A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
50 pág.
QUEST COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Pré-visualização | Página 7 de 10

funcionário “dono” de uma área e que conhece todos os processos e ninguém mais tem acesso a eles.
	
	c. 
Algumas entidades padecem quando não percebem que a qualidade da informação é mais importante do que a quantidade. Esse excesso pode levar à paralisação do funcionário por não ter condições de selecionar e analisá-las corretamente e sem saber qual o seu comportamento e atividade a ser realizada, qual sua prioridade.
	
	d. 
Devido ao tamanho ou a distância entre os vários sites da empresa, os seus canais formais de comunicação não permitem o fluxo livre e contínuo da comunicação nos diversos níveis ou não atingem todos os lugares. Quanto mais níveis e departamentos, maior é a possibilidade de a mensagem ser modificada, atuando como um filtro, acrescentando ou retirando partes do conteúdo dela.
	
	e. 
As áreas e as atividades estão umas ligadas às outras e é praticamente impossível separá-las. Não dá para tratar de responsabilidade social isoladamente de ações de relações públicas, assim como não dá para falar em ações que usam o marketing
social de forma independente da comunicação institucional da empresa.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D
Comentário: a comunicação interna busca elevar o espírito de solidariedade, estimulando companheirismo, dedicação e motivação. Os canais são os recursos ou instrumentos usados para comunicação na empresa e podem ser realizados de forma oral, escrita ou gestual. Comunicação interna busca criar e manter um bom relacionamento para a empresa e seus colaboradores, um dos públicos mais importantes, pois sem ele o produto ou serviço não chega ao consumidor e é por meio da comunicação interna que conseguimos entender como funcionam as relações de comunicação entre a instituição e os funcionários para buscar harmonia nessa questão.
	
	
	
· Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Os canais são recursos ou instrumentos usados para comunicação na empresa. Dentre as características, aponte a alternativa que descreve a comunicação não verbal:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Gestual, comportamental, olhar, expressões faciais, riso e sorriso, aparência, postura, uniformes e vestuário (camisas, bottons e bonés), paralinguagem (linguagem libra).
	Respostas:
	a. 
Sistemas de rádio, avisos sonoros, telefones, intercomunicadores automáticos e autofalantes, conversas, entrevistas, reuniões e conferências.
	
	b. 
Televisões internas, telões e projeções multimídias e via internet, filmes, demonstrações, vídeos, videoconferências e teleconferências.
	
	c. 
Gestual, comportamental, olhar, expressões faciais, riso e sorriso, aparência, postura, uniformes e vestuário (camisas, bottons e bonés), paralinguagem (linguagem libra).
	
	d. 
Instruções e ordens escritas, circulares, cartas pessoais, manuais, quadro de avisos, jornais, murais, boletins informativos internos e externos (newsletters).
	
	e. 
Estrutura da organização, autoridade, especialização do trabalho, propriedade da informação e sobrecarga de informação.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Comentário: destacam-se na comunicação não verbal: gestual, comportamental, olhar, expressões faciais, riso e sorriso, aparência, postura, distância, pontualidade, velocidade da fala, dicção, entonação de voz e ênfase; avisos sonoros e campainhas, cartão de ponto, comunicação visual; leiaute, ambiente e decoração; cores, sinalização interna e identidade visual, telefone muito baixo ou muito alto, uniformes e vestuário (camisas, bottons e bonés), toque, orientação e proximidade, paralinguagem (qualquer som ou qualidade de voz que acompanha a fala e revela a situação em que o falante se encontra – se ele está bem, mal, alegre, triste, cansado etc.).
	
	
	
· Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	E-mail ou correio eletrônico é o recurso que permite a troca de mensagens e arquivos digitais de forma rápida e versátil por meio da internet, porém o mau uso desse canal pode trazer problemas para a empresa como processos judiciais e queda de produtividade dos funcionários. Para que isso não ocorra, a organização deve tomar quais atitudes?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Restringir o acesso a sites de provedores de e-mails gratuitos e particulares e a sites que fujam do âmbito do trabalho.
	Respostas:
	a. 
Permitir o uso indiscriminado de sites
da internet dentro do ambiente de TI da organização.
	
	b. 
Liberar parcialmente aos funcionários o uso de sites que não façam parte do ambiente de trabalho.
	
	c. 
Restringir o acesso a sites de provedores de e-mails gratuitos e particulares e a sites que fujam do âmbito do trabalho.
	
	d. 
Cortar o acesso à internet para todos os funcionários.
	
	e. 
Permitir a utilização da internet somente em sites autorizados, restringindo acesso ao Facebook e sites
afins, mesmo que a empresa tenha uma página no Facebook.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Comentário: as boas práticas no uso da internet, bem como do e-mail, têm sido assunto recorrente quando se pretende analisar o que é correto ou não no uso do endereço eletrônico profissional. Conforme estudiosos da área, apesar dos benefícios obtidos por meio da internet, as empresas podem sofrer problemas judiciais que podem ser trazidos pelos funcionários, tais como: spam enviado utilizando o e-mail da empresa ( e-mail corporativo), deixando a empresa responsável pelo envio do e-mail, instalação de software
pirata e até a falta de ética do funcionário em transferir informações da empresa a terceiros. Portanto, é importante as empresas terem políticas claras de acesso à internet e a necessidade de que as restrições englobem tanto sites de provedores de e-mails gratuitos e particulares quanto o acesso a sites
que fujam do âmbito do trabalho, pois, embora ainda não haja leis específicas, a Justiça já reconhece como legal esse tipo de conduta.
	
	
	
· Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A participação da liderança no processo de comunicação é estratégica para conectar os colaboradores e os objetivos organizacionais. Mas para que haja esse fluxo de informação, os líderes têm que estar dispostos e saber se comunicar. Para apoiar essas atividades, as empresas contam com diversos instrumentos. Qual veículo da comunicação interna tem por finalidade conter informações, fatos, estatísticas ou recomendações, com o objetivo de melhorar processos ou serviços, descrever fatos, registrar observações, pesquisas e investigações?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Relatório.
	Respostas:
	a. 
Currículo.
	
	b. 
Correspondência com órgãos públicos.
	
	c. 
Rádio peão.
	
	d. 
Relatório.
	
	e. 
Boletim.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D
Comentário: relatórios são documentos que contêm informações, fatos, estatísticas ou recomendações coletadas por uma pessoa ou grupo, com o objetivo de melhorar processos ou serviços. Descreve fatos, registra observações, pesquisas, investigações, fatos ou relata a execução de serviços ou experiências. Os relatórios podem ser de vários tipos: individual ou coletivo, simples ou complexo, parcial ou completo, periódico ou eventual. Na escrita do relatório, é preciso cuidar dos seguintes aspectos: organização, precisão, clareza, veracidade e boa apresentação das informações. Em geral, utilizam-se gráficos, tabelas, diagramas e estatísticas.
	
	
	
Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020 
	Curso
	COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
	Teste
	ATIVIDADE TELEAULA III
	Iniciado
	20/02/20 10:28
	Enviado
	20/02/20 11:30
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	0 em 0 pontos  
	Tempo decorrido
	1 hora, 1 minuto
	Autoteste
	O aluno responde e o resultado do aluno não é visível ao professor.
	Resultados exibidos
	Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários, Perguntas respondidas incorretamente
· Pergunta 1
0 em 0 pontos
	
	
	
	Entre os stakeholders-chave, na visão de Lupetti (2012), podemos destacar, exceto:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Acionistas e fornecedores.
	Respostas:
	a. 
Força de vendas.
	
	b. 
Intermediários.
	
	c. 
Influenciadores.
	
	d. 
Consumidores