Buscar

AD1 LITERATURA 2020 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação a Distância (AD1) – 2020.1
Disciplina: Literatura na Formação do Leitor
Coordenadora(o): Anna Carolina C. de A. da Matta Machado
Aluno(a):________________________________________________________________ 
Matrícula:____________________________Polo: ______________________ 
Caros estudantes, 
Esta avaliação possui 3 (três) questões, relativas aos conteúdos estudados nas Aulas 1 a 7. Leia os enunciados com atenção, retorne à leitura das aulas e procure desenvolvê-las da melhor maneira possível, por meio de um texto autoral e crítico. É imprescindível citar, conforme as regras da ABNT, as fontes consultadas e usadas. 
Recomendamos elaborar as suas respostas com coerência, com coesão e com adequada fundamentação teórica. Lembramos que a AD1 é um trabalho individual
, que deve ser enviado pela plataforma.
Utilize fonte Times New Roman 12 ou Arial 11, em espaço 1,5, alinhamento justificado. 
Bom trabalho e não se esqueça de postar na plataforma sua AD1 no prazo estipulado no cronograma de nossa disciplina: 08 de março. 
Questão 1: (valor: 3,0) 
Na Aula 2 o foco foi tratar da importância dos ambientes geradores de práticas leitoras. Relembre o contato que você teve em sua infância com espaços de acesso à leitura. Havia espaços disponíveis? A leitura fez parte de suas vivências, seu cotidiano familiar na infância? 
Em seguida, assista/ouça/leia esta palestra e esta entrevista:
1) https://www.ted.com/talks/pedro_pacifico_como_tornar_a_leitura_um_habito_diario?utm_campaign=tedspread&utm_medium=referral&utm_source=tedcomshare
 Como tornar a leitura um hábito diário | Pedro Pacífico | TEDxCampinas
2) Entrevista feita com o jornal Folha de São Paulo com a colombiana Yolanda Reyes, Por que ler para bebês? Disponível em PDF na seção “Avisos” da nossa sala de aula na plataforma e também em: 
https://eraoutravez.blogfolha.uol.com.br/2018/04/16/por-que-ler-para-bebes-leia-entrevista-com-a-colombiana-yolanda-reyes/
Quais foram seus desafios e suas vivências de práticas leitoras, a partir do que discutimos em nossa disciplina? De que modo o que você vivenciou em sua formação como leitor tem relação com o que assistiu nos vídeos indicados? Escreva um texto se posicionando sobre estas duas questões. 
Questão 2: (valor: 4,0) 
Refletindo sobre o que vimos a respeito de práticas escolares realizadas com textos literários, pesquise e anexe um plano de aula
 voltado para o trabalho com textos literários na Educação Infantil, nos primeiros anos do Ensino Fundamental ou na Educação Especial. 
Ressalte os pontos fortes ou as adaptações que seriam pertinentes no plano de aula escolhido, a partir do que você foi trabalhado nas primeiras aulas de nossa disciplina. 
Questão 3: (valor: 3,0)
Releia os resumos de nossas primeiras aulas e escolha 3 (três) para deles para reescrever. Pesquise e amplie cada um dos resumos escolhidos a partir do que foi trabalhado na aula e da bibliografia complementar pesquisada. O texto deve estar escrito com suas próprias palavras, mas poderá trazer conceitos importantes e deve ter as fontes citadas. 
� Na avaliação serão considerados os seguintes aspectos: articulação entre o conteúdo das aulas e o posicionamento crítico demonstrando o posicionamento do(a) estudante a respeito das propostas; correção ortográfica e gramatical (pontuação, ortografia, concordância, regência, colocação, estruturação das frases, vocabulário); clareza, coerência e coesão na escrita; e atenção à apresentação do trabalho em si, com observância do formato gráfico estipulado na proposta e citação das fontes/referências bibliográficas eventualmente utilizadas. 
� Vale consultar o Portal do Professor - � HYPERLINK "http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html" ��http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html� para pesquisa. O site da revista Nova Escola - � HYPERLINK "http://revistaescola.abril.com.br/" ��http://revistaescola.abril.com.br/� - também apresenta inúmeros planos de aula dos diferentes anos de escolaridade em https://novaescola.org.br/plano-de-aula

Outros materiais