Buscar

Paper -SEMINÁRIO DA PRÁTICA VII

Prévia do material em texto

O ENSINO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO NOS DIAS ATUAIS
TEACHING AND CONSTRUCTION OF HISTORICAL KNOWLEDGE IN CURRENT DAYS
Enrique Vinícius Tiecher Puebla¹
Juliana Lopes da Silva 
Alexandra Rodrigues de Souza Alves²
Resumo 
Este trabalho busca analisar a prática docente do ensino de História nos dias atuais. Diante de tantas mudanças no mundo atual a forma de como ensinar e compreender o ensino de História dentro do contexto escolar necessita acompanhar esses novos tempos. E diante disso questiona-se como despertar nesse aluno dos novos tempos o gosto pelas aulas de História? Na busca de analisar a visão do ensino de História hoje busca-se: primeiramente, investigar os conceitos referentes ao ensino de História; em segundo, relacionar pesquisas de outros estudiosos a respeito do tema; e, compreender práticas docentes para sala de aula. Como caminho de estudo, este trabalho consta de uma pesquisa bibliográfica, que levanta através de publicações brasileiras, que tenham como ideia central o ensino de História e as práticas docentes na atualidade. Compreende-se por fim, que a construção do conhecimento em História depende do professor e a sua abordagem junto aos seus alunos, com práticas inovadoras e instigantes que estimulem os alunos ao aprendizado. 
Palavras Chave: Ensino de História; Prática docente; Aulas de História.
Abstract 
This paper analyzes the teaching practice of history teaching today. Faced with so many changes in the current world, the way in which teaching and understanding the teaching of history within the school context needs to accompany these new times. And in the face of this, it is questioned how to arouse in this student of the new times the taste for history classes? In an attempt to analyze the view of history teaching today we seek: first, to investigate the concepts related to the teaching of history; second, relate research by other scholars on the subject; and, understand classroom teaching practices. As a way of study, this work consists of a bibliographic research, which raises through Brazilian publications, that have as its central idea the teaching of history and teaching practices today. Finally, it is understood that the construction of knowledge in history depends on the teacher and his approach with his students, with innovative and thought-provoking practices that encourage students to learn.
Keywords: History Teaching; Teaching practice; History classes.
INTRODUÇÃO 
Este trabalho busca analisar a prática docente do ensino de História nos dias atuais. Diante de tantas mudanças no mundo atual a forma de como ensinar e compreender o ensino de História dentro do contexto escolar necessita acompanhar esses novos tempos. Os alunos têm a internet diante de si, acesso a diversos meios de busca de informação, sendo assim para o professor ensinar em sala de aula torna-se um desafio maior. Pois esse aluno por vezes demonstra estar desinteressado em aula, e quando requerida sua atenção, por vezes, mostra-se inquieto, distraído. As aulas de História necessitam ser interessantes, desafiadoras e o professor deve promover um espaço de envolvimento e engajamento em sala de aula de forma a motivar seus alunos à pesquisa, ao estudo e a questionar, estabelecendo uma prática interessante de aprendizagem.
Sendo assim justifica-se essa pesquisa, pois entende-se que aprimorar as práticas docentes no ensino de História nos dias atuais é mais do que urgente, pois se trata de engajar o aluno e estimular no mesmo o gosto e o desejo de aprender. Isso também se relaciona à forma como se ensina, e vai além das folhas xerocadas e dos livros didáticos, é preciso ampliar o universo e a partir de práticas analisadas por pesquisadores, pensa-se em formatos e práticas que podem ser exploradas para alcançar o efetivo aprendizado nas aulas de História, indo para além da decoreba. 
Diante disso questiona-se como despertar nesse aluno dos novos tempos o gosto pelas aulas de História? Na busca de analisar a visão do ensino de História hoje busca-se: primeiramente, investigar os conceitos referentes ao ensino de História; em segundo, relacionar pesquisas de outros estudiosos a respeito do tema; e, assim compreender práticas docentes para sala de aula. 
Como caminho de estudo, este trabalho consta de uma pesquisa bibliográfica, que levanta através de publicações brasileiras, selecionadas tendo como idéia central o ensino de História e as práticas docentes na atualidade. Compreende-se por fim, que a construção do conhecimento em História depende do professor e a sua abordagem junto aos seus alunos, com práticas inovadoras e instigantes que estimulem os alunos ao aprendizado partindo da premissa de considerar o saber histórico desse aluno como alicerce para o desenvolvimento de seu aprendizado.
