Buscar

Apol - Criatividade e Gestão de Ideias para Inovação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Criatividade e Gestão de Ideias para Inovação (E)
A técnica do S.C.A.M.P.E.R. (Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Propor, Eliminar, Reordenar) propõe uma maneira específica de sua aplicação para exploração de ideias em torno de melhorias de produtos e serviços. Por exemplo: a empresa tem um problema em “tal produto” que leva seu consumidor a rejeitá-lo.
Assinale a alternativa que indica a aplicação adequada da técnica do S.C.A.M.P.E.R. para busca de solucionar o problema de rejeição de um “tal produto” pelo consumidor:
	
	A
	A partir da formulação do problema, escolhe-se somente um entre os sete itens S.C.A.M.P.E.R. para a busca da solução dos problemas.
	
	B
	A técnica S.C.A.M.P.E.R. não se aplica para solução de problemas em produtos.
	
	C
	A técnica S.C.A.M.P.E.R. auxilia a formular as perguntas para cada um dos sete itens ao problema (ou para aqueles que se adequam ao problema), quantas vezes forem necessárias, até esgotar as contribuições.
	
	D
	A técnica S.C.A.M.P.E.R. deve ser utilizada somente para a formulação do problema e nunca para a busca da solução.
Questão 2/5 - Criatividade e Gestão de Ideias para Inovação (E)
A empresa Faber Castell é controlada pela mesma família desde 1761, está na oitava geração de liderança. Portanto, a mais de 250 anos. Reconhecida mundialmente pela qualidade, a Faber-Castell conta com 14 fábricas, 20 escritórios comerciais e cerca de 7.000 colaboradores em todo o Planeta; nove segmentos distintos e mais de 1 mil itens diferentes em sua carteira. A filial brasileira, Unidade de São Carlos/ SP, é considerada um vetor de suma importância na estratégia do segmento lápis, um caso mundial de sucesso e longevidade. Considerada a maior do setor, fabrica 1,8 bilhão de lápis ao ano. A companhia nasceu e se desenvolveu no contexto de uma visão inovadora, global e de excelência na produção, sendo a primeira a comercializar lápis de alta qualidade. Seus valores são: 1- Competência e Tradição; 2- Qualidade Excepcional; 3- Inovação e Criatividade e 4 - Responsabilidade Socioambiental; sendo que os valores atuam como um ponto de grande conexão entre diretoria, público e empregados e formam a cultura da empresa em todos os níveis.
Assinale a alternativa que expressa o nível de relevância da cultura para a criatividade e inovação na empresa Faber-Castell:
	
	A
	É de baixa relevância pois foi preciso uma gestão de processos bastante sólida para a empresa ser longeva, global e competitiva.
	
	B
	Foi implantada somente para parecer inovadora frente aos seus clientes e concorrentes, portanto, é relevante somente para o marketing da empresa.
	
	C
	Foi implantada desde seus primórdios, mas como seus produtos são de baixa tecnologia e necessitam de poucas inovações, a cultura para a criatividade e inovação na empresa é baixa relevância.
	
	D
	É de alta relevância pois a empresa não teria mais de 250 anos somente fazendo uma gestão de processos. Toda a organização foi envolvida para consolidar as estratégias da empresa.
Questão 3/5 - Criatividade e Gestão de Ideias para Inovação (E)
Os objetivos de uma sessão de criatividade são expressos por um problema, situação-problema, oportunidade, ideias ou desafios. Para formulá-los e para solucioná-los é necessário coletar informações e dados, buscar inspirações por vezes de maneira intensa e especializada.
Assinale a alternativa que indica as fontes de informações e dados para ideias voltadas à inovação tecnológica:
	
	A
	Em fontes internas da empresa; fontes relacionadas ao mercado de insumos e produtos em que a empresa opera; fontes de domínio público; e fontes variadas.
	
	B
	Em fontes internas da empresa são suficientes, pois a inovação será gerada pela empresa.
	
	C
	Em fontes variadas, de maneira livre, sem preocupação em estruturar essas informações, pois o mais importante é a implementação da ideia.
	
	D
	Fontes relacionadas ao mercado de insumos e produtos em que a empresa opera, sem muita preocupação, pois são ideias que serão implementadas na empresa.
Questão 4/5 - Criatividade e Gestão de Ideias para Inovação (E)
Conforme as atuais tendências, a atmosfera criativa extrapola aos limites da organização e abrange novos espaços que propiciam que a criatividade para a inovação seja estimulada amplamente.
Assinale a alternativa que aponta essas novas tendências:
	
	A
	Pesquisa e desenvolvimento (P&D) restrito a empresa (inovação fechada); e gestão do conhecimento.
	
	B
	Aceleradoras; startups; e laboratórios abertos (FabLabs).
	
	C
	Pesquisa e desenvolvimento (P&D) restrito a empresa (inovação fechada); e gestão de Aceleradoras internas às empresas.
	
	D
	Aceleradoras internas às empresas; startups; e gestão do conhecimento interno às empresas.
Questão 5/5 - Criatividade e Gestão de Ideias para Inovação (E)
O processo de combinações, junções de ideias de várias pessoas, é atualmente chamado de “polinização cruzada”, e foi inspirado na natureza. A polinização cruzada ocorre quando o pólen de uma flor fecunda o estigma de outra flor, de um mesmo indivíduo ou de outro, sendo que o agente principal da polinização cruzada é o vento, mas em algumas espécies, insetos, abelhas e pássaros são importantes.
Analise as afirmações a seguir a partir da metáfora da polinização cruzada nas técnicas de criatividade:
I - O pólen fecundando aqui e ali, são as ideias que circulam e fecundam outras ideias, tornando-as mais férteis e mais vigorosas. As flores são as pessoas, que devem manter-se de mente aberta para oferecer, receber e assimilar a polinização cruzada.
II – Que as pessoas devem ser estimuladas a contribuírem umas com as outras, para que as ideias se fortaleçam, desfigurando que “a minha ideia” é mais importante que as demais.
III – A metáfora é fraca para simbolizar o que é “polinização cruzada”.
IV - O pólen fecundando aqui e ali, são as ideias que circulam e fecundam outras ideias. As pessoas devem cuidar para que suas ideias não se desfigurem diante das demais, com a polinização cruzada.
É correto o que se afirma somente em:
	
	A
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas I e II, apenas.

Outros materiais