A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
prova gerenciamento bacia hidrografica

Pré-visualização | Página 1 de 3

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Uma das principais razões para a diminuição da capacidade produtiva do solo é a erosão, visto que reduz os rendimentos das culturas e lhes causa danos irreversíveis. Um estudo desenvolvido pelo ISRIC/UNEP, do qual participou a Embrapa Solos, indicou que 15% das terras já foram severamente degradados e 70% deste total correspondem às perdas da camada superficial do solo (...) Dentre esses fatores se destaca o fator erosividade da chuva, um índice numérico que expressa a capacidade da chuva esperada em dada localidade, de causar erosão em uma área sem proteção.”
 
ALMEIDA, C. O. S. et al. Potencial erosivo da chuva de Cuiabá, MT: distribuição e correlação com a precipitação pluviométrica. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande/PB, v. 15, n. 2, p. 178-184, 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbeaa/v15n2/v15n2a11>. Acesso em: 16/11/2018.
 
Conforme o que foi apresentado e estudado no texto-base, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as afirmativas falsas.
 
(   ) A velocidade da precipitação pode ocasionar diversos impactos ambientais, de acordo com a mudança do uso do solo.
(   ) Conhecer a intensidade da precipitação só se faz necessário para a capacidade de produzir escoamento superficial.
(   ) A velocidade da precipitação ocasiona impactos ambientais, devido à maior quantidade de chuva efetiva, tornando-se indiferente o uso e a ocupação da terra.
(   ) As características das precipitações são importante elemento dentro do comportamento hidrológico, pois em projetos de obras hidráulicas é necessário conhecer os riscos.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A resposta está correta. A velocidade da precipitação pode ocasionar diversos impactos ambientais e consequências desastrosas, como rompimento de barragens, perdas dos cultivos e plantações, alagamentos e perdas de safras, entre outros, caso haja mudanças significativas no uso da terra.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Para investigar as características das diversas formas de relevo, as bacias hidrográficas se configuram como feições importantes, principalmente no que se refere aos estudos de evolução do modelado da superfície terrestre. Entretanto, a maioria dos trabalhos científicos acerca de bacias hidrográficas evidencia qualitativamente os aspectos de forma que, em geral, é insuficiente para a identificação de homogeneidades, no que diz respeito aos fatores que influenciam as formas de relevo.’’
 
TONELLO, K. C. et al. Morfometria da bacia hidrográfica da Cachoeira das Pombas, Guanhães-MG. Revista Árvore. Viçosa/MG, v. 30, n. 5, p. 849-857, 2006. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/%0D/rarv/v30n5/a19v30n5.pdf>. Acesso em: 07/11/2018.
 
O texto faz referência à importância de conhecer as diversas características da bacia hidrográfica. O comportamento hidrológico de uma bacia hidrográfica tem características geomorfológicas próprias.
Sobre as variáveis da morfometria de uma bacia hidrográfica, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as afirmativas falsas.
 
(   ) As principais variáveis morfométricas de uma bacia hidrográfica ocorrem na própria bacia (forma, área, perímetro, altimetria etc.) e na vertente (área ocupada por matas, tipo de uso do solo etc.).
 
(   ) Variáveis morfométricas têm relação com a forma da bacia, que condicionam fatores como forma (F), coeficiente de compacidade (Kc) e índice de circularidade (IC).
 
(   ) As precipitações não afetam as características morfométricas das bacias hidrográficas ao longo do tempo.
 
(   ) A morfometria tem por objetivo encontrar ligações entre os parâmetros tradicionalmente descritos na bacia e seus possíveis acondicionamentos.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Resposta correta. A água é um recurso indispensável à sobrevivência de todos os seres vivos. Conhecer as características morfométricas é fundamental para o gerenciamento de bacias hidrográficas.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Fragilidade dos ambientes florestais da Amazônia indica a necessidade prioritária de se conhecer a composição e distribuição das espécies vegetais nesses ecossistemas, visando com isso planificar de forma eficiente o manejo e a conservação da flora nativa regional. Nesse sentido, os estudos florístico e fitossociológico são imprescindíveis, pois a partir de informações quali-quantitativas, pode-se conhecer, entre outros, a função das diferentes espécies de plantas na comunidade, bem como os habitats preferenciais de cada uma delas.”
 
OLIVEIRA, A. N. de et al. Composição e diversidade florístico-estrutural de um hectare de floresta densa de terra firme na Amazônia Central, Amazonas, Brasil. Acta Amazonica. v. 38, n. 4, p. 627-642, 2008. Disponível em: < https://acta.inpa.gov.br/fasciculos/38-4/BODY/v38n4a05.html>. Acesso em: 18/11/2018.
 
O texto faz referência à preocupação com a fragilidade e a necessidade de se conhecer a maior floresta brasileira. A respeito desse tema, qual das opções a seguir é a correta?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A floresta desempenha papel primordial na conservação, na medida em que serve como filtro de impurezas, além de controlar a erosão dos rios.
	Resposta Correta:
	 
A floresta desempenha papel primordial na conservação, na medida em que serve como filtro de impurezas, além de controlar a erosão dos rios.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Resposta correta.  A cobertura vegetal em bacias hidrográficas é fundamental para assegurar condições de melhorias e qualidade de vida, bem como explorar os usos múltiplos de forma sustentável.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Em meados do século passado, os jornais de todo o país noticiavam com freqüência as deficiências quanto à quantidade e à qualidade no abastecimento de água. Do ponto de vista da qualidade, as deficiências principais eram: inexistência de qualquer tratamento químico na maioria dos serviços, operação defeituosa e falta de fiscalização adequada nas muitas cidades que possuíam instrumentos de purificação da água. A melhor situação era encontrada no estado de São Paulo: o governo estadual vinha desde 1934 incentivando a construção de sistemas de água e de esgoto.”
 
TUROLLA, F. A. Política de saneamento básico: avanços recentes e opções futuras de políticas públicas. 2002. Disponível em: < http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0922.pdf>. Acesso em: 18/11/2018.
O texto faz referência à dificuldade de um instrumento na gestão de saneamento. A partir dos nossos estudos sobre plano de saneamento básico, assinale a alternativa que traz a afirmativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Plano de Saneamento Básico se refere ao abastecimento de água potável, drenagem e manejo de águas pluviais e esgotamento sanitário.
	Resposta Correta:
	 
Plano de Saneamento Básico se refere ao abastecimento de água potável, drenagem e manejo de águas pluviais e esgotamento sanitário.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Sua resposta está correta, parabéns! Plano de saneamento básico é uma lei sancionada em 2007. Refere-se às estratégias de saneamento básico dos municípios brasileiros.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	“(...) bacia hidrográfica é uma área da superfície terrestre de captação natural de água, definida topograficamente e drenada por um sistema interconectado de canais fluviais desde as nascentes até o ponto de saída da bacia (exutório). É importante salientar que tal conceito abrange todos os espaços de armazenamento, de circulação e saídas de água e do material dissolvido ou em suspensão por ela transportada. Existem diversos métodos conhecidos e utilizados para delimitar bacias hidrográficas.”

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.