Buscar

Metodologia do Ensino de História kiki

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de História
Observe a citação abaixo:
“A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, sancionada pelo ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso, em 20 de dezembro de 1996, tem por objetivo definir e regularizar o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição Nacional de 1988”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MEDEIROS, Emerson Augusto de.  20 anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9.394/96: uma análise sobre a questão. Anais III Conedu. <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID6102_18082016142752.pdf>. Acesso em 15 abr. 2019. 
Atentando para essas informações e para os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Essa lei propunha, de maneira geral, voltar à diretrizes antigas dos sistemas de ensino, consideradas mais apropriadas à sociedade atual.
	
	B
	Obrigatória às escolas públicas e opcional às privadas, a Lei foi editada para ajudar os professores na construção de novos currículos e metodologias de ensino.
	
	C
	A LDBEN trouxe melhoras, como o reconhecimento institucional do direito universal à educação e propiciou a organização de um sistema de educação nacional universalizado. 
	
	D
	A LDBEN trouxe importantes melhorias e, por isso, é possível afirmarmos que agradou à todos os envolvidos no processo educativo.
	
	E
	O impacto da LDBEN na educação ficou longe do esperado, trazendo poucas mudanças e melhorias para o ensino.
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de História
Considere a seguinte informação: 
“As correntes de pensamento que influenciaram os historiadores têm-se formulado e reformulado no tempo. Entre esses movimentos, A Escola dos Annales se apresentou hegemônica no ocidente, processo hegemônico iniciado a partir da reunião de um grupo de historiadores em torno da publicação da Revista Annales d'histoire économique et sociale em 1929 e de um projeto que visava o combate à história que prevalecia naquele momento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Enilson Pereira. Considerações sobre a Escola dos Annales: o debate entre Peter Burke e François Dosse. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História, ANPUH, São Paulo, jul., 2011, p. 1. <http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1301271961_ARQUIVO_Consideracoes_sobre_Annales.pdf>. Acesso em 12 abr. 2019. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre a Escola do Annales, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Para os annalistas, a concepção de fonte se resumia aos documentos escritos.
	
	B
	A partir dos Annales, a noção de história se restringiu à uma ideia de História dos Grandes Homens.
	
	C
	Os Annales ampliou a noção de sujeitos históricos, as massas anônimas foram inseridas na História.
	
	D
	A chamada Escola dos Annales foi um movimento anterior aos chamados metódicos e, por isso, restringia o uso de fontes históricas.
	
	E
	A Escola dos Annales foi importante em seu tempo, mas pouco repercutiu fora da França.
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de História
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Em agosto de 1954, Caio Prado Júnior apresentou tese para concorrer à cátedra de Economia Política da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, mas acabou não obtendo o primeiro lugar no concurso, dando-se ao seu autor o título de livre-docente. Desde 1933, com Evolução Política do Brasil, seu primeiro livro, Caio Prado Júnior vinha dando mostras de invulgar acuidade crítica e capacidade de pesquisa, arrostando perigos e preconceitos com militância política desassombrada ao lado dos que lutavam pela revolução socialista”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAULA, João Antônio de. Caio Prado Júnior e o desenvolvimento econômico brasileiro. Pesquisa & debate, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 1-19, 2006, p. 1. <https://revistas.pucsp.br/index.php/rpe/article/viewFile/11869/8590>. Acesso em 11 abr. 2019. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre Caio Prado Júnior e sua obra, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Criou uma radiografia do “ser brasileiro”, evidenciando as origens históricas do “jeitinho brasileiro”.
	
	B
	Fez uma abordagem marxista da história, demonstrando os processos de sujeição da colônia brasileira a Portugal (o chamado Pacto Colonial).
	
	C
	Analisou profundamente, na obra Casa Grande e Senzala, o processo de miscigenação e de trocas culturais entre indígenas, africanos e portugueses.
	
	D
	Foi acusado de ter abordado o processo de escravização vivido no Brasil de forma branda e “açucarada”, originando, o mito da democracia racial.
	
	E
	Influenciou-se pela matriz teórica e sociológica de Max Webber, buscando compreender a identidade do brasileiro
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de História
Considere a seguinte citação: 
“Há cerca de oitenta anos [...], um importante artigo de Marc Bloch sobre a ‘História Comparada’ […] buscava afirmar em um universo historiográfico prestes a se revolucionar uma nova e instigante promessa historiográfica. O ambiente intelectual europeu mostrava-se então bastante propício à formulação de novas ideias no campo da historiografia, e esta estava de fato prestes a conhecer uma verdadeira revolução historiográfica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARROS, José D’Assunção. História Comparada: da contribuição de Marc Bloch à constituição de um moderno campo historiográfico. História social, Campinas, n. 13, p. 7-21, 2007, p. 8. <https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/rhs/article/viewFile/207/199>. Acesso em 08 abr. 2019. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre o pensamento do historiador Marc Bloch, marque a única alternativa verdadeira:
	
	A
	Para o autor, o historiador está sempre atrasado: chega tarde ao “laboratório”, somente depois que as experiências já terminaram; contudo, esses experimentos deixam “resíduos” e, com base neles, o estudioso pode tirar suas conclusões.
	
	B
	Compara o historiador com profissionais como o detetive, o psicanalista e o médico, explicando que, assim como os saberes associados a essas profissões, o saber histórico é exato.
	
	C
	Defende que o historiador também deve estar atento para construir seu saber com base em elementos aparentemente secundários ou insignificantes. 
	
	D
	É defensor de uma história oficial, baseada nos grandes homens e nos grandes eventos.
	
	E
	Marc Bloch é um representante da terceira geração dos Annales.
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino de História
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Leopold von Ranke nasceu na Prússia, no final do século XVIII (1795), e viveu praticamente todo o século XIX (1886). Seu pensamento caracterizou-se pela busca da objetividade e da aplicação do método histórico na investigação dos fenômenos sociais. A chamada história científica, divulgada por Ranke, tinha como bases principais a neutralidade científica, a objetividade e a fidelidade aos documentos”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  FAUSTINO, Rosângela Célia. GASPARIN, João Luiz. A influência do positivismo e do historicismo na educação e no ensino de história. Acta Scientiarum, Maringá, v. 23, n. 1, p. 157-166, 2001, p. 161,162. <http://ojs.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/viewFile/2765/1896>. Acesso em 10 abr. 2019. 
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas, sobre as ideias de Ranke, é correto afirmar:
	
	A
	A linha historiográficalançada por ele ficou conhecida como Escola dos Annales.
	
	B
	Rejeitava estudos de história política, militar e eclesiástica.
	
	C
	Supunha que o passado era algo real, concreto, positivo. Logo, seria completamente possível atingir a veracidade histórica.
	
	D
	Foi contra a institucionalização da disciplina de História.
	
	E
	Seu método tradicional deixava de lado os documentos escritos.
Leia o seguinte trecho de texto: 
“Bloch fez o debate de que os historiadores, tanto quando os sujeitos históricos que estudam, situam-se entre tempos, daí a História como ‘a ciência dos homens no tempo’. Ao fazerem seu ofício os historiadores, devem olhar o ‘mundo ao seu redor’ sem ilusões de neutralidade: o peso das próprias experiências é imprescindível quando os historiadores fazem seu trabalho e a todo instante passado e presente dialogam”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JÚNIOR, Edmilson Alves Maia. O historiador como Shrek: um estudo da obra “Apologia da História” por meio de canções nas disciplinas de Teoria da História. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História, ANPUH, São Paulo, jul., 2011. <http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1308171129_ARQUIVO_TextoAnpuhNacionalRevisadoEdmilsonMaia.pdf>. Acesso em 13 abr. 2019. 
Considerando os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre o livro Apologia da história, escrito por Marc Bloch, marque a alternativa correta:
	
	A
	Na obra, Bloch defende que a história não é o estudo do passado, mas o estudo do homem no tempo.
	
	B
	O livro aborda a história centrada no acontecimento e no político, tendo como alvo os grandes homens e heróis nacionais.
	
	C
	A obra foi escrita completa, enquanto Bloch lecionava na universidade de Paris. 
	
	D
	O livro Apologia da História se tornou um marco do chamado historicismo, apontando a busca pela verdade como principal função do historiador.
	
	E
	Por ser um livro que não pode ser escrito por completo, Apologia da História não teve grande influência entre os historiadores do período e de hoje.
Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de História
Atente para a seguinte afirmação:
“A História chamada ‘Tradicional’ sofreu diferentes contestações. Suas vertentes historiográficas de apoio, quer sejam o positivismo, o estruturalismo, o marxismo ortodoxo ou o historicismo, produtoras de grandes sínteses, constituidoras de [...] estruturas ou modos de produção, foram colocadas sob suspeição”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível  em: UNAVIDA: Universidade Aberta Vida. Curso de Pedagogia. Metodologia da História e da Geografia: Fundamentos da metodologia. <http://www.tiberiogeo.com.br/texto/TextoUvaMetodologiaHistoriaGeografia.pdf>. Acesso em 18 out. 2017. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, assinale a alternativa que revela a maior contribuição da História Tradicional:
Nota: 20.0
	
	A
	A História Tradicional estabeleceu padrões rigorosos para a metodologia da pesquisa histórica.
Você acertou!
A História Tradicional estabeleceu padrões rigorosos para a metodologia da pesquisa histórica (livro-base, p. 51).
	
	B
	A História Tradicional privilegiou o estudo do cristianismo.
	
	C
	Sua contribuição se dá devido a ser uma inovação teórica para os historiadores.
	
	D
	Contribuiu para o desenvolvimento da criticidade dos historiadores.
	
	E
	A partir dela a escrita foi valorizada e todos os povos foram alfabetizados.
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de História
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A transformação dos registros humanos em documentos históricos depende do trabalho do historiador e das problemáticas relevantes para o seu tempo e sociedade, cabendo a ele dar-lhes nova significação, inseri-los em novos contextos, interrogá-los a partir de temas de estudo e, enfim, realizar todo o trabalho subjetivo de construção de conhecimento subjacente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio: História — Ensino de Quinta a Oitava Séries. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 85. 
Muitos pensadores, como, por exemplo, Heródoto, Tucídides e Aurélio Agostinho contribuíram com a prática dos historiadores da atualidade. De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, relacione cada um dos pensadores listados a seguir aos seus respectivos interesses em relação à História: 
1. Heródoto
2. Tucídides
3. Aurélio Agostinho
(  ) Não se contentava unicamente em descrever, queria também explicar e interpretar os fatos.
(   )  Seu grande desafio era entender a História com base na fé cristã que ele professava.   
(  ) Registrava as histórias com o máximo de detalhes e preocupava-se em diferenciar o falso do verdadeiro.
(   ) Destacou-se nas reflexões teóricas sobre o processo histórico e a natureza do conhecimento historiográfico.
Agora, selecione a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 2 – 3 – 2
	
