A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Metodologia da Pesquisa 20201A AOL 3

Pré-visualização | Página 1 de 2

Metodologia da Pesquisa - 20201.A
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Pergunta 1
/1
Leia o trecho a seguir:
“[...] de um ponto de vista prático e científico, embora logicamente implícito no próprio desenvolvimento do trabalho, o projeto deve ser explicitado da perspectiva técnica, levando em conta certas exigências acadêmicas postas pelas instituições para as quais são feitos os trabalhos.”   Fonte: SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002, p. 159. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre projeto científico, analise os itens dispostos a seguir e associe-os com suas respectivas características. 
1) Título. 
2) Delimitação do assunto. 
3) Justificativa.
4) Metodologia.
( ) Apresenta a(s) motivação(ões). 
( ) Apresenta as técnicas de estudo. 
( ) É importante, mesmo que provisório; pode ser geral ou técnico. 
( ) Representa um recorte feito dentro do universo da pesquisa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
CORRETA : 3, 4 ,1 ,2
Pergunta 2
/1
Conforme Ivani Catarina Arantes Fazenda, as pesquisas, no Brasil, não só nos centros mais avançados, têm se apresentado em maior número, e isso requer cuidados, critérios e rigores que somente pesquisas bem conduzidas podem tratar. Entre esses cuidados, a elaboração das referências bibliográficas torna-se evidente. 
Fonte: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Metodologia de pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1991 (Adaptado).  
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre referências bibliográficas, pode-se afirmar que, ao fazer a referência de livro cujo autor é uma entidade coletiva, o pesquisador deve:  
CORRETA : inicialmente, empregar a entidade; seguida de título.
Pergunta 3
/1
Todo o processo que envolve a preparação e a apresentação de um seminário científico deve ser permeado de uma atitude de perseverante organização, a fim de que a avaliação que será feita pelo orientador responsável seja facilitada e torne-se um dos itens que favoreçam o estudante pesquisador. 
Considerando essas informações e o conteúdo, ordene as etapas a seguir de acordo com o roteiro básico de preparação para um seminário científico.
( ) Elaboração de roteiro para os participantes. 
( ) Organização de critérios de apresentação. 
( ) Preparação de material de ilustração. 
( ) Revisão crítica do conteúdo. 
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
C0RRETA : 1, 4, 2, 3
Pergunta 4
/1
Um projeto científico representa uma atitude de organização da parte do pesquisador para que se chegue à finalização de seu trabalho com sucesso. Ele também representa uma forma de disciplinar-se frente a esse trabalho, visto que o sucesso depende igualmente do cumprimento do que é programado. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os projetos científicos, pode-se afirmar que, entre outros itens, um projeto bem elaborado: 
CORRETA: facilita a orientação e a apresentação de novas possibilidades. 
Pergunta 5
/1
As informações que devem constar num pôster científico não são colocadas aleatoriamente. Além das orientações sobre a diagramação, referentes aos aspectos visuais, a organização da distribuição de seu conteúdo também deve seguir recomendações.  
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a estrutura do pôster científico, é correto afirmar, no que se refere ao item conteúdo, que em sua organização deve(m) constar: 
CORRETA: introdução, metodologia, resultados e conclusão. 
Pergunta 6
/1
O orientador de um trabalho de pesquisa científica pode sugerir, para o enriquecimento desse trabalho, a consulta a fontes diversas, como livros, revistas, artigos, depoimentos, documentos, teses, instituições, pesquisas e relatórios, sites específicos, entrevistas, entre outras possibilidades que sejam consideradas importantes e fidedignas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a composição das referências bibliográficas, pode-se afirmar que, ao fazer referência a uma entrevista não publicada, o pesquisador deve seguir as instruções: 
CORRETA: empregar o sobrenome do entrevistado, em letras maiúsculas; prenome do entrevistado, com inicial maiúscula; título, local e data, constando dia, mês e ano. 
Pergunta 7
/1
Carl Rogers declarou: "Por aprendizagem significativa entendo uma aprendizagem que é mais do que uma acumulação de fatos. É uma aprendizagem que provoca uma modificação, quer seja no comportamento do indivíduo, na orientação futura que escolhe ou nas suas atitudes e personalidade. É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos, mas que penetra profundamente todas as parcelas da sua existência.”
Fonte: ROGERS, Carl. Organização do Trabalho Pedagógico - Pensadores da Educação. Secretaria da Educação. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=329>. Acesso em: 16 jan. 2020.
A escuta dinâmica resulta em um aprendizado significativo durante a realização do seminário científico. Assim, considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a escuta dinâmica que deve prevalecer durante os seminários científicos, pode-se afirmar que fatore que interferência em uma aprendizagem significativa são: 
CORRETA: preferência de gosto ou de amizade.
PERGUNTA 8
No dicionário Michaellis (2008), para o termo “seminário”, encontramos, em uma das interpretações, que se trata de uma reunião de estudos em que os participantes fazem debates sobre determinado assunto, ou seja, ocorre uma discussão sobre determinado tema. 
Fonte: SEMINÁRIO in: MICHAELLIS - Dicionário de língua portuguesa. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2008. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre as condições que envolvem o seminário científico, analise as afirmativas a seguir. 
I. O seminário científico trata-se de um procedimento de investigação e de aquisição de conhecimentos. 
II. O seminário científico trata-se de um procedimento que leva a um aparente aprendizado. 
III. O seminário científico trata-se de uma atividade corriqueira da esfera escolar, com constante sucesso de realização. 
IV. O seminário científico trata-se de uma atividade de estudo carregada de exigência no que se refere ao preparo antecipado de todos os participantes.  
Está correto apenas o que se afirma em: 
CORRETA: I e IV.
PERGUNTA 9
O pôster científico deve ter seu layout estudado, de modo a agradar visualmente o público leitor, como uma porta de entrada para as informações que nele são apresentadas. A organização do seu conteúdo também deve ser alvo da atenção quando se pensa no item diagramação. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a forma e o conteúdo do pôster científico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).  
I. ( ) O pôster científico comporta alta quantidade de informações e sobrecarga de dados.  
II. ( ) A distribuição do texto deve seguir a diagramação com linhas contínuas. 
III. ( ) A elaboração dos parágrafos deve seguir uma padronização, sendo curtos, em geral. 
IV. ( ) O conteúdo dos parágrafos deve seguir a clareza e a objetividade, passando por revisão antecipadamente. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
CORRETA: F, F, V, V.
PERGUNTA 10
Segundo os dicionários, fazer uma “projeção”, entre outras acepções, significa fazer um cálculo antecipado; sendo, nessa linha de raciocínio, o ato de “projetar” correspondente à elaboração de um plano, de um planejamento; uma organização.   Fonte: PROJEÇÃO E PROJETAR in: Houaiss - Dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Objetiva, 2004. (Adaptado). 
O projeto científico representa as intenções do pesquisador ao dar início ao seu trabalho. Assim, considerando essas informações dadas e o conteúdo estudado sobre projetos científicos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).  
I. ( ) O projeto científico corresponde a um esboço do trabalho que o pesquisador pretende