Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
AOL 4 bases de seguranca

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
Nicholas Henrique Policeno
Nota finalEnviado: 20/02/20 21:48 (BRT)
6/10
1. Pergunta 1
/1
De acordo com o Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica RBHA-61, toda ocorrência relacionada com a operação de uma aeronave, havida entre o período em que qualquer pessoa entra na aeronave com a intenção de realizar um voo até o momento em que todas as pessoas tenham desembarcado pode ser considerada um acidente aeronáutico.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre diferenças entre acidente e incidente aeronáutico, analise as afirmativas a seguir sobre o que pode ser considerado como acidente aéreo e marque as que identifiquem pelo menos uma das três situações nas quais, por definição, um acidente ocorre.
I. Na primeira situação, alguém sofre lesão grave ou morre por estar em alguma aeronave com intenção de voo.
II. Quando a aeronave está desligada, ao sair do hangar e ir para o pátio de manutenção, bate a ponta da asa na porta do hangar.
III. Uma pane elétrica que acarreta em um pouso forçado no aeroporto, no qual a situação é resolvida de maneira favorável tanto para o avião quanto para a tripulação e os passageiros.
IV. A aeronave, ao sair da pista após decolagem rejeitada, tem danos ou falhas estruturais, como amassados severos ou estragos em sua fuselagem que comprometam a aeronavegabilidade da máquina.
Está correto apenas o que se afirma em: 
Correta
(A) I e IV
Mostrar outras opções 
2. Pergunta 2
/1
A primeira fase do CRM teve início na década de 1980. O Cockpit Resource Management (CRM) – Gerenciamento de Recursos de Cabine, como era conhecido, focava na relação entre os pilotos dentro da cabine de comando. A interação na cabine apresentava muitos problemas relacionados principalmente com a hierarquia que geravam situações de perigo e, até mesmo, acidentes.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gerenciamento de recursos da tripulação, analise as afirmativas a seguir.
I. Acidentes relacionados à falta de padrão e distância de poder entre comandante e co-piloto dentro da cabine de controle levaram a comunidade aérea a desenvolver a primeira fase do CRM.
II. No passado, comandantes agiam de forma amigável e democrática com o co-piloto, enxergando-o como um aliado na tomada de decisões e somente a minoria agia de modo contrário.
III. No passado, a fase pós-guerra e a disciplina militar geraram um comportamento arrogante e imoral por parte da maioria dos comandantes, que possuíam poder absoluto dentro da cabine de comando.
IV. A primeira fase do CRM treinava comandante e co-piloto com o objetivo de clarificar a hierarquia, evidenciando que o co-piloto sempre deveria acatar às decisões finais do comandante. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Correta
(B) I e III
Mostrar outras opções 
3. Pergunta 3
/1
De acordo com a Instrução da Aviação Civil, IAC 139-1002, toda ocorrência, inclusive de tráfego aéreo, associada à operação de uma aeronave, havendo a intenção de voo, que não chegue a se caracterizar como um acidente, mas que afete ou possa afetar a segurança da operação é considerada um incidente aeronáutico.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre diferenças entre acidente e incidente aeronáutico, analise as afirmativas sobre o que configura um incidente aeronáutico a seguir.
I. O incidente aeronáutico costuma terminar bem, necessitando de pequenos reparos ou ajustes para corrigir a anormalidade e não acarretando em danos severos para a operação.
II. A aeronave, em uma aproximação para pouso, atinge um pássaro, que colide com seu para-brisa frontal e gera uma pequena rachadura. A aeronave pousa normalmente, com total segurança para os passageiros e tripulantes.
III. Após um pouso desestabilizado, a aeronave bate a cauda no chão e sai da pista, danificando sua asa esquerda que, na manobra, colidiu com o solo.
IV. A aeronave está no pátio geral, ainda sem sua tripulação e passageiros a bordo, efetuando abastecimento. Um trator que leva bagagens colide com a asa do avião, causado danos estruturais.
Está correto apenas o que se afirma em: 
Incorreta
(E) I e II está correta
Ocultar outras opções 
1. III e IV.
2. II e III.
3. I, III e IV.
4. I, II e IV.
5. I e II.
Resposta correta
4. Pergunta 4
/1
Um dos indicadores de como a aplicação da filosofia de prevenção é executada em uma empresa aérea é a existência de um setor de Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional – SGSO. Ademais da existência, a forma como Gerenciamento de Segurança Operacional é executado demonstra o quão importante para empresa é a filosofia de prevenção.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre filosofia da prevenção, analise as afirmativas a seguir sobre os encargos do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) É necessário analisar se a empresa tem seus proprietários como administradores, a fim de que a segurança seja seu foco primordial.
II. ( ) Deve-se avaliar o cadastro jurídico da empresa, verificando se ela não possui pendências judiciais.
III. ( ) É necessário verificar se há um Gestor da Segurança Operacional atuante ou até mesmo um time de gestores em prol da Segurança de Voo.
IV. ( ) Deve-se avaliar o histórico de acidentes aéreos da empresa, identificando se ela possui comprometimento com a garantia de segurança operacional.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:  
Incorreta
(D) F, F, V, V está correta
Ocultar outras opções 
1. V, V, F, F.
2. V, F, V, F.
3. F, F, F, V.
4. F, F, V, V.
Resposta correta
5. V, V, F, V.
5. Pergunta 5
/1
Através da análise de reportes de colisões, quase colisões e de avistamentos, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CENIPA, consegue traçar um panorama do risco aviário no Brasil, provendo informações importantes para todos os envolvidos na operação aérea. Com base nas análises feitas pelo Centro, é possível saber quais fases do voo são mais propensas a ter problemas com aves.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre perigo aviário, associe as fases de voo com as respectivas descrições de alturas apresentadas a seguir:
1) Aproximação.
2) Pouso.
3) Decolagem.
4) Subida.
5) Táxi.
(  ) De 200ft até sair da pista de pouso.
(  ) De 3500ft a 200ft de altura.
(  ) De 500ft a 3500ft de altura.
(  ) Da soltura de freios até 500ft de altura.
(  ) Do pátio geral até o ponto de espera da cabeceira em uso, no solo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Correta
(B) 2, 1, 4, 3, 5
Mostrar outras opções 
6. Pergunta 6
/1
É de fundamental importância que toda pessoa que queira ingressar na aviação, seja na administração de uma empresa, ou no setor operacional, como um tripulante técnico ou comercial, tenha ciência de que fará parte de um sistema de prevenção. Um dos meios de adquirir esta ciência é o treinamento, assim as empresas devem instruir seus novos funcionários no tocante à segurança operacional e sua aplicação na segurança de voo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre filosofia da prevenção, pode-se afirmar que novos profissionais que entram no mercado da aviação precisam estar atentos à segurança de voo porque:
Incorreta
(D) cabe aos novos ... está correta
Ocultar outras opções 
1. novos entrantes desse mercado levam tempo para serem convidados a participar das tarefas de prevenção.
2. quando um novo profissional entra no mercado, demora um tempo para que ele possa aprender na prática conhecimentos sobre prevenção.
3. fica a critério dos novos ingressantes no mercado aeronáutico aderirem aos conceitos da filosofia da prevenção.
4. cabe aos novos profissionais praticar a filosofia da prevenção para melhorar as estatísticas, além de salvar vidas e patrimônios.
Resposta correta
5. os ingressantes deste ramo devem iniciar carreira em outro departamento, para que se familiarizem, e posteriormente realizam tarefas de prevenção.
7. Pergunta 7
/1
Os ciclos de prevenção possuem uma característica
Página12