Buscar

atividade 2 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

atividade 2
PERGUNTA 1
1. Vasconcellos e Garcia ensinam que “cada produto tem uma sensibilidade específica com relação às variações dos preços e da renda. Essa sensibilidade ou reação pode ser medida por meio do conceito de elasticidade. Genericamente, a elasticidade reflete o grau de reação ou sensibilidade de uma variável quando ocorrem alterações em outra variável, coeteris paribus. Trata-se de um conceito econômico que pode ser objeto de cálculo a partir de dados do mundo real, permitindo-se, desse modo, o confronto das proposições da teoria econômica com os dados da realidade. O conceito de elasticidade representa uma informação bastante útil tanto para as empresas como para a administração pública. Nas empresas, a previsão de vendas é de extrema importância, pois permite uma estimativa da reação dos consumidores em face das alterações nos preços da empresa, dos concorrentes e em seus salários. Para o planejamento macroeconômico, a elasticidade é de igual importância, pois pode-se prever, por exemplo, qual seria o impacto de uma desvalorização cambial sobre o saldo da balança comercial, ou qual a sensibilidade dos investimentos privados a alterações na tributação ou na taxa de juros.
Fonte: VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 68
Vamos supor que você é diretor financeiro da Kellogs e está diante de uma situação na qual ocorrerá aumento dos preços dos insumos. Como primeira e mais lógica solução para evitar uma eventual redução das margens de lucro, a sua solução seria o aumento imediato dos preços de seus produtos ou haveria outras opções? Justifique seu posicionamento com argumentos de seu aprendizado sobre elasticidade e inelasticidade-preço.
	
2,5 pontos   
Aumentar os preços seria uma das opções, porém também seria preciso avaliar meu tipo de consumidor. Seria preciso avaliar a intensidade da reação dos consumidores e observar o quanto ele está flexível em mudar seu padrão de consumo ou não.
Primeiro seria importante realizar cálculos afim, de conhecer a intensidade da mudança da quantidade demandada para cada alteração de preço dos produtos.
Outra forma de evitar uma queda na margem de lucros seria buscar o aumento das vendas sem que ocorresse um aumento proporcional dos custos aumentando a escala, realizando a compra de insumos em maiores volumes, pois comprar em maior quantidade trará menor custo unitário, assim não seria necessário repassar o aumento para os consumidores e manter o preço do produto por mais algum tempo e minimizar a redução das margens de lucro.
 É também muito importante analisar e saber qual seu custo marginal, afim, de identificar se as ações tomadas estão surtindo efeito.
Oferta e damanda
Download
Aprendemos que as forças de oferta e demanda são influenciadas pelos preços dos bens e serviços, que funcionam como agente balizador, mas somente em economias cuja estrutura de mercado é a mais próxima possível da concorrência perfeita. No entanto, as economias não funcionam assim. Nos mostram Vasconcellos e Garcia que “para a maioria dos produtos, a procura será́ também afetada pela renda dos consumidores, pelo preço dos bens substitutos (ou concorrentes), pelo preço dos bens complementares e pelas preferências ou hábitos dos consumidores. Se a renda dos consumidores aumenta e a demanda do produto também, temos um bem normal. Existe também uma classe de bens que são chamados bens inferiores, cuja demanda varia em sentido inverso às variações da renda; por exemplo, se o consumidor ficar mais rico, diminuirá́ o consumo de carne de segunda e aumentará o consumo de carne de primeira. Analogamente, tem-se a categoria de bens superiores ou de luxo: se o consumidor fica mais rico, demandará mais produtos de maior qualidade.
Temos ainda o caso de bens de consumo saciado, quando a demanda do bem não é influenciada pela renda dos consumidores (por exemplo, quando a renda aumenta, não afeta praticamente o consumo de produtos como arroz, farinha, sal, açúcar). A demanda de um bem ou serviço também pode ser influenciada pelos preços de outros bens e serviços. Quando há́ uma relação direta entre o preço de um bem e a quantidade de outro, coeteris paribus, eles são chamados de bens substitutos ou concorrentes, ou, ainda, sucedâneos. Por exemplo, um aumento no preço da carne de vaca deve elevar a demanda do frango, tudo o mais constante. Quando há́ uma relação inversa entre o preço de um bem e a demanda de outro, eles são chamados de bens complementares (por exemplo, quantidade de automóveis e preço da gasolina, quantidade de camisas sociais e preço das gravatas). Finalmente, a demanda de um bem ou serviço também sofre a influência dos hábitos e preferências dos consumidores. Os gastos em publicidade e propaganda objetivam justamente aumentar a procura de bens e serviços influenciando preferências e hábitos.
Fonte: VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 58
Vamos praticar
Dessa forma, pede-se fazer uma pesquisa apresentando exemplos de situações empíricas nas quais se pode observar que os preços dos produtos aumentaram por fatores que não o preço. Seguem links de textos para ajudar no início dessa atividade!
https://www.dci.com.br/financas/renda-familiar-e-habitos-de-consumo-so-ser-o-retomados-a-partir-de-2019-1.750390
https://www.beefpoint.com.br/aumento-da-carne-bovina-eleva-consumo-de-frango-e-suinos/
https://mindminers.com/consumo/fatores-que-influenciam-comportamento-do-consumidor
http://www.lindizzima.com.br/pt/consumo-e-consumismo-no-que-estas-duas-vertentes-mudaram-como-fatores-determinantes-de-elegancia/
Ao final, disponibilize seu trabalho no fórum da seção “Compartilhe”.
Uma situação onde é possível observar que os preços os produtos aumentam por fatores e não por preço é o valor do frete de transportadoras.
Existem diversos fatores que influenciam no valor do frete das transportadoras. Como a distância entre o remetente e o destinatário.
 Cada transportadora tem uma forma de realizar o cálculo, elas utilizam uma ferramenta chamada “tabela de frete”, que considera essas variáveis e — de acordo com as características do serviço — chegam a uma cobrança específica para cada cliente.
Um desses fatores é o de peso e dimensões, outro valor da nota fiscal, CEP de destino, categoria do produto (frágil, perecível, visado, etc)
Quando os produtos a serem transportados possuem características especiais, que requerem uma tratativa diferente no manuseio e transporte, o valor cobrado costuma ser maior. É o caso de cargas frágeis, que precisam de um reforço maior na embalagem para transporte, e itens perecíveis que necessitam de um transporte rápido ou um veículo próprio — como cargas vivas, flores e medicamentos, por exemplo.
O cálculo adequado do valor de frete é fundamental para que as melhores decisões de negócio sejam tomadas. Erros podem levar a vendas de margem abaixo do esperado, ou mesmo à perda de venda por desistência do cliente. Nesse sentido, é preciso levantar quais são todas as variáveis que envolvem o preço, buscando chegar ao valor ideal e evitar prejuízos.

Outros materiais