Buscar

papel do gestor de RH e suas atividades no âmbito organizacional,

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

4
SUMÁRIO
1 INTRODUCÃO	.......................................................................................................03.
2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................	04.
2.1 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO........................................................................	04.
2.2 PASSO 2	0
2.3 GESTÃO DO CONHECIMENTO	0
2.4 PASSO 4	0
2.5 PASSO 5 .......................................................................................................0
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................. 0
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................ 0 
INTRODUÇÃO
Este estudo tem como objetivo geral fazer com que, enquanto discente seja desenvolvida uma reflexão e consequente analise acerca do papel do gestor de RH e suas atividades no âmbito organizacional, compreendendo os aspectos organizacionais, aspectos humanos, culturais e trabalhistas, que influenciam a dinâmica social no âmbito organizacional. Diante disso, para o desenvolvimento do trabalho a metodologia tem como base pesquisa bibliográfica, utilizou-se de materiais disponíveis em livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares e pertinentes ao tema proposto. Dentre o teóricos que colaboram para o desenvolvimento deste estudo destacam-se: Kotler (1999) que salienta o fato de que, atualmente, o foco das instituições é o homem; Chiavenato (2010) corroborando e enfatizando a premissa de que não existem organizações sem pessoas; Chiavenato (1994) ressalta que, existe uma grande diferença entre gerenciar pessoas e gerenciar com pessoas; dentre outros.
A Situação Geradora de aprendizagem tem como base a empresa GE CELMA, unidade de negócios da GE – General Electric, localizada em Petrópolis, Rio de Janeiro, possui aproximadamente 1000 colaboradores, é especializada em reparo e revisão de turbinas aeronáuticas. A empresa GE CELMA foi premiada em 2008 pelas práticas adotadas em gestão de pessoas. Dez anos se passaram e você foi contratado com o desafio de analisar as práticas adotadas, relatadas no estudo de caso, e sugerir práticas atuais que levem a GE a se manter na vanguarda da gestão de pessoas, conforme os direcionamentos das disciplinas do semestre.
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar (PTI) terá como temática a análise de práticas de gestão de pessoas adotadas por organizações já estabelecidas e de credibilidade no mercado. Para o desenvolvimento serão seguidas etapas destacando conceitos referentes ao processo de recrutamento e seleção, as práticas trabalhistas, Gestão do Conhecimento, Auditoria e consultoria em RH, e Comportamento Organizacional.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. DESAFIO 1 – RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
2.1.1. Fontes de Recrutamento
- Considerando que a GE Celma prioriza o recrutamento interno, discuta quais são os aspectos que o profissional de RH, juntamente com o gestor da área com vaga em aberto precisam analisar antes de escolher um candidato interno para promoção ou transferência?
De modo geral, cabe ao Gestor em conjunto com o RH pontuar todos os detalhes que são referentes à vaga definir o perfil desejado para ela. Dos aspectos a serem considerados para o recrutamento interno o primeiro deve partir da analise da vaga disponível, quais as habilidades essenciais para que a mesma seja ocupada, por conseguinte, a descrição detalhada da mesma, assim posto, as competências e as habilidades pertinentes ao cargo segue o mapeamento dos possíveis candidatos que possam atender as necessidades pontuadas na vaga. Diante disso, acredita-se que sem uma analise detalhada tanto do que a vaga requer, quanto dos habilitados para ocupa-la é impossível promover ou transferir um colaborador de forma significativa. 
- O que é o recrutamento online? Quais são as vantagens e desvantagens dessa prática?
O recrutamento online pode ser definido como uma ferramenta inovadora para o setor de Recursos Humanos que facilita o acesso da empresa a candidatos específicos e em pouco tempo, onde há pouco ou mesmo nenhum contato presencial com o candidato. Dentre as vantagens é possível apontar, perfil profissional acessível em tempo real e em qualquer computador com acesso à internet, maior poder de alcance, melhor gerenciamento das etapas, a agilidade, o baixo custo e a automação de algumas etapas. Visto que, é possível testes de personalidade, entrevistas a distância (via Skype, por exemplo), provas de raciocínio lógico, de proficiência em uma segunda língua, entre muitas outras coisas. Quanto as desvantagens a principal é a impessoalidade, posto que, como não há contato, o gestor corre risco de ter uma impressão muito básica, e talvez errônea de alguns aspectos do candidato e também a possibilidade de alguns candidatos não darem muita credibilidade ao processo seletivo considerando este distanciamento.
- Qual a sua opinião sobre o uso das redes sociais e profissionais na captação de talentos?
Acredito que o uso de redes sociais seja pertinente, posto que, atualmente, as pessoas estão expondo cada vez mais, e muito pode ser observado e considerado quando se avalia o acesso a um grande leque de profissionais. 
2.1.2. Processo de Seleção.
Considerando as práticas de seleção adotadas pela empresa GE Celma, discuta:
- Qual o objetivo e o que se espera da entrevista no processo de seleção?
Consiste em confirmar as informações disponibilizadas no currículo, além de, levantar mais detalhes, mensurar o desempenho e comportamento do futuro funcionário, além de avaliar suas habilidades. 
- Quais itens fazem devem fazer parte de um roteiro de entrevista?
No primeiro momento, é pertinente que na entrevista constem todos os dados pessoais do entrevistado; o histórico escolar e profissional. Por conseguinte:
Por que você escolheu essa profissão?
Qual foi a situação mais difícil de resolver e o que você fez para lidar com esse problema?
Quais são os seus maiores defeitos e o que você procura fazer para melhorá-los?
Descreva uma situação em que você teve um grande problema internamente ou com um cliente. Conte o que fez para lidar com esse desafio. 
Qual foi a meta que você teve mais orgulho de atingir?
O que mais te desmotiva no trabalho?
Por que você quer trabalhar com a nossa equipe?
O que você sabe sobre a nossa empresa? 
Quais são os seus planos para o futuro? 
- Descreva o que é a entrevista online, como deve ser o seu preparo e quando utilizar num processo de seleção.
A entrevista online deve seguir a mesma estrutura da entrevista presencial considerando a conferencia dos dados pessoas e profissionais informados no currículo, posto que, a entrevista online nada mais do que o procedimento padrão desenvolvimento por meio online, Skype e/ou celular via câmera. Quanto ao preparo, deve se considerar como sendo o mesmo procedimento pessoal, com a mesma seriedade como se o entrevistador estivesse fisicamente próximo, uma vez que, online, esta face-a-face, considerando um processo de seleção por competências é um modelo diferenciado cada vez mais utilizado pelas organizações, pois ao mesmo tempo em que é focado no perfil, é mais objetivo e é realizado por uma ordem de amplo valor agregado para as companhias.
- Indique oportunidades para a utilização da entrevista online no processo de seleção da GE Celma.
É pertinente considerar a grande quantidade de candidatos, e principalmente, a agilidade de acesso e desenvolvimento no processo de contratação.
Atualmente existe uma tendência de perguntas inusitadas na entrevista ou etapas inusitadas nos processos de seleção. - Qual o objetivo dessa prática? Você recomenda a adoção dessa prática nos processos de seleção da GE Celma? Justifique.
Entrevista de Desligamento
- Descreva o que é a entrevista de desligamento, quais são seus objetivos
e a importância das empresas adotarem esta prática no universo da gestão de pessoas.
2.2. DESAFIO 2 – PRÁTICAS TRABALHISTAS
- O que distingue
salário de remuneração?
A palavra salário vem do latim salarium, que se remete a parte do soldo pago aos soldados romanos em sal. Dessa forma se originou a palavra salário, que vem do latim salarium, que significa pagamento com sal (RIBEIRO, 2006). Para Nascimento (2009), o salário é o conjunto de prestação econômica devido pelo empregador ao colaborador em função da contraprestação do trabalho, do período em que o empregado fica em disposição do empregador aguardando ordens, do descanso devidamente remunerado, das interrupções legais que ocorre na vigência do contrato de trabalho e por força de lei.
Art. 458- Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações “in natura” que a empresa, por força de contrato ou de costume, fornece habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas (CLT/2015).
A palavra remuneração tem sua origem na Antiguidade, antes de Cristo. No reinado de Nabucodonosor, os trabalhadores envolvidos na produção de tecidos recebiam salários de incentivos para desenvolver suas tarefas (RIBEIRO, 2006). Remuneração é o procedimento que não necessita de contrato formal, pois funciona de certa forma como recompensa pelos serviços intelectuais ou/e braçais prestados. Quando este é somado ao salário, obtém-se a remuneração. No entanto, salário é o que recebemos por força de contrato e remuneração é a soma de parcelas que adquirimos e que, ao serem somadas ao salário contratual, torna-se a remuneração total. (FRANCO, 2012). A remuneração indica a totalidade dos ganhos do empregado, pagos diretamente ou não pelo empregador.
A remuneração tem componentes intrínsecos importantes, como todo processo de valorização. A remuneração traduz em muitas situações a importância relativa da pessoa para empresa e seu status profissional para o mercado. Ao tratarmos a remuneração como um fator objetivo, perdemos a perspectiva de todo o seu valor simbólico em nossa sociedade (DUTRA, 2012, p.181).
Nos artigos da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), 457; 458 (Do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943) nos trazem a definição jurídica de remuneração e salário: Art. 457- Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber (CLT/2015).
- Esclareça se o PPR pago pela empresa pode ser considerado remuneração.
Participação nos Resultados
- De que forma e quando o empregado tem direito à participação nos
resultados da empresa? Justifique, com base na legislação.
De acordo com o estudo de caso, O PPR de 2007, pago pela empresa GE
Celma em 2008, atingiu o valor de 1.44 salários e a meta máxima era de 1.8
salários.
- Considerando um colaborador que recebe mensalmente o piso nacional
de salário mínimo no valor de R$ 998,00, calcule o quanto ele recebeu no
mês, com o pagamento da Participação dos Resultados, tendo em vista que
o valor atingido foi de 1,44.
Tributação sobre benefícios
- Com base na Lei complementar 13467/2017 determine se os benefícios
que a empresa GE Celma oferece, podem ser pagos em holerite sem que
haja incidência de tributação sobre os valores.
2.3. DESAFIO 3 – GESTÃO DO CONHECIMENTO. 
- Sendo assim, para auxiliá-la, descreva o que é conhecimento tácito e explícito?
- Quais são os conhecimentos tácitos e explícitos que a GE Celma utiliza ou pode utilizar em sua atuação?
- De que forma eles podem ser acessados no ambiente interno e externo
da organização para a criação de redes de conhecimento?
Ainda em sua missão, a GE Celma assume a certeza de ir ao encontro
das necessidades de seus clientes com soluções eficazes, o que demonstra a
importância do processo de inovação para que ela possa assegurar o alcance
dessas soluções e crescer com a lucratividade esperada pelos seus acionistas.
Diante disto, responda as seguintes questões:
- O que é inovação e como a gestão do conhecimento pode contribuir para os processos de inovação nas organizações?
Para Chiavenato (2000, p. 681), que a gestão do conhecimento é um processo integrado destinado a criar, organizar, disseminar e intensificar o conhecimento para melhorar o desempenho global da organização. Dessa forma, havendo uma gestão considerável do conhecimento utilizado por meio de ferramentas de Gestão do conhecimento é possível desenvolver inovações para as empresas. Para Chiavenato (2000), a inovação melhora a posição estratégica da organização e permite vantagens como; melhor desempenho organizacional, facilidade de engajamento e retenção dos melhores talentos, estimula o aprendizado e a transferência de conhecimento, proporcionam diversificação e desenvolvimento profissional, e apresentação de níveis de integração multicultural, funcional cruzada e operacional. A inovação é à base da competição moderna. Assim, a prática da gestão do conhecimento é uma ferramenta importante para gerar inovação na empresa.
- Qual a diferença entre gestão do conhecimento e gestão da informação?
Para Chiavenato (2000, p. 681), que a gestão do conhecimento é um processo integrado destinado a criar, organizar, disseminar e intensificar o conhecimento para melhorar o desempenho global da organização. Enquanto que, Gestão da informação diz respeito a um ciclo de atividade organizacional: a aquisição de informações a partir de uma ou mais fontes, a custódia e a distribuição de informações para aqueles que precisam, e a sua melhor disposição através de arquivamento ou eliminação.
- Como as práticas de gestão de pessoas adotadas pela GE Celma podem contribuir para a inovação na organização?
2.4. DESAFIO 4 – AUDITORIA E CONSULTORIA EM RH.
2.5. DESAFIO 5 - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
- Qual é a definição de liderança que mais de adéqua à missão, visão e
valores da GE Celma?
Considerando as influências sofridas dentro de cada empresa, Bergamini (1994, p. 88) "constata-se que a maior parte dos autores conceitua liderança como processo de influência de um indivíduo sobre outro indivíduo ou grupo, com vistas à realização de objetivos em uma situação dada". A influência tem vários graus, que vão desde a coação, a persuasão, a sugestão até a emulação. A influência é ligada ao conceito de poder e de autoridade, assim abrangendo todas as formas de manipular o comportamento de pessoas ou de grupos de pessoas.
- Descreva qual é a relevância de possuir e desenvolver uma equipe de líderes atuante e forte para o crescimento, bom desempenho dos negócios e reputação da empresa GE Celma?
Segundo Bennis (1996), as principais características que os líderes possuem são: visão sistêmica, paixão, integridade (autoconhecimento, sinceridade e maturidade), curiosidade e audácia. Contudo, conforme foram se ampliando os estudos vinculados a liderança, o foco nas características do líder foi abandonado para se destacar às coisas que ele fazia – o estilo de liderança do líder. O poder é a capacidade de influenciar que pode ou não ser exercida. “Nunca como hoje, em uma época de mudanças, incertezas, globalização e competitividade a liderança se tornou tão importante para o sucesso organizacional”. Esclarece Chiavenato (2010, p.346). Por outro lado, a autoridade é o poder que uma pessoa tem em virtude do papel que exerce o poder legal é socialmente aceito. Diante disso, cabe ressaltar que, para Bennis (1996, p. 78), “a presença do líder é importante para a eficácia das organizações, para as frequentes turbulências e mudanças do ambiente e para a integridade das instituições”. A prosperidade de qualquer instituição está diretamente ligada a um bom comando.
- Descreva qual é a diferença conceitual entre esses dois processos de desenvolvimento pessoal e profissional: o Coaching e o Mentoring.
- Qual é a vantagem (ou vantagens) para os futuros líderes da companhia participarem de um plano de Coaching e também do programa formal de Mentoring? Quais os benefícios para a empresa como
um todo?
- Foi solicitado que você dê ideias sobre um programa de treinamento comportamental voltado para a liderança da empresa GE Celma. Qual seria a sua sugestão?
- Mantendo essa tradição de cuidar da qualidade de vida de seus funcionários e considerando as múltiplas dimensões que englobam a qualidade de vida no trabalho (biológica, psíquica, social e organizacional), você deverá propor um novo programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) para a GE Celma, que seja coerente com o perfil e as necessidades da empresa, descrevendo seu projeto através das seguintes etapas:
a) Proposta de um programa de QVT: esse programa atenderá quais
necessidades da empresa? Justifique.
b) Objetivo(s) do programa de QVT: o que se pretende alcançar com a
realização desse programa?
c) Como será desenvolvido o programa de QVT: quais métodos e
procedimentos serão utilizados? De que maneira será realizado? Quais
estratégias para envolver todos os colaboradores? Quem será o
responsável (ou responsáveis)? Quais os prazos a serem cumpridos
(cronograma)?
d) Resultados esperados: que efeitos concretos são esperados?
CONCLUSÃO
Essa é a oportunidade que você tem de apresentar um parecer/recomendação
sobre as práticas de gestão de pessoas adotadas pela empresa GE Celma,
abordando os seguintes aspectos:
- a política de recrutamento e seleção adotada pela GE Celma, contribui para
sua “employer branding” (marca de boa empresa empregadora)?
- a política adotada pela empresa GE Celma oferecendo aos colaboradores a
Participação no Resultado e demais benefícios torna a empresa de vanguarda
nas práticas de gestão de pessoas?
A gestão do conhecimento e as práticas de gestão de pessoas adotadas na
empresa favorecem a inovação?
- a prática da auditoria traz benefícios para a gestão de pessoas na empresa?
- os programas de desenvolvimento de líderes, bem como as práticas
relacionadas à Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), realizados pela GE Celma
oportunizam aos colaboradores o desenvolvimento pessoal e profissional,
resultando em benefícios para a própria organização?
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BENNIS, Warren. A formação do líder. São Paulo: Atlas, 1996.
BERGAMINI, Cecília W. Liderança: administração do sentido. São Paulo: Atlas, 1994.
CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), 457; 458 (Do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943): - Artigo 3º redação dada pelo decreto-lei nº5452/43, de 1.05.1943.
CHIAVENATO, R. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6ª Ed. Rio de Janeiro, 2000.
CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: A dinâmica do sucesso das organizações. 2ª ed. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2010.
DUTRA, Joel de Souza. Gestão de Pessoas: modelo, processos, tendência e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2012.
FRANCO, José de Oliveira. Cargos Salários e Remunerações. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.
NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciação ao Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, 2009.
RIBEIRO, Antônio de L. Gestão de Pessoas. São Paulo: Saraiva 2006.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais