Auditoria e instituições financeiras
5 pág.

Auditoria e instituições financeiras


Disciplina<strong>gestão</strong> <strong>finnaceira</strong>9 materiais11 seguidores
Pré-visualização1 página
uestão 1/5 - Auditoria em Instituições Financeiras e Seguradoras
A Resolução nº 4.595 de 28 de agosto de 2017 que trata da obrigatoriedade de instituir política de conformidade (Compliance) nas instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Para tanto, referida resolução regulamenta essa política de conformidade, com algumas exceções. Assinale a alternativa que apresenta entidades que não se aplicam a essa regulamentação por apresentarem regulação própria:
Nota: 20.0
	
	A
	Bancos e financeiras;
	
	B
	Bancos e administradoras de consórcios;
	
	C
	Administradoras de consórcios e instituições de pagamento;
Você acertou!
De acordo com o artigo 1º, parágrafo único da Resolução 4.595 de 2017, está elencada as duas instituições excetuadas da regulação, devendo as mesmas observar regulamentação própria emanada do Banco Central do Brasil.
(Tema 5: Novas Regras para Compliance em Instituições Financeiras, p. 13)
	
	D
	Bancos e instituições de pagamento.
Questão 2/5 - Auditoria em Instituições Financeiras e Seguradoras
Assinale a alternativa que apresente o objetivo da auditoria contábil:
Nota: 20.0
	
	A
	Elaborar e avaliar os registros contábeis da empresa
	
	B
	Efetuar a conferência física dos elementos do ativo
	
	C
	Apurar a demonstração do resultado do exercício
	
	D
	Confirmar os registros e demonstrações contábeis
Você acertou!
O objetivo da auditoria contábil é avaliar os registros e demonstrações contábeis da empresa (balanço patrimonial, demonstração do resultado, demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, mutações do patrimônio líquido, demonstração dos fluxos de caixa, e notas explicativas). Não cabe a auditoria contábil executar esses registros e demonstrações contábeis.
(Tema 1: Aspectos Históricos e Conceituais da Auditoria, p. 7-8)
Questão 3/5 - Auditoria em Instituições Financeiras e Seguradoras
O sistema de controles internos de uma empresa podem ser classificado em controles contábeis ou controles administrativos, de acordo com a natureza de sua atividade. Marque a alternativa abaixo que corresponde a um exemplo de controle interno contábil:
Nota: 20.0
	
	A
	Análise de lucratividade
	
	B
	Treinamento de pessoal
	
	C
	Conciliação bancária
Você acertou!
O sistema de controle interno de uma organização pode ser classificado em dois grupos, de acordo com a natureza das atividades: os de natureza contábil e os de natureza administrativa.
Os controles contábeis abrangem o plano de organização e sistemas, métodos e procedimentos relativos a salvaguarda dos bens, direitos e obrigações, bem como a fidedignidade dos registros financeiros. Costuma incluir sistema de autorização e aprovação, controles físicos sobre os bens e informações, além de custódia de bens e direitos.
Já os controles administrativos abrangem tudo aquilo relacionado aos procedimentos administrativos. É composto pelo plano de organização, métodos e procedimentos com a finalidade de contribuir para eficiência e eficácia operacional e também para conformidade com diretrizes, políticas e normas da administração. Costuma incluir avaliações de tempos e movimentos, programas de treinamento de pessoal, métodos de programação e controle de atividades.
(Tema 2: Controle Interno, p. 7)
	
	D
	Análise de tempos e movimentos
Questão 4/5 - Auditoria em Instituições Financeiras e Seguradoras
Dentre as afirmativas abaixo, marque aquela que refere-se corretamente ao tema \u2013 Papéis de Trabalho \u2013 conteúdo visto nas aulas disponíveis.
Nota: 20.0
	
	A
	São de propriedade da empresa ou órgão auditado.
	
	B
	Entre os papéis de trabalho padronizados, encontram-se, além de outros: listas de verificação de procedimentos, cartas de confirmação de saldos, termos de inspeções físicas de caixa, de estoques e de outros ativos
Você acertou!
a) Correto seria: Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor, responsável por sua guarda e sigilo.
b) CORRETA
c) Correto seria: Constituem a documentação preparada pelo auditor e/ou fornecida a este em caso de execução de auditorias anteriores
d) Correto seria: A confidencialidade desses papéis de trabalho é dever permanente do auditor, uma vez que esses são de sua propriedade
Aula 04 - TEMA 4 \u2013 PAPÉIS DE TRABALHO
	
	C
	São as atividades desempenhadas por cada integrante do grupo de auditores.
	
	D
	A confidencialidade desses papéis de trabalho é facultativo e temporário do auditor.
Questão 5/5 - Auditoria em Instituições Financeiras e Seguradoras
O programa de testes de estresse é um conjunto coordenado de processos e rotinas, dotado de metodologias, documentação e governança próprias, com o objetivo principal de identificar potenciais vulnerabilidades da instituição, devendo utilizar, de forma adequada às necessidades do gerenciamento de riscos, são metodologias de teste de estresse as seguintes afirmativas, de acordo com a Resolução nº 4.557 (2017):
I. Análise de substrato;
II. Análise de sensibilidade;
III. Teste de estresse reverso;
IV. Análise de cenários.
Assinale a alternativa que contém apenas metodologias do programa de teste de estresse:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III apenas;
	
	B
	II e III apenas;
	
	C
	I e IV apenas;
	
	D
	II, III e IV apenas
Você acertou!
De acordo com o inciso III do artigo 12º da resolução 4.557, a única metodologia que não está no texto é a análise de substrato.
(Tema 4: Programa de Teste de Estresse, p. 11 - 12)