REFERENCIAL TEÓRICO 
O ensino e a construção fazer histórico é antes de mais nada a busca de “reconstruirmos o passado, relatando os acontecimentos que decorreram da ação transformadora dos indivíduos no tempo, por meio da seleção (e da construção) dos fatos considerados relevantes e que serão interpretados a partir de métodos diversos.” (ARANHA, 2006, p.20). A esse respeito, esclarece Fonseca que: 
Nesse contexto sociocultural e educacional processa-se de forma intensa o debate acerca dos paradigmas, das relações entre os padrões e níveis de conhecimento, das concepções de educação e da escola, o que evidencia a necessidade de repensar as práticas pedagógicas dos professores no interior dos diferentes espaços educativos. Isso não é novidade. Entretanto, há sim algo novo nessa discussão: a abordagem das formas e relações entre conhecimentos e metodologias. A meu ver, é aí que ganha força a idéia da inter e da transdisciplinaridade (FONSECA, 2008, p.101).
Sobre a interdisciplinaridade na sala de aula Kochhann (2007, p.70), refere que “é a possibilidade de elaboração de idéias harmonicamente equilibradas com as diversas áreas do conhecimento num processo de pensamento dialético alicerçada na alteridade”. Nesse sentido a legislação brasileira versa sobre a transdisciplinaridade a ser aplicada no ensino dos diversos conteúdos de forma a integrar saberes e trazer mais significado aos alunos. 
Gadotti (1992) citado por Souza (2014, p.149) “afirma que a educação e a cultura na sociedade brasileira têm necessidade de uma abordagem multicultural e considera as múltiplas dimensões da educação devido à diversidade cultural existente, oriunda do processo histórico-social brasileiro”.
Dar ao aluno a possibilidade de analisar a relação dos acontecimentos históricos com o tempo presente faz com que ele participe de uma “extensão temporal” que o ajudará a perceber os limites e as possibilidades das ações humanas para expor as relações entre acontecimentos que ocorrem em diferentes tempos e localidades e analisar de forma crítica o ponto de vista, as diferentes culturas, as formas de ver o mundo e os interesses de grupos, classes ou envolvimento político; enfim, são questões mais comprometidas em formar pessoas para analisar, enfrentar e agir no mundo (TERRA; FREITAS, 2004).
A partir disso começa a se formar a consciência histórica que provém de uma “relação dialética entre os diversos saberes adquiridos ao longo da vida nos vários espaços onde o conhecimento histórico se mostra e as associações que se constitui a vida prática” (PEREIRA, 2017, p.68). Refere ainda o autor que:
Neste sentido, fazendo uma espécie de caminho inverso, pensar a ciência histórica é pensar a história; é pensar estes sentidos que constituem o cotidiano vivido pelos indivíduos. É na práxis da vida que o ser humano busca orientar-se no tempo em que vive. É nela que ele constitui uma narrativa interpretativa de si mesmo em vivência com o mundo (PEREIRA, 2017, p.69).
Diante disso o saber histórico perpassa os espaços delimitados da sala de aula e se amplia a outros lugares onde se pode construir aprendizado.
METODOLOGIA 
No desenvolvimento desse trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, por entender que esta abordagemresponde a questões particulares em relação ao ensino e a construção do conhecimento histórico. No levantamento da pesquisa utilizaram-se publicações brasileiras, publicadas com a perspectiva da prática de ensino (teses, dissertações, trabalhos de conclusão, artigos...) no estudo da História.
RESULTADOS E DISCUSSÃO 
Souza (2018) através de seu estudo “Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores”, que constitui-se de uma Dissertação de mestrado, a autora aponta através de narrativas didáticas a ênfase atual da transdisciplirariedade e concepção baseada na realidade social do aluno na educação e no ensino de História. A autora entrevistou um grupo de 14 docentes e cita que “embora apontem opções metodológicas diferentes, os relatos das professoras convergem para um mesmo objetivo: aproximar os conteúdos da disciplina do cotidiano de seu alunado” (p.36). Nesse sentido, considera a autora que:
[...] os depoimentos dos professores entrevistados apontam para uma concepção de ensino de história que não se restrinja a apresentação dos fatos a serem aprendidos, mas valoriza o fomento de uma interpretação histórica produzida por aquela realidade social. Nesse sentido, as “narrativas históricas” inseridas no diálogo entre o professor e seus alunos precisam, necessariamente, relacionarem-se de maneira “dialógica e não passiva ao conhecimento histórico” (SOUZA, 2018, p.78).
Outro ponto interessante destacado por Souza refere-se à “importância de pensarmos a história como uma construção que se faz “viva” em espaços e ambientes diversos, muitas vezes desaprovados ou mesmo nem discutidos nos espaços acadêmicos” (SOUZA, 2018, p.39).
Nessa mesma perspectiva, Scheimer (2010) aponta caminhos de construção do conhecimento baseados em projetos interdisciplinares e pesquisa de campo, como forma de construir saberes e formar “sujeitos da história, e o professor nesse contexto, atue como mediador dessas aprendizagens. Ainda o pesquisador levanta a questão do distanciamento do aluno das aprendizagens da sala de aula, para tanto, requer do professor um fazer que aproxime o aluno ao relato histórico, trazendo conexão do mesmo com a sua realidade. 
Ramos (2014) em sua pesquisa “As imagens como ferramenta pedagógica nas aulas de História”, propões uma metodologia de ensino e aprendizagem de História em consonância com o texto escrito. Para tanto, utilizou Grade de Análise para interpretar imagens (prática utilizada entre os pesquisadores de arte, historiadores e estudiosos da área) como forma de articular os conteúdos de História. Segundo a autora, as imagens não são neutras, transmitem informações, conceitos e, foram elaboradas em determinado contexto e intencionalidade, assim visam estimular a: análise de imagens, produção de painéis, argumentação pública sobre os temas estudados e produção de texto síntese sobre as atividades realizadas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
A educação e a construção do conhecimento histórico correspondem a uma prática necessária em sala de aula, pois atua no campo da formação do caráter do aluno, bem como contribui para sua visão de mundo e posicionamento em sociedade. A partir do conhecimento dos fatos históricos, suas causas, motivações e conseqüências, se propõe ao aluno um olhar não de mero expectador desses fatos, mas propõe-se uma postura crítica diante dos mesmos como forma de interpretar, relacionar e ressignifcar o mundo através de seu olhar. 
 Para tanto, se faz preciso inovar na sala de aula, levando o aluno à descoberta, ao desejo de aprender mais profundamente a respeito de determinados temas do seu interesse. A aplicação de tecnologias (TICs), saídas de campo, teatro e outras linguagens podem contribuir para construção da aprendizagem em sala de aula de forma mais instigante. 
REFERÊNCIAS 
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia Geral e Brasil. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2006.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008. 
KOCHHANN, Andréa. Por uma pedagogia psicanalítica: as vicissitudes na formação de professores. Dissertação de mestrado em Educação com área de concentração em Psicanálise. Goiânia: 2007. 
PEREIRA, Daniel Carvalho. O conhecimento histórico sob a perspectiva da didática da história pública. Transversos: Revista de História. Rio de Janeiro, n. 11, dez. 2017.
RAMOS, Vanda Krause de. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE produções didático-pedagógica. Cadernos PDE, Versão On-line, 2013.
SCHEIMER, Maria Delfina. Ensino de História e a Prática Educativa: projetos interdisciplinares. Anais V CINFE - Congresso Internacional de Filosofia e Educação, Maio de 2010, Caxias do Sul/RS, Brasil. 
SOUZA, Maria Neusa G. Gomes de. Ensino de História: possibilidades nas práticas interdisciplinares. Revista Diálogos Interdisciplinares – GEPFIP, Aquidauana, v.1, n.1, p.148-157, out. 2014.
SOUZA, Jessica Gabrielle de. Como ensinar História? uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores. Dissertação (mestrado) Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: 
http://www.unirio.br/cch/escoladehistoria/Jessica%20Gabrielle%20de%20Souza%20-%20dissertacao%20defendida%2003%20demaio%20de%202018.pdf Acesso em: 21 out. 2019.
TERRA, Antonia; FREITAS, Denise. Referencial Curricular de História da Fundação Bradesco. São Paulo: Fundação Brasdesco, 2004. p.2-12.

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes