Buscar

APOL 5 Gestão de Pessoas e Ética, Responsabilidade Social e Ambiental NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

APOL 5 – Gestão de Pessoas e Ética, Responsabilidade Social e Ambiental
Questão 1/5 - Gestão de Pessoas
As competências humanas têm um valor social inequívoco. Justifica-se, assim, o interesse dos gestores do trabalho por elas. Querem saber como nascem e se desenvolvem, como podem ser estimuladas e administradas tendo em vista o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de processos e produtos.
A gestão do desenvolvimento e uso das competências dentro de um contexto de valorização do trabalho humano, numa perspectiva de qualidade social, visando o interesse coletivo, constitui uma questão estratégica para a construção de uma sociedade superior em generosidade, participação e distribuição social. Trata-se, da afirmação da subjetividade ativa, criadora e crítica dos indivíduos, condição imprescindível para o desenvolvimento livre de seus potenciais e a realização do sentido da vida.
Para o desabrochamento das competências humanas e o pleno cumprimento de suas funções de emancipação é preciso, no entanto, que a sociedade favoreça a distribuição social, que as pessoas tenham acesso a recursos (cognitivos, relacionais, instrumentais, etc.) para que possam articulá-los e mobilizá-los. Além do acesso às informações, aos meios de trabalho adequados, é também fundamental que haja liberdade no processo de trabalho, para que o exercício da autonomia seja de fato, o julgamento possa ser realmente crítico e a criatividade não seja regulada.
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações  a seguir.
I. O desenvolvimento das competências depende do acesso aos bens intelectuais e tecnológicos da sociedade.
II. Os gestores empresariais se preocupam com as competências dos funcionários em função de uma maior produtividade e qualidade dos produtos.
III. O aprimoramento das competências pessoais contribui para a formação de uma sociedade mais avançada e justa.
IV. A liberdade e autonomia dos funcionários no ambiente de trabalho prejudicam o desenvolvimento das competências.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I e II, apenas.
	
	B
	I e IV, apenas.
	
	C
	II e III, apenas.
	
	D
	I, II e III, apenas.
	
	E
	II, III e IV, apenas.
Questão 2/5 - Ética, Responsabilidade Social e Ambiental
Desde sua fundação em 1997, a Manila Water Company (empresa de águas de Manila) nas Filipinas vem buscando um relacionamento proativo e aberto com seus interessados, inclusive clientes, ONGs locais e governo. Quando a Manila Water adquiriu a concessão da área Leste da operadora do governo, ela lançou o programa “Cumprir as Regras” no qual todo o pessoal da empresa – desde gerentes até representantes distritais – visita seus clientes, inclusive moradores de assentamentos informais, para consultá-los sobre a prestação desses serviços essenciais para sua comunidade. (...) A estratégia proativa de participação dos interessados propiciou também várias parcerias que beneficiaram comunidades locais, inclusive com a reconstrução de moradias por intermédio da Associação Humanitária Habitat (Habitat for Humanity) e do microfinanciamento para iniciar um pequeno negócio por intermédio do Banco das Ilhas Filipinas. A Manila Water estabeleceu Planos de Participação para importantes ONGs interessadas, a mídia e investidores que incluem diálogos trimestrais e visitas a projetos de desenvolvimento sustentável e comunitários da empresa.
http://www.ifc.org/wps/wcm/connect/6dfcd90048855597b744f76a6515bb18/IFC_StakeholderEngagement_Portuguese.pdf?MOD=AJPERES
Diante do caso da Manila Water Company podemos perceber que as empresas estão mudando as suas formas de gestão socioambiental, passando de “doadoras filantrópicas” e de “práticas pontuais” para adotantes de “programas estratégicos de planejamento” centrados em investimento comunitário orientado para plano de negócios.
Assim diante do material desta rota, qual a definição de Investimento Estratégico Comunitário segundo o IFC (2010)?
I - são contribuições ou ações voluntárias por parte das empresas para ajudar comunidades localizadas em suas áreas de operação a resolver suas prioridades de desenvolvimento;
II - é um documento informativo sobre conceitos, processos e metodologias para sistemas de gestão que deverão ser objeto de uso pelas empresas para implantação dos processos de certificação e de padronização de sistemas de gestão.
III - é a primeira norma mundial que integra os diferentes sistemas de gestão da qualidade (qualidade, meio ambiente, higiene, saúde e segurança do trabalho).
IV - são contribuições ou ações voluntárias por parte das empresas que visam aproveitar as oportunidades criadas pelo investimento privado de maneira sustentável que respaldem os objetivos do negócio.
 