	B
	2 – 3 – 3 – 1
	
	C
	2 – 3 – 1 – 2
	
	D
	2 – 3 – 1 – 3
Você acertou!
Tucídides não se contentava somente em descrever, queria também explicar e interpretar os fatos.  Heródoto reunia duas características que valem para os historiadores até os dias de hoje: a atenção para os detalhes e a preocupação em separar o falso do verdadeiro.  Aurélio Agostinho foi um pensador que se destacou nas reflexões teóricas sobre o processo histórico e a natureza do conhecimento historiográfico e seu grande desafio era entender a História com base na fé cristã que ele professava (livro-base, p. 43, 44 e 46).
	
	E
	1 – 3 – 2 – 1
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de História
Considere o fragmento de texto a seguir:
“O positivismo é a corrente historiográfica influenciada pelo pensamento filosófico de Auguste Comte, e por outra corrente, o Idealismo alemão, propõe um modelo de ‘História Tradicional’, preocupados em cientificar a história do pensamento e do estudo humano, sugere a busca de fatos passados, limitados em si, numa temporalidade linear”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: PAIXÃO, Dimas. A História a as correntes historiográficas.<http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/pagina_autor.php?cdPoesia=11720&cdEscritor=1123&cdTipoPoesia=&TipoPoesia=>. Acesso em 30 jun. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, a principal reação contra a História Tradicional ou Positivista ocorreu a partir de uma corrente de estudos históricos conhecida como:
Nota: 20.0
	
	A
	Escola de Economia
	
	B
	Escola de Filosofia
	
	C
	Escola de História Moderna
	
	D
	Escola de Annales
Você acertou!
A principal reação contra a História Tradicional ou Positivista ocorreu a partir de uma corrente de estudos históricos conhecida como Escola de Annales (livro-base, p. 52).
	
	E
	Escola de Sociedade e Civilização
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de História
Leia o seguinte trecho de um texto: 
“A Teoria da História é um campo de estudo que busca entender as diversas teorias que o conhecimento histórico envolve. Justamente por não ter uma concepção única de analisar o passado, todas essas teorias alimentam vários debates entres várias concepções”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SALLES, Jéssica Scheer. Teoria da História.<http://www.infoescola.com/historia/teoria-da-historia/>. Acesso em: 31 maio 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, qual história, surgida a partir do século XIX, é considerada rigorosa ao distinguir o que é fato e o que é ficção, mas, ao mesmo tempo, é despida de qualquer comprometimento com determinada concepção moral?
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Pré-História
	
	B
	História antiga
	
	C
	História científica
Você acertou!
A história cientifica é rigorosa ao distinguiro que é fato e o que é ficção, mas ao mesmo tempo despida de qualquer comprometimento com determinada concepção moral, surgida a partir do século XIX (livro-base, p. 48).
	
	D
	História moderna
	
	E
	História medieval
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino de História
Considere a seguinte afirmação: 
“Tradicionalmente, o ensino de História e Geografia aparece no contexto escolar como disciplinas autônomas e isoladas. Essa divisão do conhecimento em áreas bem diferenciadas faz com que o aluno identifique, de forma reducionista, a História com datas, nomes e fatos históricos, e a Geografia com a extensa lista de nomes de países, rios, planaltos, planícies etc.”. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: http://arquivos.castelobranco.br/data/publico/instrucionais/pedagogia/metodologia_ensino_historia_geografia.pdf. Acesso em 30 jun. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, é correto afirmar que a importância do estudo da História é a de:
Nota: 20.0
	
	A
	Colaborar para a formação da cidadania do aluno e do professor.
	
	B
	Estudar o ser humano e suas relações sociais ao longo do tempo.
Você acertou!
A História é uma forma de conhecimento que estuda o ser humano em suas relações sociais ao longo do tempo. Ela visa descobrir como viviam as pessoas do passado, procurando identificar mudanças e permanências nas instituições políticas, na religião, na economia, no campo das ideias, nos costumes etc (livro-base, p. 24).
	
	C
	Investigar o espaço humano e suas formas de transformação e ocupação.
	
	D
	Estudar a vida humana.
	
	E
	Comparar o que fomos com o que pretendemos ser.
Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de História
Leia a passagem de texto a seguir:
“[Segundo as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, a] proposta de História para o ensino fundamental apresenta reflexões amplas para estimular o debate da área. Objetiva levar os educadores a refletirem sobre a presença da História no currículo e a debaterem a contribuição do estudo da História na formação dos estudantes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_5a8_historia.pdf>. Acesso em 07 jun. 2017. 
Tendo em vista essa passagem de texto e conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História com relação aos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de História, é correto afirmar que, ao longo do Ensino Fundamental, os conteúdos relativos à disciplina de História deverão ser conduzidos de modo que, dentre outros aspectos, os alunos venham a:
Nota: 20.0
	
	A
	Estudar o patrimônio sociocultural independentemente da diversidade dos povos.
	
	B
	Utilizar e impor métodos de pesquisa positivista, aprendendo a pesquisar a distância.
	
	C
	Questionar e impor sua realidade, atuando politicamente em instituições e organizações não partidárias.
	
	D
	Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.
Você acertou!
Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles. Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia (livro-base, p. 74,75).
	
