Buscar

Apol 1 Etica profissional do Serviço Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Ética Profissional do Serviço Social
Questão 6: De acordo com o conteúdo estudado na Aula 1, sobre “Fundamentos da ética”, assinale a alternativa INCORRETA:
	A	O entendimento da ética está pautado numa perspectiva histórica, atrelado aos fundamentos do comportamento moral da sociedade, que provoca certa reflexão radical e crítica, bem como a ação política;
	B	A ética é uma construção humana histórica, arquitetada a partir de uma crítica do trabalho, como autocriação humana que não se realiza por completo na sociedade capitalista que vivemos;
	C	A ética não surge de princípios estáveis, fixos, mas sim de uma consciência histórica que se percebe nas condições e relações estabelecidas com pessoas, com a sociedade e também com a natureza;
	D	Na sociedade capitalista, o homem obrigada a vender a sua força de trabalho a outros homens, a autocriação humana se da única e exclusivamente na idealização, haja vista que o homem sempre foi reconhecido no produto de seu trabalho, resultando em um trabalho previamente pensado.
questão 2/10 - Ética Profissional do Serviço Social
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 3, sob o tema “O cotidiano profissional”, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta. Na contemporaneidade compreende-se que:
I – O perfil dos/as profissionais vem sendo transformado, a partir das necessidades sociais;
II – Atualmente, o/a profissional precisa estar qualificado/a para a execução e gestão apenas das políticas sociais, públicas e não requer qualificação para as empresariais;
III – Um/a profissional propositivo/a, com uma formação ética solidificada, contribuindo esclarecendo aos cidadãos sobre seus direitos sociais entre outras informações, diante da globalização presente no mundo.
IV – O saber teórico-metodológico poderá ser independente, sem a necessidade de ser complementado com a reflexão ética.
Assinale a alternativa correta:
	A	I e II estão corretas;
	B	I e III estão corretas;
	C	II e III estão corretas;
	D	III e IV estão corretas.
Questão 3/10 - Ética Profissional do Serviço Social
É importante refletir acerca do ethos profissional na prática do assistente social. Sobre este assunto, analise as assertivas abaixo.
I. O ethos profissional na prática do assistente social é definido, exclusivamente, pelas dimensões técnicas- operativas e teóricas – metodológicas do Serviço Social. 
II. O profissional assistente social compromete-se pela defesa intransigente na defesa dos direitos da população, como é colocado por seu projeto profissional. 
III. O ethos profissional se fará presente sempre que houver a hegemonia na categoria profissional, com o objetivo de atuar com base nas normas profissionais.
Com base em seus estudos e no material da rota de aprendizagem, assinale as afirmativas corretas. Está correto o que se afirma em:
	A	 I.
	B	I, II.
	C	II
	D	II, III.
Questão 4/10 - Ética Profissional do Serviço Social
Sobre o conceito de práxis trabalho na disciplina, analise as assertivas abaixo.
I.Segundo o Dicionário Marxista, a práxis diz respeito ao desenvolvimento de “atividades livres, universais, criativas e autocriativas, por meio da qual o homem cria (faz, produz) e transforma (conforma) seu mundo humano e histórico a si mesmo”.
II.A práxis não tem como objetivo somente a matéria, ela supõe também formas de interação cultural social.
III. A práxis pode transformar o próprio ser humano, na mesma medida em que atua na natureza; quando transformada, produz e transforma o próprio ser.
IV. A prática profissional se materializa nas relações sociais e se particulariza no processo histórico, embora esteja dissociada da realidade.
Está correto o que se afirma em:
	A	I e II.
	B	I, II, IV.
	C	I, II, III.
	D	II, III.
Questão 5/10 - Ética Profissional do Serviço Social
Quando uma ação está voltada para o cumprimento de normas estabelecidas no código de ética, diz respeito ao ethos da perfectibilidade. (Souza, 2017). Sobre o ethos da perfectibilidade, é correto afirmar:
	A	No ethos da perfectibilidade, o alcance de interpretação pode ser considerado macro, já que não se restringe ao cumprimento do que está previsto em determinado código de ética.
	B	 O aspecto disciplinar, apesar de presente neste tipo de ethos, não é valorizado.
	C	A ética profissional, ao ser analisada pelo prisma do ethos da perfectibilidade, estará embasada ao disposto no Código de Ética profissional.
	D	De acordo com o ethos da perfectibilidade, a relação entre teoria e prática é integral, não sendo possível observar aspectos dicotômicos analisados neste ethos.
Questão 6/10 - Ética Profissional do Serviço Social
Questão 4: De acordo com o conteúdo estudado na Aula 1, sobre “Fundamentos da ética”, assinale a alternativa INCORRETA: 
	A	Nascida na Grécia, especificamente no século V a.C., a partir de uma visão filosófica, o conceito da ética está atrelado ao estudo dos valores morais que norteiam as ações sociais.
	B	No período grego, a ética estava direcionada a um foco distinto da sociedade medieval, moderna e pós-moderna, haviam variações éticas apresentadas por cada pensador da época.
	C	Compreendida como modo de ser socialmente determinado, a ética tem sua gênese no processo de autoconstrução do ser social.
	D	Compreende-se que o ser social nasce das relações mercantis e suas capacidades essenciais são construídas por ele, unicamente, no seu processo das relações do trabalho.
Questão 7/10 - Ética Profissional do Serviço Social
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 3, sob o tema “O Serviço Social e a Ética”, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I – Na atual conjuntura, convém destacar a importância do exercício profissional estar baseado nas perspectivas preconizadas no código de ética, atento as transformações contemporâneas;
II – Caso o fazer profissional não esteja embasado eticamente, todo o saber, o conhecimento teórico-metodológica, mesmo assim podemos legitimar nosso fazer profissional embasados em nossos princípios individuais;
III – É de suma importância que no momento da atuação, cada profissional tenha zelo pelos seus princípios éticos morais, atuando na defesa intransigente pela sociedade, no seu objeto de trabalho que é a questão social;
IV – Sob a ótica dos autores Paiva, Netto, Barroco, Silva & Sales (2012 p. 200) falar da ética profissional é se reportar a dar uma “resposta consciente de uma categoria profissional às implicações ético-políticas de sua intervenção, indicando um dever ser no âmbito de determinada projeção social.”
Assinale a alternativa correta;
	A	I, III e IV estão erradas;
	B	I e II estão corretas;
	C	I, III e IV estão corretas;
	D	Apenas a IV está correta.
Questão 8/10 - Ética Profissional do Serviço Social
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 3, sob o tema “O Serviço Social e a Ética”, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I – A ética profissional é incorporada no debate dos/as assistentes sociais, no momento em que se inicia a elaboração e discussões coletiva de um novo código de ética profissional;
II – Refletir sobre a construção de um novo código de ética foi primordial, pois a consciência ética profissional é considerada como inseparável das ações, práticas do/a assistente social;
III – É facultado ao assistente social proceder em conformidade com a ética, sendo esta uma qualidade não essencial na execução dos serviços prestados aos cidadãos;
IV – O profissional de serviço social, necessita compreender no exercício da profissão como pilar central a atuação embasada na ética profissional.
Assinale a alternativa correta:
	A	Apenas I e II estão corretas;
	B	Apenas III está errada;
	C	Apenas IV está errada;
	D	As alternativas I, II e III estão corretas.
Questão 9/10 - Ética Profissional do Serviço Social
De acordo com o conteúdo estudado na Aula 1, sobre “O que é ética? Conceito”, assinale a correta sobre ethos:
	A	Palavra de origem grega derivada do ethos, do ponto de vista etimológico, diz respeito a costumes, modo de ser, hábitos da população.
	B	Derivada do grego significa oque pertence as leis, a legislação. Ética é a nomenclatura dada aos assuntos legais.
	C	Palavra originária do latim, ethos, do ponto de vista etimológico, diz respeito às leis e costumes, regulamentados na constituição de nosso país.
	D	Derivada do latim significa o que pertence as leis, a legislação. Ética é a nomenclatura dada aos assuntos legais.
Questão 10/10 - Ética Profissional do Serviço Social
Com base nos estudos realizados, a compreensão acerca do que se entende como ser ético- moral, pressupõe:
	A	O ato moral está acima das necessidades individuais do ser humano, uma vez que ele exige pensar no outro.
	B	Um sujeito considerado como ético-moral é compreendido como pessoa incapaz de responder por seus atos em termos morais.
	C	O ser ético – moral é alguém que apresenta senso ou consciência moral, sendo, portanto, incapaz de se responsabilizar pelos resultados de suas ações.
	D	A consciência do ser e sua liberdade não constituem elementos fundamentais para as formas de realização ético-moral.

Outros materiais