Buscar

atividade 4 metodo corrigida

Prévia do material em texto

1. GRA0180 METODOLOGIA CIENTÍFICA PNA (ON) - 201920.29769039.06 
 
2. Unidade 4
 
3. Revisar envio do teste: ATIVIDADE 4
Revisar envio do teste: ATIVIDADE 4
 
	Usuário
	BRUNA BORGES PIMENTEL
	Curso
	GRA0180 METODOLOGIA CIENTÍFICA PNA (ON) - 201920.29769039.06
	Teste
	ATIVIDADE 4
	Iniciado
	11/09/19 21:10
	Enviado
	20/09/19 17:29
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	2,5 em 2,5 pontos  
	Tempo decorrido
	212 horas, 18 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A falta de reflexão sobre o método ou o tipo de reflexão sobre o método tem implicações éticas importantes. É preciso que a ética esteja incorporada na metodologia no seu sentido amplo. O que estou sugerindo é que se pense o quanto a separação entre método e técnicas, por exemplo, pode trazer problemas de ética na pesquisa qualitativa. Para ilustrar essa reflexão, relato uma pesquisa realizada por nós em um bairro da cidade de Porto Alegre, onde, em 1999, se concentrava a maior prevalência da aids. Havia também naquele contexto elevado consumo e tráfico de drogas injetáveis e uso compartilhado de seringas. Uma das hipóteses da pesquisa estava relacionada às formas de sociabilidade, inclusive aquelas engendradas pelo tráfico e uso de drogas, e suas implicações na transmissão da aids. A melhor forma de estudar a circulação das pessoas, do vírus e das drogas naquela realidade seria através de um estudo de "rede de relações". Essa técnica envolveria a realização de entrevistas com pessoa infectada pelo vírus HIV a fim de reconstituir sua história de vida enfocando os vários elementos intercambiados na sua rede de relação. O seguimento de uma rede se dá a partir da indicação de novos participantes de maneira que o sujeito nº 1 indica outro membro da sua rede, o sujeito nº 2 indica o nº 3, e assim por diante. O pesquisador, ao percorrer uma rede, busca compreender não apenas sua estrutura, mas o conteúdo dos vínculos estabelecidos entre os sujeitos, a densidade dos vínculos, a direção dos vínculos, entre outras coisas. Entretanto, aquilo que se apresentava como a técnica ideal mostrou-se eticamente impróprio, precisamente por causa das hipóteses da pesquisa.
Percorrer uma rede de relações, naquele caso, implicaria em colocar os sujeitos da pesquisa numa situação de indicar a condição sorológica de outra pessoa (portador do HIV) ou uma prática ilegal (consumo de drogas injetáveis). Avaliamos que a técnica, embora possível de ser aplicada naquele contexto, seria um procedimento eticamente impróprio. Optamos, então, por intensificar o estudo das histórias de vida individuais e avaliamos que, sendo um contexto etnográfico relativamente autocontido, as histórias se encontrariam em momentos diversos das vidas dessas pessoas, marcando pontos de contato em redes de relações.
                Modificado a partir de Victoria, C. G. Uma ciência replicante: a ausência de uma discussão sobre o método, a ética e o discurso. Saúde Soc., v.20, n.1, p.104-112, 2011.
 
No caso relatado, os conflitos entre o desenvolvimento da pesquisa científica e as implicações éticas tiveram como desfecho:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
a mudança dos procedimentos de coleta de dados.
	Resposta Correta:
	 
a mudança dos procedimentos de coleta de dados.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A reflexão sobre as questões ética da pesquisa fez com que os investigadores buscassem outra técnica de obtenção de dados, que não fosse eticamente imprópria.
	
	
	
· Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“O uso da Internet no domínio da saúde está se tornando uma grande tendência mundial. Milhões de cidadãos estão pesquisando informações de saúde on-line e publicando conteúdo sobre sua saúde. Os pacientes estão se envolvendo com outros pacientes em comunidades on-line usando diferentes tipos de mídia social. Quando recebemos um diagnóstico, queremos saber duas coisas: como é o tratamento e qual a chance de cura. O problema é que tanto o Google quanto o Facebook (‘doutores’ mais procurados em consulta) ainda não conseguiram enfrentar a praga das ‘fake news’. Consequentemente, os usuários da rede que as compartilham estão ajudando a manter o problema e,. com um agravante, ‘fake news’ em matéria de saúde mata!”
NAZARETH, R. T. Saúde e mídia social: as fake news que matam. Unisanta Law and Social Science, v. 7, n. 3, p. 594-5, 2018.
 
Na relação entre mídias socais e ética, são feitas as seguintes afirmações:
 
I -  A dimensão ética relativa à divulgação de conteúdo sobre saúde é de responsabilidade exclusiva de pesquisadores e profissionais da saúde;
II – A disseminação de informações não comprovadas cientificamente por meio da internet pode levar à morte de pessoas;
III – Os cidadãos comuns não são eticamente responsáveis pelas informações sobre saúde que postam nas redes sociais.
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, apenas.
	Resposta Correta:
	 
II, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Conforme o texto, a disseminação de informações incorretas sobre saúde por meio da internet pode causar sérios danos e até a morte de pessoas.
	
	
	
· Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O Conselho Universitário da UFMG determinou a nulidade da defesa de tese de doutorado de Scarleth Yone Ohara e a cassação do seu título de doutora em Estudos Literários pela Faculdade de Letras, obtido em 2004. A decisão é resultado de processo disciplinar instaurado, com base em denúncia feita pela autora do trabalho plagiado. A investigação foi conduzida por uma comissão de sindicância. Em parecer, a comissão informa que a própria autora da tese “não apresentou nenhuma justificativa excludente do ilícito de propriedade autoral por ela praticado.” Em outro trecho acrescenta que a comissão de sindicância concluiu pela existência de plágio, uma vez que o texto da tese inclui “várias passagens integralmente copiadas ou ligeiramente modificadas”, sem citação de fonte.
Modificado a partir de UFMG comprova plágio e cassa título de doutora de ex-estudante da Faculdade de Letras. Universidade Federal de Minas Gerais. Notícias. 27 out. 2015. Disponível em: https://www.ufmg.br/online/arquivos/040650.shtml. Acesso em 27 jun. 2019.
 
Do texto acima, entendemos que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
as passagens integralmente copiadas ou ligeiramente modificadas, sem citação de fonte, constituíram-se em evidências de prática de plágio.
	Resposta Correta:
	 
as passagens integralmente copiadas ou ligeiramente modificadas, sem citação de fonte, constituíram-se em evidências de prática de plágio.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A comissão de sindicância considerou como evidência da prática de plágio as várias passagens integralmente copiadas ou ligeiramente modificadas, sem citação de fonte.
	
	
	
· Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Considere o seguinte cronograma de desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso de graduação:
 
	Fases/meses
	01
	02
	03
	04
	05
	06
	07
	08
	09
	10
	Leituras sobre o tema
	X
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Definição do problema de pesquisa
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Definição dos objetivos
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Revisão da literatura
	 
	X
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Definição do referencial teórico
	 
	X
	X
	 X
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Definição da metodologia
	 
	 
	X
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Construção dos instrumentos de coleta de dados
	 
	 
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Teste dos instrumentos de coleta de dados
	 
	 
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Coleta de dados
	 
	 
	 
	 X
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
A respeito do conteúdo do texto acima, foram feitas as seguintes afirmações:
 
I - Apenas projetos de pesquisas que contam com financiamento devem apresentar orçamento.
II - O cronograma refere-se à previsão de tempo que será dispensado em cada fase da pesquisa.
III- Negligência com relação ao cronograma e ao orçamento pode inviabilizar o desenvolvimento da pesquisa.
 
É correto o que se afirmaem:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Embora fictício, o cronograma apresentado é factível para a realização de um TCC. As etapas estão apresentadas em uma ordem lógica.
	
	
	
· Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“Quando os objetos em estudo são entidades físicas, tais como porções de líquidos, bactérias ou ratos, não se identificam grandes limitações quanto à possibilidade de experimentação. Quando, porém, se trata de experimentar com objetos sociais, ou seja, com pessoas, grupos ou instituições, as limitações tornam-se bastante evidentes. Considerações éticas e humanas impedem que a experimentação se faça eficientemente nas ciências humanas, razão pela qual os procedimentos experimentais se mostram adequados apenas a um reduzido número de situações.”
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4a ed. São Paulo: Atlas, 2002, p. 47-48
 
De acordo com o texto, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
questões éticas são as principais limitações que se impõem à experimentação em Ciências Humanas.
	Resposta Correta:
	 
questões éticas são as principais limitações que se impõem à experimentação em Ciências Humanas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Considerações éticas e humanas impedem que a experimentação ocorra eficientemente nas ciências humanas, razão pela qual os procedimentos experimentais se mostram adequados apenas a um reduzido número de situações.
	
	
	
· Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“O fato é que, historicamente, desde o ensino fundamental à universidade, se tem convivido com a prática de cópias de produções textuais de outrem, de forma parcial ou total, omitindo-se a fonte. No contexto da sociedade informatizada em que vivemos, essas discussões têm-se acentuado, haja vista as possibilidades que se vêm ampliando, pela internet, no que diz respeito ao graduando apropriar-se de obras protegidas por direitos autorais.”
SILVA, O. S. F. Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade? Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 38, p. 357, 2008.
 
É correto afirmar que a prática, a qual se refere o texto, é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
comum, embora seja condenável sob os pontos de vista ético e jurídico.
	Resposta Correta:
	 
comum, embora seja condenável sob os pontos de vista ético e jurídico.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O texto refere-se à prática do plágio, que é condenável, tanto do ponto de vista ético quanto jurídico.
	
	
	
· Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tem diretrizes para garantir a integridade das pesquisas científicas. Entre outros aspectos, tais diretrizes determinam que: “a inclusão de autores no manuscrito deve ser discutida antes de começar a colaboração”. Somente aqueles que apresentaram contribuição significativa ao trabalho devem ser reconhecidos como autores. “Por contribuição significativa entende-se realização de experimentos, participação na elaboração do planejamento experimental, análise de resultados ou elaboração do corpo do manuscrito. Empréstimo de equipamentos, obtenção de financiamento ou supervisão geral, por si só não justificam” a autoria. Os coordenadores de pesquisa e os orientadores “devem cuidar para que não se incluam na autoria estudantes com pequena ou nenhuma contribuição nem excluir aqueles que efetivamente participaram do trabalho.”
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Diretrizes. Disponível em: http://cnpq.br/diretrizes. Acesso em: 28 jun. 2019.
 
Considere as seguintes afirmações:
 
I – As agências financiadoras devem ser incluídas como autoras nos artigos resultantes das pesquisas desenvolvidas com seus recursos.
II – Os coordenadores dos laboratórios devem ser incluídos como coautores de todos trabalhos que se realizarem nesse laboratório.
III -  Um estudante de graduação que contribuiu na realização de um experimento deve ser incluído como coautor do trabalho.
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Todos aqueles que emprestam efetiva colaboração à pesquisa devem ser incluídos como autores/coautores do trabalho.
	
	
	
· Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“Os Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) são a autoridade local e porta de entrada para um projeto de pesquisa envolvendo seres humanos. São colegiados interdisciplinares e independentes existentes nas instituições que realizam pesquisas, criados para defender os direitos e interesses dos participantes em sua integridade e dignidade, e para contribuir com o desenvolvimento das pesquisas dentro dos padrões éticos.”
BRASIL. Ministério da Saúde . Conheça a Conep. 2017. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/conheca_conep_comissao_nacional_etica.pdf. Acesso em 28 jun. 2019.
 
Devem ser submetidos ao CEP:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
todos os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos.
	Resposta Correta:
	 
todos os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Devem ser submetidos ao CEP todos os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos.
	
	
	
· Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“É muito freqüente encontrarem-se obras de metodologia que tratam exclusivamente dos aspectos científicos da pesquisa, deixando de lado os aspectos administrativos, tais como tempo e custos. Todavia, por melhor que seja a preparação metodológica, pouca probabilidade de viabilização tem um projeto que não considere esses aspectos.
Como qualquer atividade humana, pesquisa implica tempo e dinheiro. E mesmo que a pesquisa não exija financiamento externo, é necessário que o projeto envolva considerações acerca do cronograma e do orçamento da pesquisa. Sem isso, o pesquisador corre o risco de perder o controle do projeto.”
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4a ed. São Paulo: Atlas, 2002, p. 156
 
A respeito do conteúdo do texto acima, foram feitas as seguintes afirmações:
 
I - Apenas projetos de pesquisas que contam com financiamento devem apresentar orçamento.
II - O cronograma refere-se à previsão de tempo que será dispensado em cada fase da pesquisa.
III- Negligência com relação ao cronograma e ao orçamento pode inviabilizar o desenvolvimento da pesquisa.
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Como a pesquisa se desenvolve em várias etapas, é necessário fazer a previsão do tempo necessário para se passar de uma fase para outra. Mesmo que a pesquisa não exija financiamento externo, é necessário que o projeto envolva considerações acerca do cronograma e do orçamento da pesquisa, para que o pesquisador não perca o controle da pesquisa.
	
	
	
· Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) é o documento que, além de explicar os detalhes da pesquisa (justificativa, objetivos, procedimentos, desconfortos, riscos, benefícios, grupos de alocação, entre outros aspectos), também deve informar e assegurar os direitos dos participantes. O TCLE é o motivo mais frequente de pendências emitidas pela Conep, principalmente por redação inadequada do documento, informações insuficientes ou falha em assegurar os direitos dos participantes da pesquisa.”
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/CNS/MS). Manual de orientação: pendências frequentes em protocolos de pesquisa clínica. 2010. Disponível em: http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf;jsessionid=CD09BD0E07FA1CAA29B1210166BCF62D.server-plataformabrasil-srvjpdf130. Acesso em 27 jun. 2019.
 
Considerando a importância do TCLE na condução ética da pesquisa, esse documento tem papel fundamental na apreciação do projeto pelo Comitêde Ética.
 
Dessa maneira, o TCLE deve ser redigido:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
em linguagem clara e acessível, na forma de convite, apresentando os termos do projeto e os direitos dos participantes de maneira concisa.
	Resposta Correta:
	 
em linguagem clara e acessível, na forma de convite, apresentando os termos do projeto e os direitos dos participantes de maneira concisa.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O TCLE deve ser redigido em linguagem clara e acessível, evitando-se termos técnicos. Deve estar na forma de convite, apresentando os termos do projeto e os direitos dos participantes de maneira concisa.
	
	
	
Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019 17h29min33s BRT
 OK

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes