Buscar

APOL 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir, o qual se refere a comunicação organizacional e a responsabilidade social:
Atualmente, no contexto da Sociedade da Informação, o conceito de Responsabilidade Social se amplia e passa a considerar que as empresas devem satisfação não somente a seus acionistas, mas a vários setores da sociedade. Ela causa impactos na sociedade e é também influenciada por ela. Portanto, deve se inserir de forma que seus impactos sejam positivos para o desenvolvimento social, bem como para que ela assuma responsabilidade pelos impactos que provoca. RiahiBelkaqui e Pavlik (1992 apud Karkotli; Aragão, 2004) também afirmam que a empresa tem obrigação moral de maximizar o bemestar social e deve atender aos anseios da sociedade. Quanto mais complexas vão se tornando a sociedade e suas relações, mais se ampliam os conceitos de Responsabilidade Social, atingindo as dimensões ética, econômica e política.
Considerando o texto dado e os conteúdos estudados, existem algumas características específicas ao conceito de responsabilidade social. Analise as afirmativas a seguir e identifique quais contemplem tais características:
I. Uma empresa socialmente responsável é aquela que adota pontualmente campanhas de caridade.
II. Filantropia, caridade e responsabilidade social são sinônimos que denotam as ações que as empresas adotam para ajudar comunidades carentes.
III. As ações de filantropia também são importantes para o desenvolvimento social, mas são ações pessoais e isoladas.
IV. As organizações de grande porte devem adotar ações de Responsabilidade Social, pois é preciso de fato mudar toda uma sociedade.
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	III apenas.
Você acertou!
III apenas.
Comentários:
Apenas a afirmativa III é verdadeira, pois hoje em dia as organizações diferenciam muito o que chamam de ações de filantropia e o que é, de fato, Responsabilidade Social. As ações de filantropia também são importantes para o desenvolvimento social, mas são ações pessoais e isoladas. Já a Responsabilidade Social deve estar presente no próprio Planejamento Estratégico da organização e fazer parte de seu cotidiano. As chamadas “empresascidadãs” são aquelas que promovem ações na sociedade, especialmente junto às comunidades de seu próprio entorno promovendo o bemestar continuamente (Aula 04, Tema 2).
	
	B
	II apenas.
	
	C
	I, II e III apenas.
	
	D
	II, III e IV apenas.
	
	E
	IV apenas.
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
Leia as informações abaixo:
Após a análise a respeito do avanço do mercado de café em cápsulas monodose, a Nestlé passou a se preocupar com o posicionamento do Nescafé, versão solúvel de café, pois tem percebido uma queda da participação deste produto no mercado de cafés instantâneos. De acordo com a diretoria de marketing da Nestle, o Nescafé representa uma marca pioneira há mais de 75 anos, fazendo parte de um dos pilares da empresa, ou seja, é um símbolo da Nestlé no mercado mundial. Dessa forma, a Nestlé precisa realizar investimentos na marca e posicionamento do produto para evitar uma queda maior das suas vendas.
Fonte: Disponível em: http://www.sm.com.br/detalhe/nestle-faz-investimento-para-revitalizar-marca-de-cafe-soluvel. (17/06/2017). Acesso em 18/06/2017 (adaptado).
Com base no texto apresentado e no conteúdo a respeito das estratégias para divulgação e preservação das marcas, produtos e serviços, considere as afirmações a seguir:
 I. O Nescafé atingiu uma fase de declínio no mercado, logo, uma ação de reposicionamento da marca e divulgação da mesma não surtirá mais efeitos no mercado.
II.  A Nestlé deverá investir na divulgação da marca Nescafé associando-a a preços baixos para estimular a recuperação das suas vendas.
III. A Nestle atingirá maior eficiência a partir da elaboração de um planejamento de marketing. Assim poderá definir o público-alvo que consome o produto e as estratégias mais direcionadas para divulgação e reposicionamento da marca.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0Questão anulada!
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	III, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
Através da compreensão do conteúdo do tema 04 da rota da aula 03 (intervalo de páginas 13 até 16) observa-se que: I – INCORRETA: a marca Nescafé é um ativo importante à Nestlé, não podendo ser ignorada no seu planejamento estratégico. Ou seja, a questão não permite que se sustente a desistência de se investir na marca Nescafé como a única estratégia válida à Nestlé. II – CORRETA: O material da rota defende que quanto mais a empresa investir na criação de uma relação emocional entre o cliente e seu produto/marca, maiores serão as possibilidades de satisfação deste consumidor. III – CORRETA: Realmente o planejamento de marketing contribuirá para que a Nestlé tenha base a respeito das estratégias a serem trabalhadas a favor da expansão da marca Nescafé no mercado.
	
