Buscar

AD2 eleco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instituição: CEDERJ – UERJ.
Disciplina: Diversidade Dos Seres Vivos.
	
AD2 – Resolução das questões:
Questão 1.
R: A vegetação que surge após as queimadas é fruto da “sucessão alogênica” que também pode ser chamada de “sucessão secundária”, pelo fato de ocorrer em locais com solo já existente, e com vegetação prévia, este tipo de sucessão além de ocorrer após casos de queimadas, também se faz presente após tempestades e vendavais que derrubam grandes árvores destruindo parte da vegetação pré-existente.
Questão 2.
R: A biologia da conservação é uma ciência em crise pelo fato de “andar na contra mão” do mundo capitalista, por poder contar com poucos para lutar ao seu lado, mas tendo que enfrentar grande parte do mundo que não se importa em nada com a biodiversidade de flora e fauna mundial. Esta ciência luta fortemente tentando diminuir cada vez mais o pensamento do “especismo” que muito pobremente prega que a espécie humana tem mais “valor” que qualquer outra. “Todas as espécies são intrinsicamente importantes e têm o direito de existir unicamente pelo valor que possuem em si mesmas e pela sua história evolutiva, independente do interesse médico e/ou econômico que possam vir a ter” (RODRIGUES, D 2015).
Questão 3.
R: Os ciclos chamados globais, são os que ocorrem utilizando todos os compartimentos e geosferas, como por exemplo, o ciclo da água, que tem etapas por todas as geosferas, este ciclo não se limita a um único ecossistema, aquático ou terrestre, já o ciclo do fósforo pode ocorrer apenas na litosfera, este já é um exemplo de ciclo local, por que ocorre em um ecossistema em específico, neste caso o terrestre.
Questão 4.
R: Os biomas são formações vegetais com características geográficas e ecológicas distintas e bem específicas e que levam em conta as condições climáticas. Os biomas brasileiros que não são tão fáceis de diferenciar quanto a Amazônia e os Pampas são, o Cerrado e a Caatinga, estes biomas a primeira vista são mais difíceis de diferenciar por terem muitas semelhanças, porém ambos têm algumas características bem específicas, como por exemplo, a vegetação da caatinga é conhecida pela quantidade de espinhos que apresenta, quando no cerrado os espinhos são bem menos vistos, as plantas do cerrado apresentam aspecto seco porem com folhas grossas e robustas, algumas inclusive apresentando pequenos pelos em sua superfície, no cerrado a chuva é bem mais frequente do que na caatinga, onde os períodos de seca são mais longos e castigam muito mais seus habitantes.A grande diferença entre os dois biomas citados é justamente a seguinte, o cerrado tem mais água e menos nutrientes disponíveis no solo, enquanto a caatinga é exatamente o contrário, tem menos disponibilidade de água porém mais nutrientes no solo.
Fontes consultadas:
Questão 1 - Rodrigues, D. 2015. Sucessão ecológica existe? UFRJ, Departamento de Ecologia. Disponível em http://graduacao.cederj.edu.br/ava/login/index.php. Acesso feito em: 06/05/2018.
Questão 2 - Rodrigues, D. 2014. Biologia da Conservação: Âmbito, valores e ética. UFRJ, Departamento de Ecologia. Disponível em http://graduacao.cederj.edu.br/ava/login/index.php. Acesso feito em: 06/05/2018.
Questão 3 – Roberta das Neves. Ciclos biogeoquímicos. UFRJ – G1. Disponível em: http://educacao.globo.com/biologia/assunto/ecologia/ciclos-biogeoquimicos.html. Acesso em: 06/05/2018. 
- Roberto Engel Atuan, Et.Al. Os Grandes Ciclos Biogeoquímicos do Planeta. EMBRAPA. Disponível em: http://Ministério-da-Agricultura/Os-Grandes-Ciclos-Biogeoquimicos-do-Planeta.pdf. Acesso em: 06/05/2018.
Questão 4 – Ministério do Meio Ambiente. Biomas do Brasil. Disponível em: http://www.mma.gov.br/biomas. Acesso em: 06/05/2018.

Outros materiais