Buscar

AD1- EVENTOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1 Período – 2020/1
Disciplina: Eventos
Coordenadora (docente): Valéria Chaves 
Aluna: Camila Araujo de Oliveira Matrícula: 19116100005 Polo: Campo Grande 
1)     Após estudar o conteúdo e rever as aulas anteriores, considere como evento: uma Colação de Grau  de uma formatura , depois:
A)   Explique suas características;
R: A Colação de Grau é uma das mais importantes e tradicionais cerimônias acadêmicas. É um ato oficial – realizado, via de regra, em sessão solene e pública – de outorga de grau aos acadêmicos que concluíram o curso superior de graduação.
B)   Explique a importância deste tipo de evento para seu público-alvo.
R: A conclusão de um curso superior certamente é a celebração de uma grande conquista para o acadêmico. A cerimônia de formatura é um dos mais belos momentos desse evento. Com ela, compartilhamos a alegria com os entes e amigos mais queridos, assim como, expressamos o reconhecimento para aqueles que, de alguma forma, contribuíram para essa vitória.
 
Pesquise e responda:
1)            Qual a importância do Mestre de Cerimônias, em um evento formal, como este?
R: O Mestre de Cerimônias é a pessoa encarregada de fazer a locução da solenidade, sendo que deverá ter boa voz, boa dicção e boa leitura. A participação deste é imprescindível numa solenidade que se queira dar um toque oficial (clássico) ao evento. Do seu bom desempenho, dependerá o sucesso do evento. Ter conhecimento do cerimonial público e ter iniciativa são requisitos do Mestre de Cerimônias. A responsabilidade de escolha do Mestre de cerimônias é dos formandos.
2)     Considerando que você fosse o proprietário de uma empresa de “EVENTOS DE FORMATURA”, descreva:
 A)   Quais as melhores estratégias para a divulgação de sua empresa para o público interessado?
 R: Diálogo com o Público é uma ótima estratégia, sites com propagandas, fotos e vídeos de trabalho já realizados.
B)   Quais as melhores estratégias para a divulgação de sua empresa para a comunidade onde a empresa está localizada? (Considere como sede da empresa a cidade do Rio de Janeiro)
 R: Se eu fosse desse ramo, eu utilizaria meios de divulgação pela internet e outdoors.
C)  Como proprietário de um empresa de eventos, qual a melhor estratégia para definir o local para a realização de uma formatura, com 400 formandos?
 R: Deverá ser definido de acordo com o padrão de pessoas que participarão do evento e com a imagem que os participantes assimilarão. Analisa a capacidade física do espaço e a infraestrutura interna e externa. 
D)   Que tipo de infraestrutura o local deve apresentar? (Cite no mínimo 6 elementos e descreva-os
R: O local deverá apresentar uma infraestrutura interna e externa como por exemplo: transportes no entorno, um estacionamento, sanitários em perfeitas condições, segurança, limpeza, cozinha, mesas e cadeiras.
E)   Como escolher fornecedores?
R: É importante que se tenha fontes e uma ponte de fornecedores idôneos e confiáveis e que se tenha conhecimento de trabalho dos mesmos.
No caso de trabalhadores terceirizados deve-se fazer um contrato com o registro de direitos e deveres das partes envolvidas.
3)            Há alguns aspectos que devem ser observados na organização de um evento, que carecem do conhecimento de um Manual de Eventos. Cite 5 exemplos de elementos que o Manual auxilia, para que não sejam esquecidos em relação a:
A)    Planejamento, Coordenação e Controle
R: Realizar a licitação de locações de equipamentos, Estabelecer e acompanhar o cronograma de atividades, Planejar, coordenar e supervisionar as atividades relacionadas com o evento, em âmbito interno e externo, Coordenar a elaboração dos anais dos eventos após sua realização, em que constem os fatos relevantes ocorridos, conteúdo de palestras e informações sobre os participantes e Emitir relatórios de avaliação de desempenho e relatório final.
B)    Marketing e Vendas
R: Manter contatos permanentes com agências de turismo, operadoras, entidades, jornais, escolas e outros, objetivando maior integração técnica e operacional, Promover permanentemente pesquisas e avaliações do mercado atual e potencial dos eventos, Promover contatos com empresas e entidades, para obter patrocínio e apoio, Apurar e analisar as características dos clientes e participantes (profissão, nacionalidade, idade, nível social etc.) Para direcionar ou adequar o planejamento de marketing e Estabelecer procedimentos relacionados com a venda de convites, estandes, ingressos, publicidade, painéis e outros instrumentos.
C)    Ao uso das Bandeiras
R: As bandeiras serão dispostas no centro ou no lado direito da mesa principal. Para se orientar quanto ao posicionamento das bandeiras, adota-se como referência que as pessoas estejam colocadas de costas para o pavilhão ou palco onde as bandeiras estão instaladas e de frente para o público ou para a rua. No caso de um número ímpar de bandeiras, em um conjunto frontal, a bandeira do Estado anfitrião ou prioritário ficará à direita da bandeira nacional.
 
4) Qual a importância do uso da Carta de Patrocínio? Para quê ela serve?
R: A carta de Patrocínio serve para se pedir formalmente a uma empresa um certo patrocínio no dia do evento e o apoio promocional poderá proporcionar os seguintes benefícios imediatos aos patrocinadores: Inscrição da logomarca na mídia especializada do evento, Divulgação institucional em mídia eletrônica e imprensa e Promoção da empresa patrocinadora por meio de cartazes publicitários, mala direta, boletins, convites, release de imprensa, painéis, murais publicitários etc.
5) Cite 5 ações que devem ser realizadas 6 meses antes de um evento, deste porte:
	1 – Fornecedores 
	 2- A data na qual será realizada o evento
	3 – O local que será realizada o evento.
	4 – Divulgação e Marketing 
	5 - Patrocinadores
 
6)     A) Existe um modelo específico de convite para autoridades federais, estaduais, ou municipais?
R: Os convites às autoridades municipal, estadual e federal para participarem de eventos acadêmicos também serão formulados pelo Gabinete da Reitoria. Esses convites devem ser enviados com pelo menos um mês (30 dias) de antecedência e deverão levar em anexo a programação detalhada do evento.
B) Qual deve ser o teor deste tipo de convite?
R: A mensagem que consta no convite deve transmitir o que é o evento, ou seja, todos os elementos informativos que o receptor espera para participar da cerimônia, como: data, horário, local (cidade/estado), endereço, quem convida, confirmação de presença, traje e a nominação das autoridades acadêmicas. A responsabilidade pela confecção e impressão do convite é dos formandos.
C) Qual a diferença deste convite para os convites enviados aos familiares dos formandos?
R: Creio que os convites enviados para a família do formando não tenha que ser tão formal como é o modelo dos convites que são enviados aos demais convidados.
 
7)     Qual a importância do Turismólogo na organização de um evento como este?
R: Como se trata de uma profissão interdisciplinar, o profissional dessa área está apto a este tipo de trabalho devido a sua experiência em vários setores como hotelaria, economia, administração e eventos.
8)     Descreva algo novo que você aprendeu ao ler este manual:
R: Aprendi muitas coisas não sabia a respeito de montar e organizar um evento. Muitas das dicas vão levar comigo para próximos eventos que porventura tenha que organizar.

Outros materiais