	E
	I, II e III.
Questão 3/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Com relação aos sistemas de informações, são várias as abordagens que tratam do assunto e que discutem, segundo seus referenciais teóricos e conceituais, elementos diversos, como os tecnológicos, os humanos e os normativos. Neste sentido, alguns autores enfocam o aspecto tecnológico dos sistemas de informações, enquanto outros enfocam os aspectos humanos e normativos, ou procedimentais.
Sobre o aspecto tecnológico, assinale a alternativa que corresponde a definição de redes de dados.
Nota: 20.0
	
	A
	A parte lógica de um sistema de informação. É este elemento que comanda todo o sistema, incluindo os computadores, os dispositivos periféricos e a rede de dados.
	
	B
	É o conjunto de telas produzidas por um programa, incluindo seus elementos visuais, ícones, gráficos, botões, menus, caixas de texto, entre outros elementos.
	
	C
	É a parte que congrega os elementos físicos de um sistema, onde se enquadram todos os tipos de computadores, bem como periféricos como monitores, teclados, impressoras e outros elementos de transmissão de dados.
	
	D
	É o elemento que interconecta os computadores e faz com que as informações circulem por todo o sistema, permitindo acesso aos dados – inclusive em modo remoto – e ao conteúdo do sistema.
Você acertou!
Resposta: ‘d’
Justificativa: A alternativa correta é a letra ‘d’, que apresenta a definição correta de rede de dados apresentada por Eleutério (2015, p. 76). As demais afirmativas apresentam definições de outros elementos relacionados com o sistema, como a afirmativa ‘a’, que corresponde ao conceito de software; a afirmativa ‘b’ corresponde ao conceito de interface de usuário; a afirmativa ‘c corresponde ao conceito de hardware; e a afirmativa ‘e’ corresponde ao conceito de Banco de Dados (ELEUTÉRIO, 2015, p. 80).
	
	E
	Repositório de dados onde se atende aos comandos enviados pelo software de forma que há um processo de transação de dados para retornar a resposta ao elemento solicitante.
Questão 4/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Analise a tabela abaixo e em seguida enumere os itens da coluna da direita, de acordo com a aplicação de sistemas de informação apresentados na coluna da esquerda:
Os sistemas de informação (SIs) estão em toda parte. Eles estão presentes em nossa vida pessoal e profissional, desde as redes sociais, o comércio eletrônico até os sistemas corporativos.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta
Nota: 20.0
	
	A
	2 - 1 - 3 - 1 - 2 - 3
	
	B
	3 - 2 - 2 - 1 - 1 - 3
Você acertou!
As tecnologias online possibilitaram o surgimento das redes sociais e dos ambientes de relacionamento profissional, colocando os sistemas de informação no cotidiano pessoas e consolidando definitivamente a cultura digital. Na esfera governamental, os sistemas de informação são usados como canais de informação e de serviços aos cidadãos, além de possibilitar novos meios de interação entre o governo e a sociedade. No âmbito empresarial, os sistemas de informação são usados para automatizar os processos operacionais e apoiar as atividades gerenciais (Aula 04, p. 1719)
 
	
	C
	3 - 2 - 1 - 3 - 2 - 1
	
	D
	2 - 3 - 1 - 1 - 2 - 3
	
	E
	3 - 1 - 2 - 1 - 3 - 2
Questão 5/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
A utilização dos sistemas de informação por parte dos usuários é fator preponderante no processo de compreensão da usabilidade do sistema e da sua própria organização. Além disso, a interface entre sistema e usuários é o que permite que usuários utilizem o software de maneira efetiva, por isso se tem um grande cuidado na hora de pensar este elemento.
 
A partir do exposto, leia as afirmativas a seguir e analise-as:
 I. A interface de usuário é um dos elementos fundamentais do software por promover um elemento visual que facilita a utilização do sistema, o lançamento de dados e a sua posterior visualização.
 Porque
II. Na interface de usuário, os elementos visuais se tornam funcionalidades que determinam a forma como o sistema é utilizado, o que deve ser agradável, intuitivo e fácil de ser usado, o que chamamos de user-friendly.
Assinale a alternativa que contém a resposta correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
Você acertou!
Resposta: ‘a’
Justificativa: Conforme visto no material didático, a interface de usuário – quando bem projetada – têm o potencial de tornar a utilização do sistema fácil, agradável e intuitiva aos usuários, por isso é um elemento que deve ser pensado com cuidado e atenção (ELEUTÉRIO, 2015, p. 73-74).
	
	B
	As duas afirmativas são verdadeiras, porém a segunda não se relaciona com a primeira.
	
	C
	A afirmativa II é verdadeira e a afirmativa I é falsa.
	
	D
	A afirmativa I é verdadeira e a afirmativa II é falsa.
	
	E
	As duas afirmativas são falsas.

Outros materiais