Respostas possíveis:
	
	A
	As afirmações (i) e (iv) são verdadeiras
	
	B
	As afirmações (i) e (iii) são falsas
	
	C
	As afirmações (iii) e (iv) são verdadeiras
	
	D
	As afirmações (ii) e (iii) são verdadeiras
	
	E
	Somente a afirmação (iv) é verdadeira
Questão 3/5 - Ética, Responsabilidade Social e Ambiental
“Construir empresas de sucesso, com bons produtos e serviços, além de consolidar uma marca de valor é um trabalho árduo e bastante compensador. Neste Século 21, empreendedores de todos os tamanhos ganham um aliado capaz de lançar suas empresas em um mundo onde a ética nos negócios, o uso responsável de recursos naturais e o respeito às pessoas não apenas têm um grande apelo de mercado, como tornam-se exigência para que a empresa conquiste e mantenha uma posição de destaque junto a seus clientes.
Governos e grandes empresas estão fortalecendo seus sistemas de controle e exigindo o cumprimento de normas que vão além do simples cumprimento de leis. (...) Organizações de todos os tipos estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho ambiental correto, controlando os impactos de suas atividades, de seus produtos ou serviços, levando em consideração sua política e seus objetivos ambientais.
Esse comportamento se insere no contexto de uma legislação cada vez mais exigente, do desenvolvimento de políticas econômicas, de outras medidas destinadas a estimular a proteção ao meio ambiente e de uma crescente preocupação das partes interessadas em relação a estas questões.”
 
Gestão Sustentável na Empresa / Sebrae -- Cuiabá: Sebrae, 2012.
A partir destas informações, assinale entre as definições a seguir aquela que CORRESPONDE a código, princípio e/ou norma de Responsabilidade Social Empresarial:
I - Norma ABNT NBR ISO 26.000
II - Norma PAS 99
III - Indicadores Ethos
IV - Norma ABNT NBR ISO 14.063
 
Respostas possíveis:
	
	A
	As afirmações (i) e (ii) são falsas
	
	B
	As afirmações (i) e (iii) são falsas
	
	C
	Somente a afirmação (iii) é verdadeira
	
	D
	As afirmações (iii) e (iv) são falsas
	
	E
	As afirmações (i), (ii), (iii) e (iv) são verdadeiras
Questão 4/5 - Ética, Responsabilidade Social e Ambiental
No relatório anual do Boticário (2014), destaca-se as conquistas da Fundação Grupo Boticário em 2014, a partir de projetos apoiados, de oito novas espécies, incluindo o peixe Ituglanis boticario. Também houve avanços no Araucária+, com a realização da primeira colheita de erva-mate utilizando o padrão sustentável da iniciativa; e foi lançada a plataforma colaborativa WikiParques, que oferece informações gratuitas sobre as unidades de conservação do Brasil. Além disso, merece destaque a elaboração de um estudo que contempla recomendações para a inserção de uma estratégia de Adaptação baseada em Ecossistemas em políticas públicas relacionadas às mudanças climáticas. Ainda em 2014, a Fundação foi finalista de três prêmios, que reconheceram a Reserva Natural Serra do Tombador, o movimento Gastronomia Responsável e a página da instituição no Facebook.
Fundação Grupo Boticário, Relatório Anual, 2014. Acesso em: file:///C:/Users/Home/Downloads/Relatorio%20Atividades%202014.pdf
Pode-se perceber que o Boticário atua em sua agenda com as questões de ResponsabilidadeSocial Empresarial. Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir no que se refere ao papel dos diferentes atores sociais:
I - o Estado passa a ser o único agente de desenvolvimento local;
II - a sociedade civil, deixa de ser agente de controle;
III - o Ministério Público, não tem atuação sobre a problemática;
IV - as empresas passam a ser agentes de desenvolvimento local, numa perspectiva de sustentabilidade social, ambiental, cultural, econômica e financeira.
São adequadas ao contexto apresentado apenas as afirmações
	
	A
	 IV.
	
	B
	I e II.
	
	C
	 II e III.
	
	D
	 I e III.
	
	E
	 I, II e IV.
Questão 5/5 - Gestão de Pessoas
Com os desafios que as empresas vêm passando, uma boa gestão de Recursos Humanos, tornou-se essencial para conseguir vencer desafios, uma vez que, gestão do conhecimento é estratégica para as organizações. O setor de Recursos Humanos deixou de estar preocupado em identificar necessidades de treinamento, ou em fazer melhores escolhas na hora de conceder uma promoção, ainda que sejam itens importantes, e passou a ter uma visão mais estratégica, onde os questionamentos começam a ter um novo aspecto.
Para ajudar a resolver todas essas questões, o setor de Recursos Humanos, hoje em dia, pode contar com uma ferramenta chamada mapeamento de competências. O uso do mapeamento das competências para a gestão do conhecimento está relacionado principalmente com a possibilidade de aproximar os iguais, em alguns momentos, e os complementares, em outros; de identificar redundâncias ou ausências de habilidades ou competências. Com isso, a espiral do conhecimento avança a níveis exponenciais. Pode parecer complicado, mas é apenas uma forma mais complexa de dizer que "duas cabeças juntas pensam melhor do que uma".
Considerando o texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - As empresas estão adotando uma estratégia de gestão recorrendo ao mapeamento de competências.
  
PORQUE
 
II - O mapeamento de competências identifica as qualidades assim como as limitações dos seus colaboradores nos diversos campos de atuação, podendo com isso fazer uma gestão exponencial aproveitando ao máximo o potencial de cada um de acordo com suas habilidades.
 
A respeito das asserções assinale a opção correta.
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.

Outros materiais