Buscar

6A - ELETIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PLANO COMPLETO DA ELETIVA - 6A
	TÍTULO 
	SONHAR É PRECISO
	Professor 
	Rosana Ribeiro
	Ementa 
	 História em quadrinhos - ou HQ - é o nome dado à arte de narrar histórias por meio de desenhos e textos dispostos em sequência, normalmente na horizontal.Essas histórias possuem os fundamentos básicos das narrativas: enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho. No geral, apresentam linguagem verbal e não-verbal.
	Justificativa
	A utilização das Histórias em Quadrinhos no ensino faz com que os alunos tenham um bom rendimento nas escolas, possibilitando um melhor desempenho no processo de ensino e aprendizagem. As histórias em quadrinhos aumentam a motivação dos estudantes para o conteúdo das aulas, aguçando sua curiosidade e desafiando seu senso crítico. 
	Objetivos 
	· Essa eletiva vai trabalhar história em quadrinhos para aperfeiçoar os recursos gráficos do alunos, aprimorar o uso do gênero textual com o intuito de trazer o leitor para "dentro" da história contada. Para comunicar as falas das personagens, por exemplo, são empregados balões com textos escritos. O formato desses balões também transmite intenções distintas. Principalmente no uso das palavras onomatopéias. Ler e interpretar Histórias em Quadrinhos; Compreender o gênero narrativo; Organizar, selecionar e priorizar o registro do cotidiano por meio da escrita.
	Habilidades desenvolvidas 
	EM13LGG101 Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos. 
EM13LGG602 Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.
	Eixos temáticos
	 ( ) Investigação científica ( x ) Processos criativos 
 
	 ( ) Mediação e intervenção sociocultural ( ) Empreendedorismo 
	Conteúdo programático 
	Apresentação inicial do projeto: trabalhar em conjunto, grupos diferentes para produzir empatia e solidariedade entre os alunos, através de gibis e historias em quadrinhos de suas leituras favoritas a confecção de outras. No uso de livrinhos, gibis, jornais, e pesquisas em redes sociais.
	Metodologia 
	O trabalho será desenvolvido, mediante a colaboração e participação dos alunos, onde irão adaptar as histórias em quadrinhos, trazendo para o contexto atual, suas perspectivas e criatividade. Buscar envolver a todos num mesmo objetivo, construção de narrativas e ilustração da mesma, segundo os novos conceitos do Projeto Inova.
	Recursos didáticos 
	Sala de informática, pátios, cartolinas, caixa de papelão, tesoura, lápis, giz de cera, cola, canetinhas, régua, cadernos, sulfites....
	Culminância 
	No dia da culminância na escola os alunos irão apresentar as atividades desenvolvidas durante o projeto como: leitura de textos, apresentação de uma livro produzido e criado por eles.
	Avaliação
	A avaliação será continua, mediante observação, considerando o processo até o produto final.Participação, envolvimento, comprometimento, responsabilidade, interação, registros, depoimentos e relatos individuais ou em grupos. Espera que os alunos tornem se cidadões autônomos, solidários e competentes.
	Cronograma semestral 
	· INICIO DAS ATIVIDADES 28.02.2020 / TERMINO: 
· Apresentação do projeto
· Filme: Divertidamente
· Livros de historias
· Confecção de novas historias 
· Desenhos livres
· Imagens e recortes 
· Confecção de seu livrinho 
	Referências 
	Currículo Inova, BNCC, Currículo Paulista e pesquisa em redes de site jornalísticos/culturais.

Outros materiais