A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Aplo nota 100

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia o excerto do texto a seguir: 
“No Brasil, a cada 10 negócios que se iniciam, quase seis são criados em função de uma oportunidade e não de uma necessidade. O indicador da pesquisa GEM de 2015 é reflexo que, tendo como base uma informação de mercado, e não de sobrevivência. Empreender por oportunidade não significa, entretanto, que esses negócios sejam inovadores. De acordo com dados do Global Innovation Index de 2015, o Brasil ocupa a 70ª posição entre 141 países que, avaliados segundo 81 indicadores, formam o que podemos chamar de “Ranking Global da Inovação.” Em uma análise objetiva, é possível dizer que o ambiente de negócios do Brasil não é favorável à inovação”.
 
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados na Rota 01 sobre os aspectos relevantes da gestão da inovação nos negócios, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções Verdadeiras e F para as asserções Falsas.
 
I. (  ) Os novos negócios brasileiros trazem como premissa básica a inovação em produtos e serviços
II. (  ) Na atualidade o empreendedor compreende que sem inovação não haverá diferenciação do seu negócio no mercado hipercompetitivo.
III. (  ) A gestão da inovação está diretamente ligada a estratégia da empresa tanto para atuar em mercados maduros quanto novos.
IV. (  ) Os mercados e os clientes levam tempo para se habituarem aos produtos e serviços inovadores.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	V – V – F – F
Questão 2/10 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia parte do texto a seguir: 
“Dados consolidados do IBGE publicados em pesquisa do DEPECON/ FIESP revelam que a participação da indústria no PIB Brasileiro que foi de 27,20% em 1985 caiu para 13,25% em 2014, ou seja, voltamos aos índices de industrialização dos anos 50. [...] Quanto à gestão da inovação, periodicamente uma ideia revolucionária escapa das páginas da Harvard Business Review e torna-se parte do zeitgeist (espírito de uma época). Nos anos noventa o termo da moda foi “reengenharia”. Hoje, a palavra-chave é “inovação disruptiva”. Mas afinal o que significa Inovação Disruptiva?”
Considerando o fragmento do texto, os conteúdos abordados na Rota 1 sobre a natureza da inovação e o livro-base Gestão da Inovação e do Conhecimento, marque X na resposta correta.
	
	A
	Considerada como uma quebra de paradigmas e que altera a forma 
que a empresa atua no mercado.
	
	B
	É a melhoria contínua de um produto, serviço, processo ou modelo 
de gestão a qual traz retorno de curto prazo.
	
	C
	É o retorno do investimento de grandes projetos que trazem melhorias 
efetivas para os processos produtivos da empresa.
	
	D
	É a criação de novas estruturas empresariais mais capazes de gerar
 alto valor agregado aos produtos e serviços.
	
	E
	São pequenas modificações nos produtos já existentes no mercado, 
fáceis de copiar e de baixo custo.
Questão 3/10 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia parte do texto a seguir: 
As empresas com foco na inovação necessitam de colaboradores qualificados, criativos, com postura pró ativa e principalmente comprometidos. É de responsabilidade do setor de Recursos Humanos (RH), desenvolver políticas eficazes de atração, captação e retenção de profissionais com esse perfil na organização. Para isso, o gestor pode realizar o recrutamento interno ou externo, cada um com suas particularidades. Mas se o recrutamento for externo, em linhas gerais, têm-se os seguintes elementos: Identificação; Seleção; Contratação; Integração e Demissão. 
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão. 
Considerando o texto dado, os conteúdos abordados na Rota 3 e no livro-base Gestão da inovação e do conhecimento sobre o tema relação entre a inovação e recursos humanos, marque X na alternativa que descreve o objetivo da fase: Avaliação:
	
	A
	Cumprir os procedimentos padrões de documentação do profissional.
	
	B
	Realizar processo de triagem para realizar uma escolha assertiva.
	
	C
	Encontrar no mercado, profissionais com o perfil desejado pela 
empresa.
	
	D
	Verificar se o desempenho do colaborador atende as expectativas.
	
	E
	Apresentar a empresa e as tarefas que competem ao colaborador.
Questão 4/10 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia o excerto do texto a seguir: 
“De uma maneira bem simplificada e resumida, é possível dizer que marketing são todas as ações realizadas por uma organização que tenha por finalidade “atrair e reter clientes”. [...] É de sua inteira responsabilidade o sistema de comunicação entre o cliente e a empresa, ou seja, é sua atribuição buscar as informações necessárias para que o cliente possa determinar se os produtos ou serviços oferecidos satisfarão as suas necessidades”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
REICHELT, Valesca Persch. Fundamentos de marketing. Curitiba: InterSaberes, 2013 p. 16-17. 
Considerando o fragmento do texto, os conteúdos abordados na Rota 3 e o livro-base Gestão da inovação e do conhecimento, sobre o tema Marketing, analise as sentenças a seguir: 
I. É uma atividade relevante do marketing identificar o perfil dos colaboradores que estão envolvidos nos processos de criação de novos produtos.
II. Compete ao marketing identificar, avaliar e selecionar as oportunidades de mercado e estabelecer estratégias para alcançá-las.
III. O marketing tem como atividades de foco no produto: criação, lançamento, comunicação, promoção e cuidados com o pós-vendas.
IV. A determinação de qual será o processo produtivo mais vantajoso para a empresa é uma importante decisão do departamento de marketing e inovação.
V. Algumas das frentes de atuação do marketing são: identificar o desejo do cliente, definir uma estratégia e criar um plano de marketing. 
São corretas as alternativas:
	
	A
	I e III, apenas.
	
	B
	II, III e IV, apenas.
	
	C
	III, IV e V, apenas.
	
	D
	IV e V, apenas.
	
	E
	II, III e V, apenas.
Questão 5/10 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia o excerto do texto a seguir: 
“Nas organizações, a inovação está ligada a razões tecnológicas e econômicas. No campo da tecnologia, a inovação proporciona a criação de novos produtos e serviços, a melhoria dos métodos existentes, à liderança de mercado, a adaptação dos negócios aos novos processos tecnológicos. No quadro das razões econômicas, há as organizações envolvidas com a criação do novo, buscando o desenvolvimento de produtos mais baratos, com novas funções, para novos mercados e clientes. [...] Assim, inovar é criar valor”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
SCHNEIDER, Elton Ivan; CASTELO BRANCO, Henrique José. A caminhada empreendedora. Curitiba: InterSaberes, 2012 p. 86-87. 
Considerando o fragmento do texto, os conteúdos abordados no livro-base Gestão da inovação e do conhecimento, sobre o tema inovação tecnológica, analise as sentenças a seguir e marque V para as asserções Verdadeiras e F para as asserções falsas. 
I. (  ) Uma organização não inova sozinha porque é preciso levantar inúmeras informações, o que correr a partir da interação com entes internos e externos.
II. (  ) Inovar tecnologicamente não é uma tarefa simples, pois é preciso passar por diversas etapas entre a concepção da ideia e o lançamento do produto.
III. (  ) A inovação tecnológica é um procedimento realizado pelas novas empresas do segmento de tecnologia que entram no mercado.
IV. (  ) Para agilizar o processo inovativo, a empresa pode considerar informações advindas de atividades científicas, tecnológicas, produtivas e de mercado. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – V
	
	B
	V – V – F – V
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	V – F – F – F
Questão 6/10 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia o fragmento do texto a seguir: 
“Startups brasileiras disputam o próprio quintal com gigantes globais. Explorados