Buscar

Apol Literatura Infantojuvenil 1

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Literatura Infantojuvenil
Considere a seguinte citação: 
“Lemos da maneira como nos foi ensinado e a nossa capacidade de leitura depende, em grande parte, desse modo de ensinar, daquilo que nossa sociedade acredita ser objetivo de leitura e assim por diante. A leitura simples é apenas a forma mais determinada de leitura, porque esconde sob a aparência de simplicidade todas as implicações contidas no ato de ler e de ser letrado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006, p. 29-30. 
A partir da citação acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Literatura infantojuvenil em relação à organização de um projeto de leitura competente e eficaz que considere o horizonte de expectativa do aluno, o professor deverá: 
Nota: 20.0
	
	A
	sempre selecionar textos que correspondam ao horizonte de expectativa do leitor, para não frustrá-lo e o habituar ao ato da leitura. Essa correspondência é sempre necessária devido ao fato de, na maioria dos casos, o professor trabalhar com não leitores e precisar cativá-los.
	
	B
	prever a necessidade de se apresentarem novas leituras ao aluno, as quais podem vir no formato de outros gêneros literários, mas que desafiem a percepção do leitor e o desacomodem, exercitando sua reflexão crítica e surpreendendo seu horizonte de expectativa.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra b). No projeto de trabalho com a leitura literária o professor não deverá apenas corresponder ao horizonte de expectativa do leitor, mas também deverá ampliá-lo com a seleção de novas leituras e novos gêneros. Um mesmo estilo de leituras limita a percepção do leitor em formação e não o amadurece. Levar em consideração o horizonte de expectativa do leitor é importante para o início do trabalho, pois uma seleção de obras sempre deverá levar em consideração o público leitor a ser atingido (livro-base, p. 54).
	
	C
	evitar, na seleção de leituras, a variação de gêneros literários, porque para suprir o horizonte de expectativa do aluno é importante exercitá-lo num único gênero e, somente quando dominá-lo totalmente, ofertar outros tipos de leitura. Isso garante que o aluno não se desinteresse do processo de leitura.
	
	D
	desconsiderar no início a preocupação de corresponder ao horizonte de expectativa do aluno logo no início do processo, pois o leitor deverá ser exposto a vários tipos de textos para que possa identificar aquilo que lhe agrada.
	
	E
	não levar em consideração o aluno num primeiro momento, baseando a organização de seu projeto de leitura naquilo que acredita ser a melhor seleção pensando no processo de formação de leitor. Na medida em que forem bem selecionadas, as leituras propostas acabam por cativar o público leitor.
 
Questão 2/5 - Literatura Infantojuvenil
Leia o texto a seguir: 
“[...] o conto maravilhoso possui personagens não determinadas historicamente e narra como as coisas ‘deveriam acontecer’, satisfazendo assim uma expectativa do leitor e contrariando o universo real, em que nem sempre as coisas acontecem da forma que gostaríamos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOTLIB, Nádia B. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2001, p. 17. 
Para que não haja essa quebra de expectativa, o conto tradicional mantém uma estrutura fixa, possuindo um único núcleo dramático do qual é desencadeada a ação. Diante dessa constatação e de acordo com os conteúdos do livro Literatura infantojuvenil, relacione os elementos que compõem a estrutura fixa do conto clássico infantil com suas respectivas características ou ações. 
(1) Situação inicial
(2) Desenvolvimento
(3) Situação final 
(  ) Herói tem sua carência suprida.
(  ) Surgimento da carência ou conflito motivador da ação.
(  ) Enfrentamento do desconhecido e superação das dificuldades pelo herói.
(  ) Recuperação da harmonia e do equilíbrio.
(  ) Apresentação do herói.
Agora, marque a sequência correta.
Nota: 20.0
	
	A
	1– 2– 2– 3– 1
	
	B
	2– 1– 3– 3– 2
	
	C
	3– 2– 3– 2– 1
	
	D
	3– 1– 2– 3– 1
Você acertou!
A alternativa correta é a letra d). A situação inicial de um conto clássico se caracteriza pela apresentação do herói e o surgimento do conflito ou carência motivadores da ação. O desenvolvimento se caracteriza pelo enfrentamento do desconhecido e pela superação das dificuldades pelo herói. A situação final é caracterizada pela resolução do conflito inicial, ou seja, a recuperação da harmonia e do equilíbrio (livro-base p. 65-66).
	
	E
	3– 1– 3– 2– 1
Questão 3/5 - Literatura Infantojuvenil
Leia o texto a seguir: 
Diferentemente da literatura direcionada para o público adulto, que existe há milhares de anos como expressão artística nos mais diversos contextos sócio-históricos, nas mais diversas culturas, a Literatura Infantil dependeu de uma série de fatores que determinaram a sua necessidade e, consequentemente, a sua origem.
Fonte: Texto elaborado pela autora do banco de questões. 
Considerando o texto dado e os conteúdos do livro-base Literatura infantojuvenil, assinale a alternativa que apresenta corretamente os fatores que determinaram a origem da Literatura Infantil:
Nota: 20.0
	
	A
	A origem da literatura infantil está ligada ao fortalecimento do regime monárquico na Europa, o qual dependia da educação formal de seus sucessores, o que pode se perceber pela valorização de príncipes e princesas nos contos de fadas.
	
	B
	A origem está ligada à ascensão da classe burguesa na Europa, que chegou ao seu auge no século XVIII, e à consequente criação de um conceito de infância. A criança foi reconhecida, então, como um ser em processo de desenvolvimento que precisava de cuidados e educação escolar.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra b). A especificidade do surgimento da Literatura Infantil está ligada à ascensão da classe burguesa e da criação do conceito de infância, o que gerou a necessidade de se criarem obras literárias adequadas a esse público, não sendo assim, uma influência direta da Igreja, mas sim um interesse de classe, devido à valorização da criança dentro da estrutura da família burguesa. A ascensão da classe burguesa enfraqueceu o regime monárquico na medida em que a ele se opôs uma vez que tal regime limitava sua ascensão política e econômica (livro-base, p.26 e 27).
	
	C
	A origem está ligada ao domínio da Igreja Católica sobre as instituições de ensino, numa tentativa de modelar as mentalidades de crianças e jovens para os preceitos da religião. 
	
	D
	A origem se deve ao declínio da burguesia, que por essa razão precisou produzir livros que recuperassem os valores que perdera por volta do fim do século XVIII.
	
	E
	A literatura Infantil foi criada como entretenimento para as crianças que passaram a ficar muito tempo sozinhas em casa, apenas acompanhadas de amas, sem a possibilidade de uma orientação moral dos adultos.
Questão 4/5 - Literatura Infantojuvenil
Atente para o seguinte enunciado: 
A Literatura Infantil e a relação que se estabelece na tríade autor-obra-leitor vêm se modificando ao longo da história. Como um gênero recente, se comparado à literatura para adultos, não havia referências para a sua produção, acabando por ficar determinada muito mais por uma questão utilitarista, determinada por um contexto sócio-histórico, do que artística.
Fonte: Texto elaborado pela autora do banco de questões. 
Considerando o enunciado acima e os conteúdos do livro-base Literatura infantojuvenil, o que é a chamada adaptação do meio nas obras da literatura infantil?
Nota: 20.0
	
	A
	A adaptação do meio diz respeito aos recursos gráficos e às ilustrações que são utilizados para atrair o leitor.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra a). A adaptação do meio diz respeito ao veículo de comunicação, ou seja, ao objeto concreto “livro”: recursos gráficos e ilustrações que chamem a atenção do leitor. Sobre os demais processos de adaptação, quanto ao tema, chama-se adaptação de assunto e quanto à linguagem, chama-seadaptação de estilo (Livro-base, p. 44 e 45).
	
	B
	A adaptação do meio diz respeito ao direcionamento da obra, no que diz respeito ao tema, à estrutura, ao meio social do leitor para o qual é direcionada.
	
	C
	A adaptação do meio tem relação com os meios de divulgação da obra que favoreçam a sua venda e distribuição no mercado editorial.
	
	D
	A adaptação do meio são os meios linguísticos utilizados na construção do texto.
	
	E
	A adaptação do meio diz respeito ao gênero literário ao qual a obra está vinculada, referindo-se ao meio pelo qual o autor escolhe se expressar.
 
Questão 5/5 - Literatura Infantojuvenil
Considere o seguinte texto: 
Em se tratando de contos de fadas, é muito comum os nomes de Perrault, dos Irmãos Grimm e de Christian Andersen serem mencionados, sem propriamente haver uma diferenciação entre eles ou apontadas características que os particularizem. A verdade é que esses quatro autores não só encontram-se distanciados no tempo, Perrault é bem anterior aos Irmãos Grimm e a Andersen, como também, embora produzam dentro de um mesmo gênero, possuem características estilísticas bastante diversas. 
Fonte: Texto elaborado pela autora do banco de questões. 
Considerando essas diferenças e os conteúdos do livro-base Literatura infantojuvenil, relacione corretamente os autores às suas características e obras. 
(1) Charles Perrault
(2) Irmãos Grimm
(3) Hans Christian Andersen 
(  ) Mistura de sonho e realidade como metáfora da densidade da vida.
(  ) Inclui em sua obra a fusão de elementos de contos populares com a liturgia religiosa, buscando um efeito moralizador e educativo.
(  ) Trabalho de valorização estética sobre a temática popular.
(  ) “Contos para infância e para o lar”.
(  ) Contos de fadas e histórias.
Assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1– 2 – 3 – 3 – 1
	
	B
	3 – 1– 2– 2– 3
Você acertou!
A alternativa correta é a letra b). A fusão de elementos de contos populares e liturgia religiosa é uma característica da obra de Charles Perrault. A busca da valorização estética em relação à temática popular é uma inovação dos Irmãos Grimm, que escreveu a obra “Contos para a infância e para o lar”. Já a mistura de sonho e realidade como metáfora da densidade da vida é uma característica da obra de Andersen, bem como é de autoria dele a obra “Contos de fadas e histórias” (livro-base, p. 64 e 65).
	
	C
	2– 3– 1– 3– 2
	
	D
	1– 3– 2– 1– 2
	
	E
	2– 1– 3– 2– 1

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes