PROVA 2 METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
5 pág.

PROVA 2 METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA


DisciplinaMetodologia do Ensino da Matemática951 materiais3.021 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1.
	Na formação do processo de ensino-aprendizagem, existem três tipos de avaliação, que são essencialmente formas de obter informações de conteúdo diferente e que se complementam. Bloom (1973) identificou, no século passado, que estas três formas de avaliação seriam: a avaliação diagnóstica, a avaliação formativa e a avaliação somativa. Com base nesta afirmação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Função diagnóstica.
II- Função formativa.
III- Função somativa.
(    ) Permite que estudantes e professores percebam seus erros e acertos, pois isso acontece durante o processo de ensino-aprendizagem. Leva o professor a repensar as formas de abordagem dos conteúdos e de relacionamento com os alunos. 
(    ) Permite conhecer a realidade em que o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer. Faz uso de uma sondagem da situação e dos envolvidos, utilizando observação e diálogo. 
(    ) Permite averiguar o progresso do aluno ao final e o seu domínio em uma determinada área de aprendizagem. Corresponde a uma espécie de balanço final e a análise é transformada em parecer descritivo, conceito ou mesmo nota.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BLOOM, Benjamim S. Taxonomia dos objetivos educacionais. v. 1 (domínio cognitivo). Porto Alegre: Globo, 1973.
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	II - I - III.
	2.
	Meus alunos estão aprendendo? O que estão aprendendo? Por que não estão aprendendo? Quais os pontos em que eles apresentam maior dificuldades? Estas são algumas das indagações com que vários professores convivem. A avaliação faz parte do processo de ensino-aprendizagem e está baseada em alguns objetivos essenciais, os quais devem permear o trabalho do educador. Sobre esses objetivos, analise as sentenças a seguir:
I- Conhecer os alunos.
II- Identificar as dificuldades de aprendizagem.
III- Reter o maior número de alunos.
IV- Determinar se os objetivos propostos foram atingidos ou não.
V- Aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II, III e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III, IV e V estão corretas.
	3.
	Diversas são as técnicas e os instrumentos de avaliação do rendimento dos alunos que podem ser utilizados pelos professores. Basicamente existem três técnicas: observação, autoavaliação e aplicação de testes ou provas. Com relação a essas três técnicas, analise as sentenças a seguir:
I- A técnica de observação ocorre quando o professor observa os estudantes realizando exercícios em sala, participando de trabalhos em grupo, participando da aula etc. 
II- Na autoavaliação, o aluno expressa sua apreciação com relação ao processo pedagógico e seu resultado, deixando de ser apenas um cumpridor de tarefas e torna-se sujeito do processo. 
III- A autoavaliação pode ocorrer somente nos anos finais do Ensino Fundamental, visto que nesse nível de ensino há uma compreensão acerca da corresponsabilidade inerente às relações pedagógicas. 
IV- Os tipos mais usuais de provas são: prova oral, prova escrita dissertativa e prova escrita de questões objetivas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	4.
	A avaliação é um processo que facilita o trabalho do professor nas estratégias usadas para melhorar a aprendizagem do aluno. Ela deve cumprir três funções: diagnóstica, formativa e somativa. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o conceito da avaliação somativa:
	 a)
	Realiza-se antes do início do processo para averiguar as dificuldades, amenizando problemas futuros.
	 b)
	Realiza-se no final de um determinado tempo ou conteúdo, alcançando, assim, uma nota ou um certificado.
	 c)
	Realiza-se em todo o processo, reorganizando todas as ações didáticas para obter sucessos futuros.
	 d)
	Realiza-se no decorrer das atividades escolares, analisando as dificuldades e proporcionando soluções.
	5.
	A avaliação não é um instrumento punitivo, esta possui outras finalidades. Haydt (2001) afirma que, além de avaliar o que os alunos aprenderam, a avaliação da aprendizagem mensura também o que o próprio professor conseguiu ensinar. Com relação a estes princípios da avaliação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- A avaliação é um processo contínuo e sistemático.
II- A avaliação é funcional.
III- A avaliação é orientadora.
IV- A avaliação é integral.
(    ) Significa que a avaliação se realiza em função de objetivos previstos nos planejamentos, os objetivos são fundamentais.
(    ) Significa que considera o aluno como um ser total e não de forma compartimentada, todas as dimensões do aluno devem estar presentes.
(    ) Significa que a avaliação indica as dificuldades e os avanços dos alunos, auxiliando os professores a replanejar seu trabalho.
(    ) Significa que a avaliação não pode ser tratada como um fim em si mesma, mas sempre como meio, um recurso.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. 7. ed. São Paulo: Ática, 2001.
	 a)
	I - II - IV - III.
	 b)
	IV - III - II - I.
	 c)
	III - II - I - IV.
	 d)
	II - IV - III - I.
	6.
	O portfólio (do inglês) é uma modalidade de avaliação retirada do campo das artes e que aparece com o objetivo de criar novas formas de avaliação para o desenvolvimento das inteligências artísticas. O portfólio começou a difundir-se em espaço escolar na década de 1990, com ênfase nos Estados Unidos. O portfólio vem sendo evidenciado como um dos mais novos subsídios para uma avaliação dinâmica e eficiente do ensino. Os portfólios permitem uma avaliação de cooperação e participação, havendo interação do professor e aluno. Ambos escolhem os trabalhos mais expressivos do educando, através da criticidade e reflexão, estabelecendo padrões em busca da qualidade e assertividade. Há também um processo interdisciplinar com professores de outras áreas, que opinam com relação ao trabalho do aluno, fornecendo opiniões e depoimentos relativos à melhoria e à qualidade do ensino-aprendizagem. Com base nas informações apresentadas, e com relação ao uso dos portfólios em sala de aula, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/portfolios.htm>. Acesso em: 1º ago. 2018.
	 a)
	Uma das vantagens do uso do portfólio é que a sua utilização instiga a curiosidade dos estudantes. Uma das desvantagens do uso do portfólio, caso a proposta não esteja bem elaborada, é que se corre o risco de o portfólio ser transformado em uma simples &quot;coleção de trabalhos&quot;, sem um sentido mais claro.
	 b)
	O portfólio constitui-se em um conjunto de trabalhos produzidos pelos estudantes em um período curto de tempo, por exemplo, por bimestres.
	 c)
	Quando o professor utilizar, como forma de avaliação, o portfólio com os seus estudantes, deve eliminar pelo menos uma forma de avaliação, por exemplo a observação ou a aplicação de testes e provas.
	 d)
	O portfólio é uma ferramenta usual, conhecida pela maioria dos estudantes. É uma ferramenta que demanda menos tempo do que as avaliações tradicionais.
	7.
	A avaliação dialógica não possui o caráter punitivo que caracteriza uma concepção bancária e burocrática. A avaliação dialógica está nas relações com a comunidade e com o ensino. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao processo de avaliação dialógica na ordem em que acontece:
	 a)
	Negociação e estabelecimento dos padrões; construção dos instrumentos de medida e avaliação; identificação do que vai ser avaliado; procedimento da medida e da avaliação; análise dos resultados e tomada de decisão quanto aos passos.
	 b)
	Identificação do que vai ser avaliado; negociação e estabelecimento dos padrões; construção