Buscar

Questões sobre Direitos Humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
"Ao romper com a sistemática das Cartas anteriores, a Constituição de 1988, ineditamente, consagra o primado do respeito aos direitos humanos, como paradigma propugnado para a ordem internacional. Esse princípio invoca a abertura da ordem jurídica interna ao sistema internacional de proteção dos direitos humanos. A partir do momento em que o Brasil se propõe a fundamentar suas relações internacionais com base na prevalência dos direitos humanos, está ao mesmo tempo reconhecendo a existência de limites e condicionamentos à noção de soberania estatal, do modo pelo qual tem sido tradicionalmente concebida. Isto é, a soberania do Estado brasileiro fica submetida a regras jurídicas, tendo como parâmetro obrigatório a prevalência dos direitos humanos. Surge, pois, a necessidade de interpretar os antigos conceitos de soberania nacional e não intervenção à luz de princípios inovadores da ordem constitucional; dentre eles, destaque-se o princípio da prevalência dos direitos humanos. Esses são os novos valores incorporados pelo Texto de 1988 e que compõem a tônica do constitucionalismo contemporâneo."
(PIOVESAN. Flávia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. 8. ed. rev. amp. e atual. São Paulo: Saraiva, 2007. p. 342.)
Considerando a questão dos direitos humanos no âmbito nacional, analise as assertivas abaixo.
I) A atual Constituição Federal, seguindo os parâmetros internacionais, além de estabelecer um rol de direitos civis e políticos, também prevê direitos humanos de segunda geração, estipulando expressamente direitos econômicos, sociais e culturais.
II) Além de criar um rol de direitos humanos, a CF/88 estabelece expressamente que esse rol não é taxativo, pois em seu art. 5.º, §2.º prevê: "os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte".
III) Contudo, tais direitos e garantias previstos expressamente na CF/88 podem estar submetidas à vontade do "governante de plantão", pois podem ser suprimidas do texto constitucional, haja vista que não são consideradas cláusulas pétreas.
Embora a CF/88 traga um rol de direitos humanos, não faz referência expressa ao fundamento destes direitos: a dignidade da pessoa humana.
a )As alternativas I e II estão corretas.
QUESTÃO 2
Quando os portugueses aportaram na região de Moçambique já havia um comércio de ouro no território. À exploração do ouro, dois outros negócios se fizeram importantes nos primeiros tempos do colonialismo em Moçambique. São eles: 
b )
 o marfim e o tráfico negreiro.
QUESTÃO 3 *
(ENADE-2004) O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de julho de 1990, é a lei que regulamenta o Art. 227 da Constituição Federal vigente e expressa, em suas disposições preliminares, uma doutrina que reconhece a criança e o adolescente como cidadãos, prevê uma política para a infância e a adolescência - com a criação de Conselhos de Direitos e Conselhos Tutelares - e garante à criança a mais absoluta prioridade no acesso às políticas sociais. Essa é a doutrina da
d ) proteção integral
QUESTÃO 4
O Governo Federal, ao lançar o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Viver sem Limite), por meio do Decreto 7.612, de 17 de novembro de 2011, ressalta o compromisso do Brasil com as prerrogativas da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A par disso, em 6 de janeiro de 2016, entrou em vigor o chamado Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei 13.146/2015, que traz um extenso rol de direitos fundamentais.
Sobre os direitos das pessoas com deficiência é possível afirmar:
 
e ) o programa do Governo Federal Viver sem Limite é um programa voltado à efetivação dos direitos das pessoas com deficiência, consistente num "conjunto de políticas públicas estruturadas em quatro eixos: acesso à educação; inclusão social; atenção à Saúde e acessibilidade".
QUESTÃO 5
Quem foi o intelectual angolano que, mesmo preso em 1955 pela Polícia Internacional em Defesa do Estado, obteve apoio internacional para sua liberdade e apoiou a criação do Movimento Popular de Libertação de Angola?
b ) Agostinho Neto.
QUESTÃO 6 *
Após a independência de Angola, o país adotou oficialmente a língua portuguesa, embora haja outras línguas de grande relevância na região, sem contar os dialetos. A adoção do português se deu porque
 
a )
 facilitaria a comunicação entre os diversos grupos étnicos da região.
QUESTÃO 7
(NUPESE/PM-PI-2012) Os Direitos Humanos ao longo da história estão em constante evolução, assim, em relação às Gerações dos Direitos Humanos, pode-se afirmar exceto.
Os direitos de 5.ª geração são os direitos das minorias sociais, dos seres humanos em situação de vulnerabilidade, entre eles: idoso, mulher, negro e grupo GLBTTS.
QUESTÃO 8
Sobre políticas públicas em prol da defesa dos direitos humanos, assinale a alternativa correta.
b )
O programa "De volta para Casa é um auxilio-reabilitação psicossocial, para assistência, acompanhamento e integração social, fora das unidades hospitalares, com pessoas acometidas de transtornos mentais, com história de longa internação psiquiátrica (dois anos ou mais de internação)" (SDH/PR, 2016)
QUESTÃO 9
Durante o século XIX, a situação do negro escravizado começa a ganhar maior relevo em razão, entre outras coisas, da pressão inglesa sobre a escravidão exercida por Portugal nas colônias. Com a independência do Brasil, a elite econômica almejava o progresso, mas não abria mão da escravidão. Isso se deu especialmente
porque
 não havia no Brasil mão de obra que levasse avante o trabalho agrícola.
QUESTÃO 10
As relações de parentesco são a base da estrutura social dos povos indígenas e, em geral, se constituem com base na família extensa. Uma família extensa se caracteriza por ser
a )
uma unidade social articulada em torno de um patriarca ou de uma matriarca por meio de relações de parentesco consanguíneas e de afinidade política ou econômica com outros grupos aliados.
QUESTÃO 11
Ponto estratégico no norte da África, a cidade de Ceuta foi o primeiro local a que chegaram os portugueses no início do século XV. As intenções da Coroa Portuguesa quanto a essa conquista foram
 religiosa e econômica.
QUESTÃO 12 *
(ENADE-2006) A respeito do preconceito racial veiculado pelos meios de comunicação, analise as asserções a seguir.
O preconceito racial veiculado pelos meios de comunicação não ocorre de maneira ordenada e imutável ao longo da história
porque
o preconceito racial veiculado nesses meios é posicional e relacional - ao longo da história, o lugar funcional dos oprimidos nos meios de comunicação tem sido ocupado por grupos distintos.
Acerca dessa afirmação, assinale a opção correta.
 
d )As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Parte inferior do formulário

Outros materiais