Buscar

ADELEON E SILVA_Contextualizada Andragogia e Educação Profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUIÇÃO: UNAMA-UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ANDRAGOGIA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSOR EXECUTOR: SHALIMAR MICHELE GONÇALVES DA SILVA REIS 
TUTORA: ADRIANA FERREIRA DA SILVA
ALUNO: ADELEON EGINIO DA SILVA
MATRÍCULA: 04031843
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Estudo de Caso: Métodos diversificados para trabalhar com adultos
Srª Marília da Universidade da Califórnia convidou uma professora para realizar uma palestra sobre as opções metodológicas para educação de adultos, a qual ministraria para alunos dos cursos de licenciaturas, a mesma imediatamente aceitou o convite. No dia e horário marcado lá estava à professora, auditório lotado com 500 alunos/as. No decorrer da sua palestra, a professora verificou que seu público era adulto e futuros professores/as os quais iriam trabalhar com pessoas de diversas idades, que o grande desafio da sua palestra seria apresentar novas metodologias com um olhar diferenciado para estes alunos/as, revelando a necessidade de compreensão da lógica de aprendizagem deste público.
Tudo estava indo bem quando o aluno da planteia levantou a mão e fez o seguinte questionamento “Quais as características que podem compor os métodos e didática para trabalhar com adultos? ” A professora respondeu que trabalhar com adultos exigem um olhar pedagógico-andragógico, ou seja, uma aprendizagem facilitada e centrada no aprendiz, onde cada ser traz consigo um aprendizado, e que devemos criar situações problemas de acordo com o meio que vive.
Então, de acordo com o texto exemplificado e diante da resposta da professora, quais outros métodos podem ser apresentados? E como podem ser utilizados em sala de aula com adultos?
Falar sobre a educação de jovens e adultos é algo de extrema importância, pois visa levar em consideração os saberes já existentes do aluno, sejam eles sociais, culturais ou históricos. A metodologia andragógica tem muito a ver com o método descrito e utilizado por Paulo Freire, pois o mesmo criou um método de alfabetização de adultos que levava em consideração o contexto do aluno, a leitura de mundo que ele já conseguia fazer até aquele primeiro de contato com a alfabetização, a língua escrita, o alfabeto, a leitura e as palavras.
Dentro dos termos da Andragogia necessita-se de métodos adequados para a aprendizagem e o ensino do aluno adulto, destaca-se aqui algumas premissas que devem ser consideradas: experiência, conhecimento e diálogo. São fatores que estão diretamente relacionados na metodologia andragógica, uma vez que essa metodologia considera que a aprendizagem é compartilhada entre alunos e professores, assim o docente vai precisar considerar e valorizar toda a experiência de vida que o aluno já traz consigo, construída e adquirida durante todo o seu percurso de vida, os conhecimentos que podem ser compartilhados na aprendizagem, enriquecendo a aula, visto que o professor também é um aprendiz e por fim o diálogo que é interação fundamental na aprendizagem.
Observa-se que os alunos jovens e adultos carecem de uma prática educativa diferenciada daquelas consideradas normalistas, acredita-se que o uso de métodos diferenciados, adequados, coerentes e bem trabalhados são essenciais para esse público, para isso, deve-se valorizar a participação do aluno, sua motivação, seus conhecimentos prévios, sua vivência cotidiana, seus interesses e tudo aquilo que pode ser aproveitado nas etapas de aprendizagens.
Metodologias alternativas de ensino e que valoriza a participação do aluno da EJA é muito válida. De acordo com a afirmação de Motta (2007):
É imprescindível que o professor escute os seus alunos e utilize mecanismos para desenvolver conhecimentos para a construção da oralidade, leitura e escrita. Reconhecer os saberes do cotidiano e os raciocínios que os alunos desenvolvem ao resolverem uma atividade contribuem para a formação de significados, avaliando o que sabem e como se pode progredir (MOTTA, 2007, p. 33).
Por fim, ao docente cabe ter clareza no ensino de jovens e adultos sobre quais métodos utilizar, em que momento, trazendo para o ambiente de estudo o equilíbrio entre Pedagogia e Andragogia, atendendo as características de todos, promovendo maior acesso aos processos mentais de aprendizagens, respeitando suas diferenças e individualidades.
REFERÊNCIAS 
http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/reped/article/download/850/641
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/metodologia-andragogica/51704
http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/46.pdf
https://novaescola.org.br/conteudo/59/pratica-adequada-aos-adultos

Outros materiais