Buscar

Avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

isciplina:
	Análise dos Sistemas de Medição (CGQ05)
	
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva)( peso.:4,00)
	
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	6,70
	
	1.
	Um sistema de medição apresenta várias características e parâmetros, os quais devem ser estabelecidos antes de iniciada a medição, de modo a explorar ao máximo a medida que se pretende realizar. Nessas características, pode-se citar a sensibilidade, a curva de erros, a estabilidade, a precisão e exatidão, entre outras. Disserte sobre as diferenças entre precisão e exatidão.
	Resposta Esperada:
A medição pode ser considerada exata quando o valor que foi aferido é semelhante ao valor de referência, bem como a medição pode ser considerada precisa quando a variação entre os valores aferidos é pequena. Precisão e exatidão estão relacionados à qualidade das medições e não à quantidade.
	2.
	O principal problema de se controlar um sistema é decidir quais sinais de entrada devem alterar o valor da variável manipulada (BAYER: ARAÚJO, 2010). Existem quatro tipos principais de controle: controle liga-desliga, controlador proporcional, controlador integral e controlador derivativo. Disserte sobre o controle integral.
FONTE: BAYER, F. M.; ARAÚJO, O. C. B. Curso técnico em automação industrial: controle automático de processos. 3. ed. Santa Maria: UFSM, 2010.
	Resposta Esperada:
O controle integral apresenta como principal vantagem a remoção do erro que permanece no controle. O controle integral corrige enquanto houver uma diferença entre o valor da variável do processo e o valor desejado, ou seja, enquanto houver uma diferença, o controle tentará corrigi-la.

Outros materiais