PROVA 1 METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
5 pág.

PROVA 1 METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA


DisciplinaMetodologia do Ensino da Matemática951 materiais3.021 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1.
	O pensamento educacional de Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827) sofreu forte influência de Jacques Rousseau (1712-1778). Com seu mestre, Pestalozzi acreditava que o ser humano nasce bom e é formado pelo ambiente no qual vive. No aspecto metodológico, a didática de Pestalozzi é pouco prescritiva, ou seja, não há preocupação excessiva com regras, ocupando-se mais com princípios e com as condições ambientais que favorecessem o desenvolvimento harmônico das crianças. De acordo com Haydt (2001), os princípios formulados por Pestalozzi podem ser resumidos em nove princípios. Com relação a esses princípios apontados por Haydt (2001), analise as sentenças a seguir:
I- Um dos princípios de Pestalozzi, segundo Haydt (2001), é que o ensino deve respeitar o desenvolvimento infantil, mas não necessita seguir a ordem psicológica. 
II- Outro princípio de Pestalozzi, segundo Haydt (2001), é que a relação entre professor e aluno deve ser baseada no amor e no respeito mútuo. 
III- Segundo Haydt (2001), um dos princípios de Pestalozzi é que a educação deve auxiliar no desenvolvimento orgânico, por isso a atividade física é tão importante quanto a intelectual. 
IV- Um dos princípios de Pestalozzi, segundo Haydt (2001), é que o ensino deve objetivar a exposição dogmática e a memorização mecânica. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. 7. ed. São Paulo: Ática, 2001.
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	2.
	João Amós Comenius é considerado o pai da Didática Moderna. Seu pensamento era bastante avançado para a época. Previa que a didática seria um método para ensinar de maneira direta e clara, ou seja, ensinar a verdadeira natureza das coisas. Sobre o que fazia parte de seu entendimento sobre a didática, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A didática é um processo para poucos habilitados à educação formal.
	 b)
	Ensinar primeiro os princípios gerais; ensinar as coisas em seu devido tempo.
	 c)
	A eficiência do conteúdo estudado não está relacionada à prática didática.
	 d)
	Explicar em primeiro lugar os detalhes para se chegar ao todo do conhecimento.
	3.
	A evolução da didática foi lenta, se comparada com outras ciências. Uma causa fundamental era que os estudos sempre focalizavam, sem diferenciação, instrução, ensino e educação como se fossem fenômenos de uma mesma essência. Na evolução histórica da Didática, há alguns fatos e afirmações importantes. A partir desta afirmação, analise as sentenças a seguir:
I- A palavra Didática vem do termo grego techné didaktiké, que pode ser traduzido como a arte ou a técnica de ensinar, instruir.
II- Herbart é considerado o pai da Didática. Em sua obra Didática Magna, ele expõe suas ideias e princípios pedagógicos.
III- A evolução histórica tem como principais representantes, até o século passado, Comenius, Rousseau, Pestalozzi, Herbart e Dewey.
IV- A Didática é uma disciplina pedagógica com enfoque no processo de ensinar e aprender, com objetivo de melhorar a aprendizagem.
V- A Didática não se preocupa com finalidades sociais, humanas e políticas últimas da educação.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	4.
	Os objetivos educacionais são indispensáveis para o trabalho docente. Neles o professor pode explicitar seu posicionamento e suas convicções, e se sua opção sociopolítica for, de fato, em favor da maioria, seu planejamento de ensino e suas aulas terão essa postura. Os objetivos educacionais costumam ser divididos em duas modalidades, em função dos seus níveis de abrangência: os objetivos gerais e os objetivos específicos. Com relação aos objetivos gerais e os objetivos específicos, analise as sentenças a seguir:
I- Os objetivos específicos são mais abrangentes, expressam propósitos mais amplos.
II- Os objetivos específicos são desdobramentos dos objetivos gerais e são definidos para uma ou mais aulas, para uma unidade ou até para uma disciplina. 
III- É comum ter mais de um objetivo específico, fazendo com que as junções desses objetivos alcancem o objetivo geral.
IV- Nos objetivos específicos o professor expressa suas expectativas com relação ao que os alunos devem desenvolver no decorrer do processo de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	5.
	A capacidade de se satisfazer pessoal e profissionalmente depende da qualidade de conhecimento que o professor adquire e da forma que se organizam as ações. Todo professor tem a responsabilidade de educar o aluno de maneira que o oriente em suas atividades escolares para torná-lo capaz de solucionar suas ações pessoais e profissionais. Para desenvolver esta prática, o professor necessita de objetivos que atendam às necessidades dos alunos, tornando-o um indivíduo mais organizado e realizado. Uma das estratégias para atingir essa organização é o planejamento da sua disciplina de forma elaborada, contendo objetivos gerais e específicos. Com base nos objetivos, analise as sentenças a seguir:
I- Para descrever objetivos, são necessários alguns critérios de base: validade, utilidade, flexibilidade, significado e adequação ao nível de conhecimento do aluno.
II- São procedimentos que ajudam na elaboração de objetivos específicos: definir conteúdos a serem passados, estabelecer estratégias de ensino, construir e fixar meios para avaliar. 
III- Os objetivos gerais estão relacionados de forma ampla, a longo prazo, em que tanto a escola quanto o ensino da sociedade são propósitos que se pretende atingir ao término de um determinado tempo.
IV- São estratégias que auxiliam na elaboração de objetivos específicos o domínio na elaboração de provas e o conhecimento de conteúdos de outras disciplinas. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	6.
	A Pedagogia Progressista surgiu fazendo crítica à sociedade de classes e à contribuição da escola liberal para a manutenção do status quo (estado atual das coisas). A Pedagogia Progressista busca não só transformar as relações de ensino-aprendizagem, mas a transformação da própria sociedade capitalista. Essa pedagogia é dividida conforme as tendências e as manifestações: Progressista Libertadora, Progressista Libertária e Progressista Crítico-Social dos Conteúdos. Com relação ao papel da escola na Pedagogia Progressista, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Progressista Libertadora.
II- Progressista Libertária.
III- Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.
(    ) A tarefa primordial é a difusão de conteúdos vivos e concretos, bem como a escola é parte integrante do todo social e deve-se garantir a todos um bom ensino.
(    ) Não é próprio desta tendência falar em ensino escolar, pois sua marca é a atuação "não formal"; esta educação questiona a realidade das relações do homem, a natureza e com os outros homens.
(    ) Transformação na personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário e na escola deverá ser exercitada a democracia.
Assinale, a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	I - II - III.
	7.
	As tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas. A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe,