Buscar

Atividade estruturada- teoria da literatura I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO LICENCITATURA EM: LÍNGUA PORTUGUESA
DISCIPLINA TEORIA DA LITERATURA I
PROFESSOR (A) TUTOR (A): MILCA DA SILVA TSCHERNE
TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: INTERTEXTUALIDADE
ALUNO (A) AUTOR (A) DA ATIVIDADE: RENATA DA SILVA MAGIOLI GIFFONI
DATA: 07/12/2019
INTRODUÇÃO
Percebe-se, nos textos lidos anteriormente, a mulher como foco principal das narrativas. A intertextualidade é percebida a partir da conexão do significado que a mulher tem nos textos e nos vídeos. Mostram a mulher como um objeto subjugado, aquém do esperado. Mostrando como a mulher é vista ou tratada pela sociedade, mesmo ela sendo apenas uma representação da mulher, como no caso do conto “O Primeiro Beijo” de Clarice Lispector.
DESENVOLVIMENTO
Vê-se, nitidamente, no vídeo Vida Maria a representação da realidade de muitas mulheres sertanejas, mas quando conectada com o conto de Clarice Lispector, percebemos que a figura da mulher é, até os dias de hoje, vista com inferioridade ou objeto sexual, afim de tornar os homens mais viris e servirem apenas para os seus desejos sexuais, coisa que vem acontecendo até os dias de hoje. 
A objetificação da mulher, como mostrada nos textos e vídeos e vistas cotidianamente, independe de status social, nível escolar, idade ou onde mora. Ocorre tanto em grandes centros quanto em locais rurais. A idealização da mulher é aquela que cuida da casa, com vários filhos, sem voz e que apenas se preocupa com o marido, filhos e não pense nela. Fato que ocorre até os dias de hoje e vai além da literatura e filmes.
 Ao invés de passar uma realidade sobre a vida das mulheres afim de trazer uma reflexão para esse fato da inferioridade da mulher, dá-se apenas mais casos ou modos de como devem tratar as mulheres. 
Observa-se o vídeo A Menina Mais Linda do mundo que explicita esse pensamento de que a mulher é um objeto e o homem apenas elogia afim de conseguir algo em troca, cria um enredo, uma história para seduzir a moça, no final com o intuito de conseguir o esperado fala que não teria dito aquelas frases a ninguém mais, apenas as meninas mais lindas do mundo. Mostrando com clareza que diz isso só para conquista da menina. 
Conclui-se, então, que a mulher ainda é vista, ainda hoje, como objeto. Precisam muito ainda para avançarem nesta questão, mas trazer esses assuntos de formas claras e reflexivas para debates, colocar homens e mulheres para debater assuntos como esse é uma das soluções para que a mulher contemporânea seja vista de forma real, não como algo idealizado longe de alcançar ou para subjugar.

Outros materiais