DES COLAB-EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS enviar
1 pág.

DES COLAB-EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS enviar

Pré-visualização1 página
Instituição: Univeritas
Curso: Pedagogia
Disciplina: Educação em Direitos Humanos
Nome do Professor : Izabel Adriana Gomes Sena ; Lorena Ferreira Santos
Nome do Tutor: Marina dos Santos Araújo 
Nome do Aluno: Carla Roberta Nascimento Santos
DESAFIO COLABORATIVO
A primeira charge viola o direito da criança de ir à escola e brincar, além de que a criança não pode trabalhar antes dos 14 anos, a não ser na qualidade de aprendiz, conforme artigo 60 da Lei 8069/ 90. A educação é dever da família e do Estado. Mas em muitos lugares do Brasil ainda há crianças trabalhando para ajudar no sustento da casa. 
A legislação brasileira reconhece o direito de brincar, tanto na Constituição Federal (1988), artigo 227, quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente \u2013 ECA (1990), artigos 4º e 16, direito ao lazer, à liberdade, à participação, à cultura, artes e convivência com seus pais.
Na segunda charge também podemos observar que estes direitos não são cumpridos, visto que a família parece assustada ao ver algo que parece desconhecido, ou seja, o acesso as informações e ao novo, não é estendido a todos. Família que vivem em situações vulneráveis ficam muito mais expostas às situações de risco que as impedem de participar e de desfrutar dos direitos. 
 Outra coisa que pode ser observada é o racismo, quando nas charges são identificadas pessoas negras pelas características mais específica da raça. O preconceito racial se fundamenta na existência de diferenças físicas e socioculturais que, muitas vezes apontam uns melhores do que o outros. Como se o branco não pudesse estar longe de informações ou participar do trabalho ilegal também.