Buscar

Simulado Padronização - Qualidade e Certificação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado Padronização: Qualidade e Certificação 
Questão 1 
Melhorar continuamente produtos, processos e serviços deve fazer parte da rotina dos empreenderes para manter a empresa competitiva em qualquer mercado de atuação. Partindo do pressuposto que não há cliente cativo, compete as empresas ficarem atentas aos movimentos de mercado para captar as novas necessidades do seu público consumidor e atendê-las antes da concorrência. 
Considerando o contexto apresentado, elabore um texto que explique o que significa a filosofia Kaizen e apresente os três elementos essenciais para que essa filosofia possa ser utilizada. 
R: De origem japonesa a palavra Kaizen significa melhoria contínua, seja no aspecto profissional, familiar, social, entre outros. Enfatiza que tudo pode ser melhor ado e os três elementos essenciais são: 
Combate ao desperdício 
Trabalho em equipe 
Consenso no processo decisório. 
Rota 1, Tema 4. 
Questão 2 
“O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro). Tem como objetivo fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços”. 
Fonte: disponível em: <http://www.inmetro. gov.br/inmetro/oque.as p>. 
O texto apresentou o que é o INMETRO bem como um de seus objetivos. 
A partir disso, redija um texto dissertativo explicando o importante papel/missão dessa autarquia: 
O INMETRO tem como missão buscar o fortalecimento das empresas brasileiras, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços. Além disso, é responsável por prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do país. Rota 2, Tema 2.  
CONTRIBUIRASSINAR
Questão 1/4 - Padronização: Qualidade e Certificação 
O conceito de processo pode ser explicado de diversas formas, mas o mais comum é associar as entradas, também chamado de input que abrange todos os necessários para alguma atividade. O processo, que é a execução propriamente dito e o resultado, também chamado de output. Essa explicação é cabível tanto para o processo macro da organização, como para processos internos. ENUNCIADO A partir dessas informações, construa um texto, dissertativo no qual descreva a abordagem de Ishikawa para processo interno.
A partir de Ishikawa, podemos definir processo como sendo um conjunto de seis causas, que tem por objetivo produzir um determinado efeito, o qual denominamos produto do processo. Devemos considerar o conceito de processo interno, no qual o processo anterior é o fornecedor e o processo subsequente é o cliente. Problema de um processo é um resultado (efeito) indesejado, podendo acontecer em qualquer um dos “emes” do processo, ou é a diferença entre seu resultado atual e um valor desejado (meta).
Questão 2/4 - Padronização: Qualidade e Certificação 
A gestão da Inovação vem se destacando no cenário de negócios como uma força central para renovação. Vincula-se diretamente à estratégia e a forma atuação das empresas nos seus respectivos mercados e também em novos. Quando pensamos em inovação, temos que ter em mente a sua natureza, ou seja, a forma pela qual pode ocorrer a Inovação em sua aplicação em produtos, processo, negócios etc. Nessa natureza, temos por exemplo, a inovação transformacional. Elabore um texto, explicando essa natureza de inovação.
Também consideradas por alguns autores como inovações disruptivas, são aquelas que modificam plenamente o paradigma de atuação das empresas, ou seja, a forma como interagimos diretamente com a realidade. Isso quer dizer que, na maioria das vezes, os empreendedores criam uma inovação do tipo transformacional, trazem à luz vibrantes e improváveis cenários de realidade em que os padrões de atuação das empresas tradicionais são recriados de uma hora para outra.
Questão 3/4 Padronização: Qualidade e Certificação 
As indústrias em geral utilizam serviços de calibração e de ensaio para manter seus equipamentos adequadamente calibrados, com a documentação que permita a rastreabilidade caso ocorra algum problema com o produto, quando o mesmo já está no mercado. O dispêndio financeiro com os serviços de laboratórios, os quais devem ser acreditados faz parte da categoria dos custos de avaliação, mas as empresas entendem como Investimento para aumentar a garantia da qualidade. ENUNCIADO
A partir das Informações apresentadas, formule um texto sobre o que é acreditação de laboratório e qual a importância disso para o consumidor.
A acreditação de laboratório é a evidenciada competência dos laboratórios. Um laboratório com ensaios acreditados é um laboratório que possui os recursos humanos, equipamentos, métodos, instalações e procedimentos laboratoriais para “produzir” resultados que cumprem os requisitos dos clientes. A norma ABNTN BRISO\IEC17025, estabelece requisitos e procedimentos para a acreditação de laboratórios de ensaio e calibração de equipamentos: 1ª parte – fornecedor realiza ensaio em seu próprio produto. 2ª parte – o cliente realiza ensaio no produto do fornecedor 3ª parte – o laboratório que realiza o ensaio não possui interesse sobre o produto Laboratórios que operam em conformidade com a ABNTN BRISO\IEC17025 poderão comprovar que os produtos da organização foram ensaiados e são tecnicamente capazes de atenderem as especificações de desempenho, segurança e confiabilidade.
Questão 3/4 - Padronização: Qualidade e Certificação  
“As ferramentas utilizadas nos processos de gestão foram sendo estruturadas, principalmente a partir de 1950, com base em conceitos e práticas existentes [...]. Entre especialistas e usuários surgiram classificações sobre a forma de agrupar e utilizar algumas dessas ferramentas, como, por exemplo, ferramentas de controle ou de planejamento”. Entre as ferramentas mais simples da qualidade tem-se a Folha de Verificação, também chamada de Check List. Fonte: ISNARDJUNIOR, Marshall (etal.) Gestão da qualidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, p.103. A partir da definição apresentada, elabore um texto ilustrando a utilidade de uma Folha de Verificação (CheckList) e cite duas vantagens e duas desvantagens na utilização dessa ferramenta.   
R: É usada para organizar e apresentar os dados na forma de quadro, tabela ou planilha, facilitando a coleta de dados que, quando bem planejada, elimina a necessidade de rearranjos posteriores dos dados. Como vantagem na utilização da Folha de Verificação é possível citar: A obtenção do fato é registrada no momento que ocorre; essa situação facilita a identificação da causa junto ao problema; a atividade é muito simples de aplicar, bastando apenas pouca concentração. Já como desvantagens é possível citar: Os equipamentos de medida podem não estar aferidos, o processo de coleta pode ser lento, os dados resultantes só podem aparecer em ponto “discretos”. Rota 4, Tema 01.   
Questão 4/4 - Padronização: Qualidade e Certificação  
Garvin (1992:59) identifica oito dimensões com vistas a identificar seus elementos básicos: Desempenho, Características/Especificações, Confiabilidade, Conformidade, Durabilidade, Atendimento, Estética e Qualidade percebida. Escolha duas destas dimensões e as defina:
Pontuar o aluno em 50% para cada definição abaixo:
Desempenho: está de acordo com as características operacionais básicas do produto. São as características finais do produto e do uso que o cliente deseja. Em automóveis: aceleração, estilo, acabamento, conforto, etc. Em televisores: qualidade do som, nitidez de imagem, etc.Características/Especificações: são as características adicionais dos produtos, itens secundários que suplementam o funcionamento básico do produto. Exemplos de diferenciação: especificações de engenharia que envolvem o uso de alta tecnologia; características complementares que superam as funções básicas do produto. TVs, por exemplo, são fabricados para se diferenciarem uns dos outros no mercado. Numa TV 14 polegadas, a função de ajuste automático de imagem e som pode ser considerada, hoje, uma função básica. 
Confiabilidade: é a probabilidade de um mau funcionamento de um produto ou falha em um determinado período. Dimensão associada ao caráter durável do produto. Conformidade: o grau em que o projeto e as características operacionais de um produto estão de acordo com padrões preestabelecidos. Nesta fase, chegamos à industrialização e à produção. Este item está associado às técnicas de controle do processo. É o limite de especificações. O grau em que um produto está de acordo com as especificações (padrões) incluindo características operacionais. Reflete indiretamente o atendimento aos requisitos do cliente. 
Durabilidade: uso proporcionado por um produto até ele se deteriorar fisicamente. Certas vezes, é difícil interpretar a durabilidade de um produto, neste caso, a durabilidade passa ser o tempo até o produto precisar de reparos. Medida da vida útil de um produto: aspectos técnicos e aspetos econômicos. 
Atendimento: a rapidez, cortesia, competência e facilidade de reparo. Objetiva assegurar a continuidade dos serviços oferecidos pelo produto após sua venda: assistência técnica; serviço de atendimento aos clientes; velocidade, competência e cortesia com que um problema é resolvido; como reagem com as reclamações dos consumidores. 
Estética: uma dimensão subjetiva. Está relacionado com a aparência do produto. É, sem dúvida, um julgamento pessoal e reflexo das preferências individuais. 
Qualidade percebida: uma dimensão subjetiva. Reputação é um dos principais fatores que contribuem para a qualidade percebida. Exemplo: propaganda, marcado produto, participação no mercado, divulgação informal do produto, etc. (rota da aula 03)
Questão 3/5 - Padronização: Qualidade e Certificação 
Sempre que um produto ou serviço não atingir seu propósito e o cliente devolver o produto, solicitar troca, indenização ou outras situações do gênero, haverá custo para a organização. Didaticamente os custos da qualidade foram classificados em: avaliação, prevenção, falhas internas e falhas externas. A partir da definição apresentada, construa um texto onde diferencie custos de prevenção e custos de avaliação. Em seu texto cite três exemplos de cada um desses custos. 
Os custos de prevenção são aqueles que incorrem para evitar que falhas aconteçam, como por exemplo: planejamento da qualidade; revisão de novos produtos; controle do processo; estudos de processo; suporte aos recursos humanos, entre outros. Já os custos de avaliação são aqueles que ocorrem para avaliar o produto da primeira vez de modo a detectar falhas antes que o produto seja distribuído no mercado, tais como: inspeção de matérias
primas; inspeção e teste; testes de equipamentos; material consumido nos testes; avaliação dos estoques; custo de controle de compras, entre outros. Rota 3, Tema 2.
Questão 5/5 - Padronização: Qualidade e Certificação 
Para que a qualidade avance em uma organização e se torne parte da cultura, é preciso envolver as pessoas que fazem parte das atividades (alta direção, colaboradores, clientes, fornecedores, entre outros). Para auxiliar nesse processo de envolvimento na década de 1960 foram criados os CCQs (Círculos de Controle de Qualidade) no Japão e na década seguinte chegou ao Brasil. A partir das informações apresentadas, elabore um texto mencionando a filosofia e princípios dos CCQs e três caraterísticas inerentes aos grupos.
Os CCQ’s buscam a motivação das pessoas, pelos seus méritos pessoais e coletivos, para a aplicação correta das ferramentas da qualidade e suas principais características são: Os participantes são voluntários; Operam por tempo indeterminado; O grupo escolhe o líder e secretário; O grupo escolhe o tema do trabalho; O grupo decide sobre a evolução do trabalho; O grupo implanta ou participa da implantação das melhorias; O grupo analisa as ideias obtidas; Não têm compromisso com resultados.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes