fernanda ed infantil
12 pág.

fernanda ed infantil


Disciplina<strong>estagio</strong> Ef6 materiais45 seguidores
Pré-visualização2 páginas
FERNANDA MATOS ANICETO	
ESTÁGIO CURRICULAR EDUCAÇÃO INFANTIL
SJC
2017
SUMÁRIO
	1. INTRODUÇÃO................................................................................
	02
	2. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ESTÁGIO E DA PROPOSTA PEDAGÓGICA ............................................. ........
	
00
	3. CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ................................................
	00
	4. PROJETO DE DOCÊNCIA............................................................
	00
	5. RELATOS DA PRÁTICA...............................................................
	00
	6. CONSIDERAÇÕES FINAIS ..........................................................
	00
	REFERÊNCIAS..........................................................................................
	00
 
1. INTRODUÇÃO (Título: maiúsculo, negrito, alinhado à esquerda, fonte Arial, tamanho 12.)
Apresentação das etapas que compõem o relatório.
Deve ser breve e conter, no máximo, 300
O tema escolhido para o projeto de intervenção foi \u201c Aprendendo o meu nome\u201d, cujo o objetivo é ampliar gradativamente as possibilidades de comunicação e expressão, conhecer vários genêros orais e escritos,reconhecer seu nome escrito sabendo identifica-lo nas diversas situações do cotidiano. O estágio se faz importante por que através dele podemos observar o trabalho do professor na sala de aula para que futuramente possa colocar em prática os conhecimentos obtidos.
2.CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ESTÁGIO E DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
 
A instituiçaõ onde ocorreu o estágio supervisionado foi Cedin Professor Paulo César dos Santos Mortari que está localizado na rua Simião Ferreira da Mata, 520 no bairro Campo dos Alemães na cidade de São josé dos Campos. É um local com bastante comércios, escolas e vizinhança, bem movimento e urbanizado.
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional
O estágio supervisionado é de suma importância para a formação profissional de um futuro docente, através dele é possível experenciar situações práticas fazendo um comparativo com a teoria.Com o estágio pude observar que a maioria dos professores utilizam técnicas e conceitos de alguns pensadores em suas práticas diárias como por exemplo Jean Piaget Lev Vygotsky, David Ausubel que tem como principal contribuição o construtivismo. Essa experiência prática do estágio supervisionado contribuiu muito para a minha formação possibilitando um novo olhar e um complemento para a teoria já vivenciada no curso de pedagogia. Observando a professora aplicando atividades pedagógicas estimulou obtive um estímulo com novas ideias para enriquecer meu projeto de intervenção.
3.CARACTERIZAÇÃO DA TURMA 
· Instituição: Cedin Paulo César dos Santos Mortari
· Matutino e vespertino
· Cursos ofertados: Berçário I, Berçário II, Infantil I, Infantil II, Pré I e Pré II
· Atendimento das 7:00 as 17:00 /Horário de aula das 7:30 a 12:00 ( segunda a sexta)
· Histórico da Instituição:Fundada em 2013
· População atendida: 802 crianças
· Constituições familiares:Nossa comunidade escolar é bem diversificada, temos famílias atendidas por programas do governo, trabalham autonomamente e mães que são arrimos da família.
· Função Social da Instituição: Oferecer uma educação de qualidade e igualdade, valorizando a cultura e os costumes da nossa região para que não se perca com as novas tecnologias que está cada vez maior.
· Proposta Curricular: Propiciar embasamento teórico com bibliografias para subsidiar a prática da equipe docente através de documentários, textos, artigos e leituras, visando sanar possíveis dificuldadades de professores e educadores.Realizar ajustes necessários de acordo com a Proposta Curricular e Matriz Curricular para organização e definição dos cantos, a fim de que fiquem adequados e de acordo com cada nível.
· Projeto:\u201d Boca saudável \u201c( com autorização dos pais) acontece a visita de uma dentista três vezes por semana.
· 3. 2 A Rotina Observada 
· A escola abre as 6:30 da manhã para a entrada de alguns funcionários da limpeza, a partir das 7:00 até as 7:40 fica aberta para receber as crianças.As mesmas se dirigem para a sala de aula onde são recepcionadas pela professora podendo escolher alguma atividade que normalmente estão sobre as mesas e tapetes, é o que chamamos de diversificado. 
Após esse momento as 8:00 nos dirigimos ao refeitório para que possam tomar café da manhã, ao voltarmos para a sala de aula a professora realiza a chamada, canta músicas, faz a contagem e escolhe os ajudantes do dia ( normalmente é um casal). A fruta é dada dentro da sala. Em seguida as crianças sentam nas mesinhas para a realização de atividades que podem ser de Artes, Linguagem Oral e Escrita e Matemática. Passado esse momento todos se dirigem para o parque onde permanecem por cerca de 30 min. Terminado o momento do parque todos lavam as mãos e utilizam o banheiro, de volta a sala de aula a professora le uma história que vem logo seguida do almoço as 10:30. Voltamos ao banheiro e realizamos a escovação, que vem seguida do sono .A sala observada foi o Infantil I.
4.PROJETO DE DOCÊNCIA
4.1 Título do Projeto
Projeto Intervenção
4.2 Temática
Aprendendo o nome
4.3 Público-Alvo
Criança de 4 a 5 anos pré I
4.4 Justificativa (Justificar a escolha da temática, estabelecendo relações com o contexto observado, com as necessidades da turma e da escola).
O tema escolhido foi \u201cAprendendo o meu nome\u201d, o objetivo desse projeto foi mostrar as crianças a importância do seu nome próprio e sua função. Através de atividades como chamada, escrita do nome com ou sem auxílio, bingo do nome,alfabeto móvel entre outros que vieram para acrescentar mais ao cotidiano. Trabalhamos com a professora formas de desenvolvimento do projeto de intervenção sem que atrapalhasse a aula dela.
4.5 Objetivos
4.5.1 Objetivo Geral
Fazer o uso do nome por aprendizagem e não porque decorou, sem utilizar auxílio
4.5.2 Objetivos Específicos
Aprender sua grafia correta
Conhecer a origem do seu nome
4.6 Conteúdos (áreas do conhecimento)
Conhecimento de mundo, linguagem oral e escrita e matemática
4.7 Procedimentos (atividades)
4.8 Cronograma
4.9 Avaliação (A avaliação do processo de ensino e aprendizagem deve ser
realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática com o objetivo de diagnosticar a situação da aprendizagem de cada aluno ou participante do projeto. Neste sentido, é importante esclarecer os critérios que serão utilizados para verificar o alcance dos objetivos.)
5. RELATOS DA PRÁTICA 
Relato da prática realizada, reflexão e análise fundamentada teoricamente (aspectos mais significativos).
Registrar se ocorreu alguma alteração no projeto ao executar a prática, o que foi, razão ou motivo e como foi realizado.
Utilizar, no mínimo, 3 autores diferentes, preferencialmente bibliografias utilizadas e trabalhadas no decorrer do curso. 
Maria. João. Antônio. Cecília. Fernanda. Imagine se não tivéssemos um nome. No meio de milhões de outras pessoas, como seríamos diferenciados? A importância dessa palavra levou muitos linguistas e antropólogos a acreditar que a escrita foi fonetizada por causa dos nomes próprios, uma vez que os pictogramas não davam conta de codificá-los e registrar a diversidade de indivíduos. Atualmente, é difícil conceber uma sociedade que não utiliza o nome próprio para registrar a diferença \u2013 e, por conseguinte, a identidade \u2013 de cada membro. Através dos estudos da pesquisadora argentina, a criança se tornou protagonista da própria aprendizagem. Desafiada pelas atividades e pelas intervenções do professor, a criança investiga, testa ideias, repensa, corrige. Aos poucos, se apropria do sistema de escrita. Nas turmas de 4 e 5 anos, o nome passa a ser um contexto para a reflexão sobre o próprio sistema de escrita. Conforme vão se apropriando do sistema e percebendo suas regularidades, como quantidade e disposição das letras e combinação dos sons, os pequenos