Buscar

atividade 1 e 2 faculdade teologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Exercício Aula N. 01 – Leia e responda:
A Velha Ignorância - Em 1793, Willian Blake retratou a tensão, o conflito que existe entre tradição e Filosofia, em seu quadro Aged Ignorance [Velha Ignorância], uma das gravuras que fez em seu livro de ilustrações The Gates Of Paradise [Os Portões do Paraíso]. Na figura, temos a imagem de uma criança com asas, sendo atraída pelo sol, e um ancião com óculos profissionais e uma grande tesoura nas mãos, de costas para a luz. Ele abre a tesoura e apara as asas da criança. A imagem retrata a curiosidade e o desejo de conhecimento das pessoas que ainda são jovens ou ávidas pela sabedoria e, por outro lado, a atitude do ancião, representando a tradição ou os dogmas estabelecidos que, satisfeita por crer já estar de posse da verdade, poda a liberdade da criança contemplar a luz do conhecimento. O quadro retrata perfeitamente a tensão que existe entre tradição, conhecimento estabelecido e a busca por novas respostas. Por um lado, a tradição é o depósito dos conhecimentos úteis adquiridos pela sociedade. É muito importante para passar valores importantes, de uma geração para outra geração. Por outro, ela pode muitas vezes trancar-se em si mesma, impedindo que novas reflexões possam iluminar a o tempo presente, marcado pela presença de novas problemáticas. 
Agora, responda e envie:
* Cada questão deve ter no mínimo 10 linhas para que o envio tenha nota máxima, mas pode exceder livremente 10 linhas.
a) A religião é uma forma de TRADIÇÃO. Sendo assim, ela sempre se relaciona bem com a dúvida, que gera a busca pelo conhecimento?
Não, pois a Religião tem como pilar e principal característica forte e palpável a Fé, não algo apenas racional. Por isso, ela não se relaciona bem com a dúvida, pois, pode afastar o fiel dos benefícios da sabedoria celestial e do extraordinário poder de Deus.
A tradição pode ser um empecilho para o processo de aprendizagem, como mostrou a figura ilustrativa do texto do velho com a tesoura aparando as asas da criança, querendo com imposições antigas, com formas de pensamento arcaico, atrapalhar a reflexão e abertura para o desenvolvimento de nossos conhecimentos. 
b) A partir do texto desta primeira aula, como seria uma relação ideal entre tradição, religião e filosofia?
A tradição tende a levar o ser humano a fechar-se em si mesmo se acomodando apenas ao conhecimento já adquirido, dificultando a obtenção de novos conhecimentos e experiências á nível intelectual e Espiritual, atrapalhando o avanço da Fé, em que seu sucesso é alcançado pelo poder do Espírito Santo em nossas vidas.
A Filosofia se dá através de uma análise crítica acerca das afirmações que se faz da realidade, do ensinamento moral e ético a pensar, refletir, criticar, fatos sobre a vida e o mundo.
Logo a Filosofia busca sua fundamentação na razão, enquanto a Religião caracteriza-se na Fé em uma Revelação Divina, não se preocupando com aprovação Científico e Filosófica.
A razão e a Fé devem caminhar juntas, através de um saber Filosófico criterioso, vamos avançando no saber e conhecimento completo das Escrituras Sagradas. 
EXERCÍCIO DA AULA N. 02 – Digite junto com a resposta do exercício da aula 01.
De acordo com a discussão iniciada nesta lição, sobretudo do mito da ‘divisão do céu e da terra’ (que está na apostila), responda as questões abaixo:
1. De que forma os grupos de poder usavam (e ainda usam) o imaginário mítico para impedir a reflexão crítica acerca da realidade, no período anterior à filosofia.
Os poderosos da época usavam estes mitos para legitimar suas atitudes, querendo manipular o povo.
Alguns desses mitos eram encomendados pelos Reis, para justificar muitos de seus comportamentos agressivo e injusto.
Por exemplo, na história humana, as guerras, doenças, injustiças eram vistas como da vontade de Deus ou dos deuses, não podendo ser alterada. As lideranças desta época se aproveitavam disso para criar uma sociedade oportuna para os opressores, justificando como normal as desigualdades sociais, como exemplo a dominação do homem sobre a mulher, do sacerdote sobre os leigos...
Por meio dessa forma erronia de pensar, era difícil qualquer tipo de mudanças e avanço social.
2. Por que o mito permaneceu como forma de pensamento majoritária, durante tanto tempo na História Humana?
Os mitos podem ser considerados como uma linguagem falsa, ou como uma figura metafórica ou literal.
Na Idade Média, na Europa , a figura do Rei era interpretada como divina, ele podia tomar decisões e impor um jugo desigual, por ser uma representação de deus na terra.
Outro fato foi quando os mitos se associaram a religião, que era a instituição de maior poder da época. 
Quando se questionava alguma coisa, era como uma afronta a vontade divina, e se entendia como pecado.
Com isso as pessoas tinham medo de questionar, e os poderosos continuavam abusando e explorando o povo.
3. Na sua opinião, a religião ainda tem procurado controlar as iniciativas de seus fieis, em buscarem outras interpretações de mundo, que não exclusivamente a que elas defendem?
Sim. Algumas religiões tentam através de uma doutrina materialista,
Impor uma postura egoísta do mundo. Achando que através de sacrifícios, vão conseguir casa, carro, bens distintos, para sua realização pessoal. 
Enquanto a salvação é gratuita, que nos foi dado por Cristo Jesus ao morrer por nós na cruz e ressuscitar ao terceiro dia. 
Líderes religiosos impõe um jugo pesado para os seus fieis, pregando um evangelho falso, para conseguir se enriquecer e obter seus próprios benefícios, deixando de pregar o evangelho verdadeiro, simples, de renuncias e arrependimento.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes