A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
50 pág.
QUEST COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Pré-visualização | Página 6 de 10

de Passats feitos entre 2014 e 2015.
Após o caso cair no noticiário e especulações começarem, a Volkswagen admitiu, no dia 22 de setembro, que 11 milhões de veículos movidos a diesel, em modelos de várias marcas pertencentes ao grupo, foram adulterados. O caso tem sido mencionado na mídia internacional como Dieselgate, em referência ao caso Watergate, grande escândalo da história política dos Estados Unidos.
O texto se refere ao caso de fraude em relatórios sobre emissões de poluentes. De que forma esse acontecimento afetou a marca?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Reputação.
	Respostas:
	a. 
Identidade.
	
	b. 
Reputação.
	
	c. 
Imagem.
	
	d. 
Logotipo.
	
	e. 
Comercialização.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B
Comentário: a fraude prejudica a imagem da montadora alemã, já que a empresa se posicionava como ambientalmente consciente, tendo, em carta de julho de 2014 ao Greenpeace, assumido o compromisso de reduzir as emissões de CO 2 até 2020. As ações da empresa sofreram queda abrupta e Martin  interkorn renunciou ao cargo de presidente executivo da Volkswagen.
	
	
	
· Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Dentro da responsabilidade social de uma empresa, existem basicamente três fatores a serem observados. O social, o ambiental e o econômico. Qual das alternativas contempla somente o fator ambiental?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Tecnologias limpas, tratamento de resíduos efluentes e impactos ambientais.
	Respostas:
	a. 
Estudo de impactos ambientais, qualidade do produto ou serviço e participação em projetos sociais.
	
	b. 
Prática de responsabilidade social e compromisso com o desenvolvimento das pessoas.
	
	c. 
Prática de responsabilidade social, foco no mercado e reciclagem.
	
	d. 
Estratégias de negócios, compromisso com o desenvolvimento das pessoas e atendimento à legislação ambiental vigente na região.
	
	e. 
Tecnologias limpas, tratamento de resíduos efluentes e impactos ambientais.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E
Comentário: temos nas ações que buscam garantir a sustentabilidade empresarial pertinentes aos fatores ambientais: atendimento à legislação, impactos ambientais, produtos ecologicamente corretos, reciclagem, tecnologias limpas e tratamento de resíduos efluentes.
	
	
	
· Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Qual das alternativas se relaciona somente com a função da assessoria de imprensa?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Elaborar press-releases e encaminhá-los ao mailing de imprensa; releases: conteúdos editoriais sobre a empresa; elaborar o kit de imprensa ( press-kit) com informações (textos, fotos) para facilitar o trabalho dos jornalistas sobre a empresa.
	Respostas:
	a. 
Elaborar press-releases e encaminhá-los ao mailing de imprensa; releases: conteúdos editoriais sobre a empresa; elaborar o kit de imprensa (press-kit) com informações (textos, fotos) para facilitar o trabalho dos jornalistas sobre a empresa.
	
	b. 
Criar e melhorar a imagem da marca, despertar o interesse do público-alvo e construir ou reforçar a identidade de uma marca.
	
	c. 
Apresentar logotipos, cartões e papéis de carta, folhetos, cartazes, formulários, cartões de visita, instalações, uniformes e vestuário.
	
	d. 
Realizar ações com a finalidade de melhorar o relacionamento com determinado público a fim de chamar a atenção de públicos específicos para atividades especiais como conferências, seminários e exposições.
	
	e. 
Criar notícias e fatos noticiáveis para a área de relações públicas, ou seja, prezar pela imagem institucional e melhorá-la com as ações realizadas e que são usadas para atingir os objetivos traçados pelo marketing.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: entre as principais funções realizadas pelo assessor de imprensa, que geralmente é um jornalista ou relações públicas, mas pode ser qualquer profissional que tenha afinidade com as funções, é ter boa comunicação e facilidade no trato com as pessoas. As atribuições incluem: elaborar press-releases
(texto específico para os jornalistas) e encaminhá-los ao mailing
da empresa, junto com o press-kit, sugerindo pautas noticiáveis.
	
	
	
· Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Os consumidores atuais são bem informados e aprenderam a se amparar no Código de Defesa do Consumidor. Não é viável que nenhuma empresa pense sequer em desafiar as vontades de seu cliente, conhecedor de seus direitos, sabendo do poder que pode exercer nos negócios empresariais. Foi por essa evolução que as empresas passaram a ter atendimentos especiais para seus consumidores, criando o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). São atribuições do SAC:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Ouvir e orientar os clientes, manter contato com os órgãos de defesa do consumidor e facilitar o acesso dos consumidores ao fabricante, solucionando reclamações com rapidez e eficiência.
	Respostas:
	a. 
Ouvir e orientar os clientes, manter contato com os órgãos de defesa do consumidor e facilitar o acesso dos consumidores ao fabricante, solucionando reclamações com rapidez e eficiência.
	
	b. 
Tratar dos funcionários na empresa que representam o cliente internamente; eles têm poderes para resolver as questões do cliente, pois sua função é defender e lutar pelos direitos do cidadão.
	
	c. 
Identificar as instituições que representam os legítimos interesses dos cidadãos no ambiente em que atua, na busca de soluções definitivas e atua em última instância.
	
	d. 
Fazer a gestão da base de dados, por meio de softwares, para implementação de comunicação direta com públicos segmentados, com o objetivo de atender a estratégias relacionais.
	
	e. 
Acompanhar a imagem da organização para criar uma reputação positiva e se munir de resultados de pesquisas para mensurar a percepção da imagem da empresa junto aos stakeholders.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: o SAC se apresenta como o canal de comunicação entre a empresa, os clientes e as áreas internas da companhia. Como clientes, podemos entender os clientes finais e os intermediários (revendas, pontos de vendas, franqueados e vendedores). A central de atendimento do SAC é formada pelo canal de atendimento ao consumidor, seja para pedir informações e tirar dúvidas sobre o produto, seja para fazer reclamações e cancelar a compra. A central de atendimento é um conjunto de soluções e facilidades (equipamentos, sistemas e pessoal) utilizado para fazer a interface entre os clientes e a empresa. Essas unidades ou departamentos esclarecem dúvidas, prestam informações e registram queixas dos consumidores. Nessas áreas, o cliente tem a possibilidade de ter seu problema resolvido, trata-se de um setor importante no caminho de excelência no atendimento, pois o cliente não pode ser desrespeitado. É preciso acentuar que sua criação foi promovida após a implementação do Código de Defesa do Consumidor, nos anos 1980, e não por bondade das organizações.
	
	
	
· Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Dentre os fatores mencionados, qual diz respeito à dificuldade do fluxo de informação devido à estrutura da organização?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Devido ao tamanho ou a distância entre os vários sites da empresa, os seus canais formais de comunicação não permitem o fluxo livre e contínuo da comunicação nos diversos níveis ou não atingem todos os lugares. Quanto mais níveis e departamentos, maior é a possibilidade de a mensagem ser modificada, atuando como um filtro, acrescentando ou retirando partes do conteúdo dela.
	Respostas:
	a. 
Apesar de inerente às organizações, a sua presença sempre inibe as comunicações livres e abertas. Por outro lado, os subordinados adotam posturas favoráveis em relação à autoridade, evitando expressar problemas e comunicações informais. Deve-se respeitar a hierarquia da empresa e ser claro sobre quem se comunica com quem.
	
	b. 
Dividir a informação com os outros membros da instituição é uma dificuldade. Por isso, encontrar formas de organizar a informação é imprescindível. A empresa não pode ficar à mercê de determinado

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.