em sala de aula, sendo assim, ao lidar com as suas dificuldades é preciso olhar para além do que está visível, como: palavras soltas ditas, comportamentos, algum sinal que ele demonstrar, buscar conhecer a família responsável, bem como a rotina dessa criança. 
Segundo Mahoney e Almeida (2005) a dificuldade de aprendizagem é também um problema de ensino e quando não são satisfeitas as necessidades emocionais, estas poderá resultar em barreiras para o processo ensino-aprendizagem, consequentemente para o desenvolvimento do aluno.
Segundo Cunha (2012) várias dificuldades de aprendizagem têm origem emocional, sendo assim é papel da escola, através da atuação do Neuropsicopedagogo avaliar os fatos que preexistiram sem buscar os culpados. A atuação desse profissional deve ser atenta em observar as emoções da criança e entender que nestas emoções há sempre uma oportunidade de aprendizado e de transmissão de experiência, escutando com atenção e empatia, onde o mesmo poderá ou não se sentir a vontade para expor seus conflitos, sendo assim o Neuropsicopedagogo poderá ter uma ampla compreensão do diagnóstico bem como, o que vêm influenciando seu processo de ensino aprendizagem.
CUNHA, E. Afeto e Aprendizagem. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.
MAHONEY, Abigail A; ALMEIDA, Laurinda R. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia da Educação, São Paulo, n.20, p.11-30, 1º sem. 2005.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPSICOPEDAGOGIA (SBNPp). Disponível em: < http://www.sbnpp.com.br/>. Acesso em 22/10/2019.

Outros materiais