	E
	Construir teorias históricas originais para explicar questões da modernidade sem levar em consideração outros tempos e espaços.
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de História
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Sociedade e educação são fatores complementares e a partir daí podemos entender o papel das ciências humanas e sociais no processo educativo. Conceitos e temas a elas relacionados são importantes ferramentas para a compreensão da sociedade em toda a sua complexidade, dando subsídios para a reflexão sobre o mundo atual, composto por diversidades e conflitos.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: MENDES, Andréa Ribeiro. Metodologia do Ensino de História e Geografia. Rio de Janeiro: UCB, 2012. p. 68.
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, é correto afirmar que o maior objetivo do estudo de História é o de:
Nota: 20.0
	
	A
	Conhecer a História por meio do ensino mnemônico.
	
	B
	Resolver dificuldades ao posicionar-se politicamente diante dos fatos históricos.
	
	C
	Apontar caminhos para superar o descompasso entre a vida cotidiana e a vida escolar.
	
	D
	Proporcionar ao aluno melhor compreensão da sociedade, pois somos seres sociais e culturais.
Você acertou!
O maior objetivo de se estudar a História é propiciar ao aluno uma melhor compreensão da realidade, pois somos seres sociais e culturais (livro-base, p. 22).
	
	E
	Coletar atividades práticas de fatos históricos para compreender sua relação com a teoria.
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de História
 Considere o fragmento de texto a seguir:
“No campo da pesquisa em história da educação, [...] Eliane Marta Teixeira Lopes [...] classifica as fontes documentais em três grandes grupos, a saber: fontes orais, escritas e iconográficas. [...] A classificação quanto ao tipo de material/suporte e espécie de fonte para a pesquisa histórica veio se modificando com o tempo devido, por um lado, às novas posturas teórico-metodológicas no campo da pesquisa, e, por outro, à evolução tecnológica que faz surgir novos suportes da informação”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: BONATO, Nailda Marinho da Costa. O uso das fontes documentais na pesquisa em História da Educação e as novas tecnologias. Acervo, [S.l.], v. 17, n. 2 jul./dez., p. 85-110, dez. 2011. <http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/162/162>. Acesso em: 07 Jun. 2017. 
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História sobre o trabalho com fontes documentais, relacione cada um dos tipos de fonte documental listados a seguir às suas respectivas características. 
1. Texto jornalístico
2. Texto literário
3. Depoimento oral
4. Documentos oficiais
5. Imagens 
( ) Essa fonte documental dá vida aos fatos e, quando utilizada no ensino de História, deve ser complementada com o texto didático.
(  ) Ao usar essa fonte documental é preciso lembrar que ela não é neutra, pois demonstra o que as pessoas queriam mostrar, podendo haver nela possíveis “mentiras”.
(  ) Na abordagem tradicional de ensino-aprendizagem, essa fonte era usada somente para confirmar aquilo que já havia sido constatado no documento oficial.
(   ) Nesse tipo de fonte, encontra-se subjetividade além da objetividade.
(  ) São fontes documentais expedidas por órgãos públicos ou por entidades particulares com o aval do Estado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	5 – 4 – 2 – 3 – 1
	
	B
	3 – 5 – 4 – 2 – 1
	
	C
	1 – 2 – 4 – 5 – 3
	
	D
	2 – 1 – 5 – 3 – 4
	
	E
	3 – 5 – 2 – 1 – 4
Você acertou!
O depoimento dá vida ao fato, mas o texto didático oferece uma oportunidade de instância crítica da memória. Ambos se complementam (livro-base, p. 87). As imagens não são neutras, elas mostram o que o artista ou fotografo quis mostrar podendo haver mentiras no que elas contam (livro-base, p. 84,85). Os textos literários eram usados somente para confirmar aquilo que já havia sido constatado no documento oficial (livro-base, p. 83). Os documentos oficiais são aqueles expedidos por órgãos públicos ou por entidades particulares com o aval do Estado (livro-base, p. 78). Os textos jornalísticosexpressam subjetividade. Muitas vezes os textos jornalísticos expressam não só o que acontece, mas também as opiniões dos jornalistas. Ele não é um texto objetivo, pois está carregado de valores subjetivos (livro-base, p. 81,82).
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de História
 Considere o extrato de texto a seguir:
“Públicas ou privadas, as cartas, em alguns momentos, foram os principais registros do passado sem as quais seria impossível a construção de uma memória. Se o público leitor se mostra interessado por esses documentos, a academia também. A área da literatura utiliza-se enormemente dessas fontes, fato que se dá de maneira mais recente com a história da educação, beneficiada com as transformações que ocorrem no campo da história, em especial a história cultural. A utilização das cartas e demais arquivos pessoais como objeto de pesquisa, tem ganhado amplo destaque entre os pesquisadores da história da educação”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: Müller, Dalila; PAULA, Débora Clasen de; HALLAL, Dalila Rosa Hallal. As correspondências como fonte para a História do turismo. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:x5fxqiUUpTUJ:www.anptur.org.br/ocs/index.php/seminario/2012/paper/downloadSuppFile/1133/625+&cd=9&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 07 jun. 2017.
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, os historiadores trabalham com dois tipos de cartas: pessoais e oficiais. Assim sendo, ao analisarem documentos desse tipo, é importante que os alunos saibam identificar o que é...
Nota: 20.0
	
	A
	oficial e casual.
	
	B
	abstrato e evidente.
	
	C
	explícito e implícito.
	
	D
	invenção e novidade.
	
	E
	objetivo e subjetivo.
Você acertou!
Os historiadores trabalham com dois tipos de cartas. As cartas pessoais são aquelas que tratam de questões existenciais e as cartas oficiais têm a intenção de informar sobre questões de interesse do Estado. Ao analisarem documentos desse tipo, é importante que os alunos saibam identificar o que é objetivo e o que é subjetivo, ou seja, o que é dito e o não dito (livro-base, p. 80).
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino de História
 Considere o fragmento de texto a seguir:
“Émile Durkheim (1858-1917) foi um sociólogo francês. É considerado o pai da Sociologia Moderna e chefe da chamada Escola Sociológica Francesa. É o criador da teoria da coesão social. Junto com Karl Marx e Max Weber, formam um dos pilares dos estudos sociológicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: EBIOGRAFIA. Biografia de Émile Durkheim. <http://www.e-biografias.net/emile_durkheim/>. Acesso em 6 jun. 2017. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História em relação à educação na concepção de Émile Durkheim no início do século XX, é correto afirmar que, para o referido sociólogo:
Nota: 20.0
	
	A
	A questão da criatividade e da autonomia do pensamento dos educandos eram fatores a serem considerados.
	
	B
	A educação deveria incutir nas crianças, nos adolescentes e nos jovens os conhecimentos e valores necessários para que eles reproduzissem a vida social das gerações maduras.
Você acertou!
No início do século XX, Durkheim definia a educação como sendo a influência exercida pelas gerações adultas sobre as gerações jovens, que ainda não estavam preparadas para a vida social. Em outras palavras, a educação deveria incutir nas crianças, nos adolescentes e nos jovens os conhecimentos e valores necessários para que eles reproduzissem a vida social das gerações maduras. Nesse contexto, a questão da criatividade e da autonomia do pensamento não era objeto de cogitação (livro-base, p. 72).
	
	C
	O aluno deveria ser estimulado a aprender a aprender.
	
	D
	O aluno passa a ser o centro do processo de ensino-aprendizagem, sendo que seus interesses deveriam ser considerados.
	
	E
	O contexto social dos educandos deveria ser prioridade e o planejamento educativo deveria envolver a realidade dos envolvidos.
Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de História
Atente para a seguinte afirmação:
“A História chamada ‘Tradicional’ sofreu diferentes contestações. Suas vertentes historiográficas de apoio, quer sejam o positivismo, o estruturalismo, o marxismo ortodoxo ou o historicismo, produtoras de grandes sínteses, constituidoras de [...] estruturas ou modos de produção, foram colocadas sob suspeição”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível  em: UNAVIDA: Universidade Aberta Vida. Curso de Pedagogia. Metodologia da História e da Geografia: Fundamentos da metodologia. <http://www.tiberiogeo.com.br/texto/TextoUvaMetodologiaHistoriaGeografia.pdf>. Acesso em 18 out. 2017. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, assinale a alternativa que revela a maior contribuição da História Tradicional:
Nota: 20.0
	
	A
	A História Tradicional estabeleceu padrões rigorosos para a metodologia da pesquisa histórica.
Você acertou!
A História Tradicional estabeleceu padrões rigorosos para a metodologia da pesquisa histórica (livro-base, p. 51).
	
	B
	A História Tradicional privilegiou o estudo do cristianismo.
	
	C
	Sua contribuição se dá devido a ser uma inovação teórica para os historiadores.
	
	D
	Contribuiu para o desenvolvimento da criticidade dos historiadores.
	
	E
	A partir dela a escrita foi valorizada e todos os povos foram alfabetizados.
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de História
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A transformação dos registros humanos em documentos históricos depende do trabalho do historiador e das problemáticas relevantes para o seu tempo e sociedade, cabendo a ele dar-lhes nova significação, inseri-los em novos contextos, interrogá-los a partir de temas de estudo e, enfim, realizar todo o trabalho subjetivo de construção de conhecimento subjacente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio: História — Ensino de Quinta a Oitava Séries. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 85. 
Muitos pensadores, como, por exemplo, Heródoto, Tucídides e Aurélio Agostinho contribuíram com a prática dos historiadores da atualidade. De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, relacione cada um dos pensadores listados a seguir aos seus respectivos interesses em relação à História: 
1. Heródoto
2. Tucídides
3. Aurélio Agostinho
(  ) Não se contentava unicamente em descrever, queria também explicar e interpretar os fatos.
(   )  Seu grande desafio era entender a História com base na fé cristã que ele professava.   
(  ) Registrava as histórias com o máximo de detalhes e preocupava-se em diferenciar o falso do verdadeiro.
(   ) Destacou-se nas reflexões teóricas sobre o processo histórico e a natureza do conhecimento historiográfico.
Agora, selecione a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 2 – 3 – 2
	
	B
	2 – 3 – 3 – 1
	
	C
	2 – 3 – 1 – 2
	
	D
	2 – 3 – 1 – 3
Você acertou!
Tucídides não se contentava somente em descrever, queria também explicar e interpretar os fatos.  Heródoto reunia duas características que valem para os historiadores até os dias de hoje: a atenção para os detalhes e a preocupação em separar o falso do verdadeiro.  Aurélio Agostinho foi um pensador que se destacou nas reflexões teóricas sobre o processo histórico e a natureza do conhecimento historiográfico e seu grande desafio era entender a História com base na fé cristã que ele professava (livro-base, p. 43, 44 e 46).
	
	E
	1 – 3 – 2 – 1
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de História
Considere o fragmento de texto a seguir:
“O positivismo é a corrente historiográfica influenciada pelo pensamento filosófico de Auguste Comte, e por outra corrente, o Idealismo alemão, propõe um modelo de ‘História Tradicional’, preocupados em cientificar a história do pensamento e do estudo humano, sugere a buscade fatos passados, limitados em si, numa temporalidade linear”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: PAIXÃO, Dimas. A História a as correntes historiográficas.<http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/pagina_autor.php?cdPoesia=11720&cdEscritor=1123&cdTipoPoesia=&TipoPoesia=>. Acesso em 30 jun. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, a principal reação contra a História Tradicional ou Positivista ocorreu a partir de uma corrente de estudos históricos conhecida como:
Nota: 20.0
	
	A
	Escola de Economia
	
	B
	Escola de Filosofia
	
	C
	Escola de História Moderna
	
	D
	Escola de Annales
Você acertou!
A principal reação contra a História Tradicional ou Positivista ocorreu a partir de uma corrente de estudos históricos conhecida como Escola de Annales (livro-base, p. 52).
	
	E
	Escola de Sociedade e Civilização
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de História
Leia o seguinte trecho de um texto: 
“A Teoria da História é um campo de estudo que busca entender as diversas teorias que o conhecimento histórico envolve. Justamente por não ter uma concepção única de analisar o passado, todas essas teorias alimentam vários debates entres várias concepções”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SALLES, Jéssica Scheer. Teoria da História.<http://www.infoescola.com/historia/teoria-da-historia/>. Acesso em: 31 maio 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, qual história, surgida a partir do século XIX, é considerada rigorosa ao distinguir o que é fato e o que é ficção, mas, ao mesmo tempo, é despida de qualquer comprometimento com determinada concepção moral?
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Pré-História
	
	B
	História antiga
	
	C
	História científica
Você acertou!
A história cientifica é rigorosa ao distinguir o que é fato e o que é ficção, mas ao mesmo tempo despida de qualquer comprometimento com determinada concepção moral, surgida a partir do século XIX (livro-base, p. 48).
	
	D
	História moderna
	
	E
	História medieval
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino de História
Considere a seguinte afirmação: 
“Tradicionalmente, o ensino de História e Geografia aparece no contexto escolar como disciplinas autônomas e isoladas. Essa divisão do conhecimento em áreas bem diferenciadas faz com que o aluno identifique, de forma reducionista, a História com datas, nomes e fatos históricos, e a Geografia com a extensa lista de nomes de países, rios, planaltos, planícies etc.”. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: http://arquivos.castelobranco.br/data/publico/instrucionais/pedagogia/metodologia_ensino_historia_geografia.pdf. Acesso em 30 jun. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, é correto afirmar que a importância do estudo da História é a de:
Nota: 20.0
	
	A
	Colaborar para a formação da cidadania do aluno e do professor.
	
	B
	Estudar o ser humano e suas relações sociais ao longo do tempo.
Você acertou!
A História é uma forma de conhecimento que estuda o ser humano em suas relações sociais ao longo do tempo. Ela visa descobrir como viviam as pessoas do passado, procurando identificar mudanças e permanências nas instituições políticas, na religião, na economia, no campo das ideias, nos costumes etc (livro-base, p. 24).
	
	C
	Investigar o espaço humano e suas formas de transformação e ocupação.
	
	D
	Estudar a vida humana.
	
	E
	Comparar o que fomos com o que pretendemos ser.
Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de História
Leia a informação a seguir:
“A escola elementar, também denominada de escola primária ou primeiras letras", após o Brasil se tornar um Estado independente e monárquico, era lugar destinado a ensinar a "ler, escrever e contar". Os professores das escolas elementares deveriam, segundo os planos de estudos propostos em 1827, utilizar para o ensino da leitura, entre outros textos, a Constituição do Império e História do Brasil".
Caso queira ler mais sobre isto está disponível em BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez. 2018. p. 30.
Considerando a informação acima e os conteúdos da Aula 6 – Vídeo número 3 – Tema: Pesquise, sobre, os desafios do ensino de História, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Ainda que busque modificar a vida acadêmica dos estudantes, a história não deve interferir na forma com que os estudantes se enxergam na sociedade.
	
	B
	O professor deve focar na realidade do estudante, sem se importar em relacionar com o conteúdo histórico, pois este é muito complexo para ele.
	
	C
	 A forma com que o professor de história leciona deve ter como objetivo a memorização dos principais feitos e datas dos personagens históricos do país.
	
	D
	Um desafio do ensino de história é descolar o conteúdo lecionado da realidade do estudante, pois esta realidade deve ser estudada por outras ciências.
	
	E
	O professor deve ser capaz de mostrar ao estudante que ele é um agente ativo da história, sendo capaz de modificar a realidade ao seu redor.
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de História
Leia o seguinte fragmento: 
“Etimologicamente a palavra ‘charge’ vem do francês charger (carregar, exagerar) e constitui um tipo de texto visual e desenhado, cujo objetivo é focalizar uma determinada realidade, geralmente política, sintetizando esse fato. Para decodificar a mensagem contida nesse tipo de texto, deve-se levar em conta o contexto sócio-político em que ela foi produzida”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOUCO, Maria Aparecida Tavares. Leitura, análise e interpretação de charges com fundamentos na teoria semiótica. <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1104-4.pdf>. Acesso em 18 abr. 2019. 
Considerando os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre o gênero charge, marque a alternativa correta:
	
	A
	É a representação em imagem, de caráter burlesco e caricatural, em que se satiriza um fato específico, em geral de caráter político e que é do conhecimento público.
	
	B
	O gênero tem como objetivo protestar, posicionando-se sempre contrários aos governos.
	
	C
	Charge é um gênero textual que tem, geralmente, três ou quatro quadros na horizontal. 
	
	D
	A charge apresenta uma maneira irônica e satírica, em forma de texto escrito, aspectos da sociedade.
	
	E
	A charge é uma imagem que busca passar seriedade e sobriedade em suas críticas e analises sociais.
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de História
Leia o trecho de texto: 
“Thompson buscou em seus trabalhos historiográficos dar voz a homens e mulheres esquecidos nas análises de historiadores marxistas afinados com as teorias estruturalistas. Para tal, buscava perceber através da luta de classes a formação de experiências históricas do operariado inglês do século XVIII. O conceito de experiência serviria para Thompson, como um modelo unificador das ações dos trabalhadores”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JÚNIOR, João Alfredo Costa de Campos Melo.  O Conceito de Experiência Histórica em Edward Thompson. <http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300653140_ARQUIVO_Anpuh2011.pdf>. Acesso em 15 abr. 2019. 
Observando os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre o historiador Edward Thompson, marque a única alternativa correta:
	
	A
	Ele analisa o contexto de transição de sentidos dado ao tempo, e defende a existência de uma oposição entre o tempo da natureza e o tempo do relógio, mais preciso e sincronizado.
	
	B
	Para o autor, o historiador está sempre atrasado: chega tarde ao “laboratório”, somente depois que as experiências já terminaram; contudo, esses experimentos deixam “resíduos” e, com base neles, o estudioso pode tirar suas conclusões.
	
	C
	Compara o historiador comprofissionais como o detetive, o psicanalista e o médico, explicando que, assim como os saberes associados a essas profissões, o saber histórico é indiciário. 
	
	D
	O autor defende a ideia de que a história é a história dos grandes homens e grandes eventos, sendo um dos responsáveis pela renovação do positivismo no século XX.
	
	E
	Edward Thompson seguia uma tradição historiográfica marcada pelos estudos marxistas e, por isso, seu pensamento é fortemente influenciado pela ideia de progresso tecnológico como motor da História.
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de História
Observe a citação: 
“Para Le Goff [...], os campos científicos que estudam a memória atualmente, como a biologia, a psicologia, a neurofisiologia, a psicofisiologia e a psiquiatria, podem contribuir para a compreensão das características e dos problemas da memória social e histórica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, Rosilene de. SILVA, Ligiane Aparecida da. Jacques Le Goff: estudo de conceitos em História da Educação. <http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2009/pdf/39.pdf>. Acesso em 16 abr. 2019. 
Considerando os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre a relação entre história e memória, pensada por Jacques Le Goff, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Le Goff crê que a memória se configura em uma informação precisa sobre o passado.
	
	B
	O historiador não deve ser apenas o divulgador ou guardião da memória, mas, sobretudo, deve ser o crítico dessa manifestação humana.
	
	C
	A memória deve ser encarada como um conceito abstrato; mais que uma propriedade constituinte do psiquismo humano, ela é a própria história vivida, não sujeita a perturbações. 
	
	D
	A seletividade (lembrar de algumas coisas e não de outras) é um caráter da história, mas não da memória.
	
	E
	A memória e a história são sinônimos, portanto, tratam-se da mesma coisa.
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino de História
Atente para a seguinte citação: 
“As discussões sobre fontes históricas têm sido cada vez mais recorrentes. Pesquisadores têm se dedicado a problematizar e ressignificar o uso das mais variadas possibilidades de registro histórico. Primeiro cabe-nos ressaltar que estamos compreendendo como fontes todos os conjuntos documentais que [...] nos auxiliam na compreensão do conhecimento sobre o passado”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BISERRA, Ingrid Karla Cruz. SANTOS, Silvânia da Silva. O uso das normativas oficiais como fonte para a história da educação: uma interpretação sobre o tema. <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA1_ID1573_18052015110924.pdf>. Acesso em 16 abr. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre os chamados documentos oficiais, analise as afirmativas e, em seguida, assinale a única alternativa correta:
	
	A
	É basicamente qualquer vestígio sobre o passado que foi conservado, acidental ou propositalmente, e chegou às mãos de um pesquisador que resolveu indagá-lo em busca de informações sobre períodos remotos.
	
	B
	Os documentos eclesiásticos, chancelados pela Igreja, também são considerados documentos oficiais: atas de batismo, de casamento e de óbito; processos de casamento; processos inquisitoriais; entre outros.
	
	C
	Recebem essa denominação, sobretudo, por serem confeccionados por entidades privadas que atendem a interesses de particulares.
	
	D
	Os documentos oficiais são as únicas fontes de pesquisa confiáveis para um historiador e, por isso, recebem atenção especial dentro do campo histórico.
	
	E
	Por documentos oficiais entende-se toda documentação produzida no âmbito das Forças Armadas e excluem-se os documentos produzidos em instituições diferentes desta.
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de História
Leia a citação: 
“As tirinhas pertencem a um hipergênero, denominado quadrinhos, que agrega outros gêneros como, por exemplo, os cartuns, as charges, as tiras cômicas, as tiras cômicas seriadas e as tiras seriadas. Essa abordagem é apontada por Ramos [...] ao esclarecer as especificidades e os diversos elementos composicionais compartilhados entre os gêneros narrativos abrigados dentro desse grande guarda-chuva das histórias em quadrinhos, publicados em variados formatos e suportes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARGAS, Suzana Lima. MAGALHÃES, Luciane Manera. O gênero tirinhas: uma proposta de sequência didática. <http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2012/08/Texto-05.pdf>. Acesso em 17 abr. 2019. 
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre o gênero tirinha, pode-se afirmar:
	
	A
	É composta de um quadro só, em que se satiriza um fato específico, em geral de caráter político e que é do conhecimento público.
	
	B
	A tirinha é um gênero textual que tem, geralmente, uma longa sequência de vários quadros na horizontal e vertical, igual às histórias em quadrinhos.
	
	C
	É muito presente nos jornais de grande circulação. Pode ser visual e verbal ou somente visual. 
	
	D
	A tirinha não permite análises de questões históricas e sociais que vão para além do que está exatamente exposto no desenho.
	
	E
	 Assim como as charges, as tirinhas são desprovidas de conteúdo histórico e social.
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de História
Observe a imagem: 
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem, ela está disponível em: CAVAZZANI, André L.; CUNHA, Rogério P. da. Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 139. 
Levando em consideração a imagem e os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre Jacques-Louis David e sua obra acima representada (a charge O governo inglês), assinale a alternativa correta:
	
	A
	O pintor acreditava que a arte seria capaz de criar uma comunidade virtuosa.
	
	B
	David retratava personagens, como os “vilões”, de maneira incompreensível para letrados e iletrados.
	
	C
	A obra em questão, exaltava a monarquia britânica, o que se nota pela forma da figura representada com a coroa.
	
	D
	A charge “O governo inglês” é uma sátira da monarquia brasileira.
	
	E
	Na charge, o pintor mostra como o povo era bem tratado pela monarquia britânica.
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino de História
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Durante a década de 1990, diversas iniciativas curriculares foram instituídas no Brasil. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental foram os primeiros a ser definidos pelo Ministério da Educação (MEC) e a virem a público no final de 1995, quando uma versão preliminar foi encaminhada para consulta e avaliação a professores e acadêmicos de várias instituições do país”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  BONAMINO, Alicia. MARTÍNEZ, Silvia Alícia.  Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: a participação das instâncias políticas do Estado. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 80, set., 2002, p. 368-385, p. 369. <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12937>. Acesso em 14 abr. 2019. 
Considerando essa citação e os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Divididos por áreas, os PCN defendem veementemente a retirada da disciplina de História nos currículos escolares.
	
	B
	São documentos obrigatórios às escolas públicas e opcionais às privadas e foram editados para ajudar os professores na construção de novos currículos e metodologias de ensino.
Você acertou!
Comentário: A letra B está correta, pois conforme o livro-base: “Obrigatórios às escolas públicas e opcionais àsprivadas, foram editados para ajudar os professores na construção de novos currículos e metodologias de ensino, como referenciais de qualidade para nortear a educação. Divididos por áreas, os PCN defendem veementemente a presença da disciplina de História nos currículos escolares [...]” (livro-base, p. 72).
	
	C
	Os PCN universalizaram os conteúdos para a construção dos currículos em escolas públicas e privadas. 
	
	D
	Os PCN são obrigatórios somente para as escolas privadas, as escolas públicas seguem os parâmetros de maneira opcional.
	
	E
	Os PCN dividiram os conhecimentos por áreas, por isso juntaram as disciplinas de História e Geografia em Estudos Sociais.
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de História
Considere a seguinte afirmação: 
“Por muito tempo, as histórias em quadrinhos foram objeto de fortes críticas e rejeição, tanto por parte de professores, quanto dos pais dos alunos, por acreditarem que a brevidade dos textos promovesse o afastamento das crianças da leitura e dos livros de literatura infantil. Aos poucos, entretanto, foram sendo incluídas nos livros didáticos, chegando hoje a ser utilizadas em diferentes áreas para o ensino dos diversos conteúdos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARGAS, Suzana Lima. MAGALHÃES, Luciane Manera. O gênero tirinhas: uma proposta de sequência didática. <http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2012/08/Texto-05.pdf>. Acesso em 17 abr. 2019. 
Considerando os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre o uso de quadrinhos em sala de aula, marque a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Não podemos esquecer que os autores de HQs são fruto do contexto histórico da época da produção desse gênero textual.
Você acertou!
Comentário “[…] as HQs são uma arte sequencial na qual a conexão entre imagem e texto cria uma mensagem a ser decodificada. Além disso, são um produto da indústria cultural; portanto, não podemos desprezar o fato de seus autores e seus editores serem fruto do contexto histórico da época da produção desse gênero textual [...]” (livro-base, p. 130)
	
	B
	As histórias em quadrinhos não podem ser considerados um produto da indústria cultural, pois são feitas para crianças.
	
	C
	Para a análise de uma HQ deve-se observar somente as imagens, que são a parte principal da mensagem.
	
	D
	Uma análise bem feita de uma HQ foca-se somente na parte textual da história, visto que as imagens estão lá apenas para ilustrar as falas.
	
	E
	É importante estar atento ao fato de que os autores do gênero são neutros, pois dedicam-se sua produção ao público infantil.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes