A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
papel do gestor de RH e suas atividades no âmbito organizacional,

Pré-visualização | Página 1 de 3

4
SUMÁRIO
1 INTRODUCÃO	.......................................................................................................03.
2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................	04.
2.1 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO........................................................................	04.
2.2 PASSO 2	0
2.3 GESTÃO DO CONHECIMENTO	0
2.4 PASSO 4	0
2.5 PASSO 5 .......................................................................................................0
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................. 0
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................ 0 
INTRODUÇÃO
Este estudo tem como objetivo geral fazer com que, enquanto discente seja desenvolvida uma reflexão e consequente analise acerca do papel do gestor de RH e suas atividades no âmbito organizacional, compreendendo os aspectos organizacionais, aspectos humanos, culturais e trabalhistas, que influenciam a dinâmica social no âmbito organizacional. Diante disso, para o desenvolvimento do trabalho a metodologia tem como base pesquisa bibliográfica, utilizou-se de materiais disponíveis em livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares e pertinentes ao tema proposto. Dentre o teóricos que colaboram para o desenvolvimento deste estudo destacam-se: Kotler (1999) que salienta o fato de que, atualmente, o foco das instituições é o homem; Chiavenato (2010) corroborando e enfatizando a premissa de que não existem organizações sem pessoas; Chiavenato (1994) ressalta que, existe uma grande diferença entre gerenciar pessoas e gerenciar com pessoas; dentre outros.
A Situação Geradora de aprendizagem tem como base a empresa GE CELMA, unidade de negócios da GE – General Electric, localizada em Petrópolis, Rio de Janeiro, possui aproximadamente 1000 colaboradores, é especializada em reparo e revisão de turbinas aeronáuticas. A empresa GE CELMA foi premiada em 2008 pelas práticas adotadas em gestão de pessoas. Dez anos se passaram e você foi contratado com o desafio de analisar as práticas adotadas, relatadas no estudo de caso, e sugerir práticas atuais que levem a GE a se manter na vanguarda da gestão de pessoas, conforme os direcionamentos das disciplinas do semestre.
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar (PTI) terá como temática a análise de práticas de gestão de pessoas adotadas por organizações já estabelecidas e de credibilidade no mercado. Para o desenvolvimento serão seguidas etapas destacando conceitos referentes ao processo de recrutamento e seleção, as práticas trabalhistas, Gestão do Conhecimento, Auditoria e consultoria em RH, e Comportamento Organizacional.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. DESAFIO 1 – RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
2.1.1. Fontes de Recrutamento
- Considerando que a GE Celma prioriza o recrutamento interno, discuta quais são os aspectos que o profissional de RH, juntamente com o gestor da área com vaga em aberto precisam analisar antes de escolher um candidato interno para promoção ou transferência?
De modo geral, cabe ao Gestor em conjunto com o RH pontuar todos os detalhes que são referentes à vaga definir o perfil desejado para ela. Dos aspectos a serem considerados para o recrutamento interno o primeiro deve partir da analise da vaga disponível, quais as habilidades essenciais para que a mesma seja ocupada, por conseguinte, a descrição detalhada da mesma, assim posto, as competências e as habilidades pertinentes ao cargo segue o mapeamento dos possíveis candidatos que possam atender as necessidades pontuadas na vaga. Diante disso, acredita-se que sem uma analise detalhada tanto do que a vaga requer, quanto dos habilitados para ocupa-la é impossível promover ou transferir um colaborador de forma significativa. 
- O que é o recrutamento online? Quais são as vantagens e desvantagens dessa prática?
O recrutamento online pode ser definido como uma ferramenta inovadora para o setor de Recursos Humanos que facilita o acesso da empresa a candidatos específicos e em pouco tempo, onde há pouco ou mesmo nenhum contato presencial com o candidato. Dentre as vantagens é possível apontar, perfil profissional acessível em tempo real e em qualquer computador com acesso à internet, maior poder de alcance, melhor gerenciamento das etapas, a agilidade, o baixo custo e a automação de algumas etapas. Visto que, é possível testes de personalidade, entrevistas a distância (via Skype, por exemplo), provas de raciocínio lógico, de proficiência em uma segunda língua, entre muitas outras coisas. Quanto as desvantagens a principal é a impessoalidade, posto que, como não há contato, o gestor corre risco de ter uma impressão muito básica, e talvez errônea de alguns aspectos do candidato e também a possibilidade de alguns candidatos não darem muita credibilidade ao processo seletivo considerando este distanciamento.
- Qual a sua opinião sobre o uso das redes sociais e profissionais na captação de talentos?
Acredito que o uso de redes sociais seja pertinente, posto que, atualmente, as pessoas estão expondo cada vez mais, e muito pode ser observado e considerado quando se avalia o acesso a um grande leque de profissionais. 
2.1.2. Processo de Seleção.
Considerando as práticas de seleção adotadas pela empresa GE Celma, discuta:
- Qual o objetivo e o que se espera da entrevista no processo de seleção?
Consiste em confirmar as informações disponibilizadas no currículo, além de, levantar mais detalhes, mensurar o desempenho e comportamento do futuro funcionário, além de avaliar suas habilidades. 
- Quais itens fazem devem fazer parte de um roteiro de entrevista?
No primeiro momento, é pertinente que na entrevista constem todos os dados pessoais do entrevistado; o histórico escolar e profissional. Por conseguinte:
Por que você escolheu essa profissão?
Qual foi a situação mais difícil de resolver e o que você fez para lidar com esse problema?
Quais são os seus maiores defeitos e o que você procura fazer para melhorá-los?
Descreva uma situação em que você teve um grande problema internamente ou com um cliente. Conte o que fez para lidar com esse desafio. 
Qual foi a meta que você teve mais orgulho de atingir?
O que mais te desmotiva no trabalho?
Por que você quer trabalhar com a nossa equipe?
O que você sabe sobre a nossa empresa? 
Quais são os seus planos para o futuro? 
- Descreva o que é a entrevista online, como deve ser o seu preparo e quando utilizar num processo de seleção.
A entrevista online deve seguir a mesma estrutura da entrevista presencial considerando a conferencia dos dados pessoas e profissionais informados no currículo, posto que, a entrevista online nada mais do que o procedimento padrão desenvolvimento por meio online, Skype e/ou celular via câmera. Quanto ao preparo, deve se considerar como sendo o mesmo procedimento pessoal, com a mesma seriedade como se o entrevistador estivesse fisicamente próximo, uma vez que, online, esta face-a-face, considerando um processo de seleção por competências é um modelo diferenciado cada vez mais utilizado pelas organizações, pois ao mesmo tempo em que é focado no perfil, é mais objetivo e é realizado por uma ordem de amplo valor agregado para as companhias.
- Indique oportunidades para a utilização da entrevista online no processo de seleção da GE Celma.
É pertinente considerar a grande quantidade de candidatos, e principalmente, a agilidade de acesso e desenvolvimento no processo de contratação.
Atualmente existe uma tendência de perguntas inusitadas na entrevista ou etapas inusitadas nos processos de seleção. - Qual o objetivo dessa prática? Você recomenda a adoção dessa prática nos processos de seleção da GE Celma? Justifique.
Entrevista de Desligamento
- Descreva o que é a entrevista de desligamento, quais são seus objetivos
e a importância das empresas adotarem esta prática no universo da gestão de pessoas.
2.2. DESAFIO 2 – PRÁTICAS TRABALHISTAS
- O que distingue