Buscar

Fichamento do texto: O conceito de Resiliência no contexto dos sistemas socio-ecológicos. Ecologi@ 6: 50-62 (2012) Artigos Científicos.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUTO DE EDUCAÇAO
DEPARTAMENTO EDUCAÇÃO DO CAMPO, MOVIMENTOS SOCIAIS E
DIVERSIDADE
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO 
Disciplina: Relações espaço temporais do Cap. no Rio de Janeiro
Professor: Rafael Maul
Aluna: Christiane da Silva Quintanilha.
Texto : Magé e o PCB: O PCB na luta com os trabalhadores rurais e urbanos 
Autor : Felipe Augusto dos Santos Ribeiro
 O texto fala da atuação do PCB em Magé na baixada fluminense, o município tinha um pólo industrial desde o início do século XX. Através de um Médico que era do PCB, que fora para a cidade atender os casos de surtos de malária na época. Inicialmente o médico fez aproximação com os trabalhadores da indústria têxtil do município, esta aproximação gerou novos filiados ao partido e com o tempo elegeu três vereadores do grupo de trabalhadores. Depois de algum tempo estes foram cassados por serem acusados de comunistas. O PCB atuou junto as organizações e lutas dos trabalhadores urbanos e rurais de Magé, desde antes da década de 40. O partido mobilizou-se em defesa destes trabalhadores principalmente quando estes passaram a ter direito a voto. Por causa do partido a população teve mais noção de cidadania junto aos trabalhadores da tecelagem e rurais por estarem mais politizados. O município era a maioria de operários se identificaram com os comunistas e isso foi muito forte. Puderam fazer com que as relações entre estes trabalhadores, a câmara dos deputados e os sindicatos fossem mais direta. Isso intensificou um processo político , e acabou formando uma geração de operários têxteis ligados ao PCB. O partido mesmo clandestinamente por causa da perseguição política foi presente nas lutas dos trabalhadores e na política fluminense entre 1945 e 1964. Como o Partido Comunista estava como ilegal na época, eles usaram a legenda do PTB. A ditadura teve uma ação trágica no município, invadindo e perseguindo e cassando os sindicatos que eram considerados comunistas. Aconteceu então uma grande mobilização por causa da cassação, e isso foi fortemente noticiado pelos jornais da época, como O Estado, a Tribuna Popular e a A Notícia. O autor conta que tentaram apagar alguns acontecimentos, pois não tinha registros de alguns desses episódios.Foi a partir de 1951 que o autor começou,segundo ele, fazer análise da atuação dos vereadores comunistas na Câmara municipal. Ele destacou um dos episódios que identificou em atas antigas, dos anos 1950. Através de um prontuário do médico o autor conta que descobriu ações da polícia política no município. Segundo o texto , a presença de vereadores comunistas com os trabalhadores foi muito considerável. ele dá o exemplo da greve do açúcar de 1959. Segundo ele teve racionamento de alimentos para os operários que aderiram a greve.
 Formas de atuação :
Trabalhadores: Sindicato, operários, trabalhadores rurais,Associação Rural de Magé, Aliança operária das fábricas, FALERJ, Associação dos lavradores.
Capital: Indústria textil, barateamento dos gêneros alimentícios,mão de obra escrava, apropriação das terras, máquinas e matéria prima, empresários ,comerciantes, Impostos.
Estado: Ministério do trabalho, Câmara dos Vereadores,polícia, SNM,FEB, Prefeitura de Magé, Delegacia Regional do trabalho, Delegacia de magé.
Fontes: Jornal tribuna popular, Fundação biblioteca Nacional, Cartório, Acervos dafamília, Acervo do Site armazém, Arquivo da Câmara Municipal, Jornais terra livre, luta democrática.

Outros materiais