Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
prova

Pré-visualização | Página 1 de 2

Parte superior do formulário
	1.
	O direito constitucional pode ser entendido como um conjunto de normas que regulam o Estado. Abrange a legislação com o formato público e social, que tem o intuito de garantir a soberania da nação e as relações na sociedade. Sobre o conceito de nação, analise as sentenças a seguir:
I- É a junção de cidadãos, geralmente do mesmo grupo étnico, que falam a mesma língua e têm os mesmos costumes, formam um povo.
II- Uma nação se mantém pelas tradições, religião, língua e consciência nacional.
III- A nação é distanciamento dos cidadãos, geralmente de vários grupos étnicos, que falam variadas línguas e têm os costumes diferentes, ou seja, formam um povo. 
IV- É a dispersão de cidadãos, geralmente de variados grupos étnicos, que falam a mesma língua e têm os mesmos costumes, ou seja, formam um povo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I e II estão corretas.
	
	d) As sentenças I e III estão corretas.
	 
	 
	2.
	O Direito Público abrange a legislação com o formato público e social e tem o intuito de garantir a soberania da nação e as relações na sociedade. Sobre como se mantém uma nação, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Uma nação se mantém pelas tradições, religião, língua e consciência nacional.
	
	b) Uma nação se mantém somente pelo direito constitucional e princípios.
	
	c) Uma nação se mantém apenas pelo seu ordenamento jurídico.
	
	d) Uma nação se mantém apenas pelos órgãos do Legislativo, Executivo e Judiciário.
	 
	 
	3.
	A Constituição determina regras e estabelece critérios que devem ser respeitados por todos e de forma indiscriminada, ou seja, a Constituição é a regra maior e se encontra no topo da pirâmide da legislação pátria. Sobre a Constituição de 1824, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Constituição Política do Império do Brasil foi outorgada em 25 de março de 1824.
(    ) Uma das principais características é que o Brasil, como um Estado unitário seria governado por um imperador. 
(    ) A Constituição de 1924, as mulheres passam a ter direito ao voto, que passa a ser secreto e obrigatório para maiores de 18 anos. 
(    ) A Constituição de 1924 não teve como prioridade assegurar direitos, o intuito era reforçar o regime autoritário e não havia praticamente a divisão de poderes, contudo eles existiam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - F.
	
	b) V - V - F - F.
	
	c) F - F - V - V.
	
	d) F - V - F - V.
	 
	 
	4.
	O Direito Público é o conjunto de normas que regula os interesses do Estado. É competência do Direito Público determinar a subordinação entre o público e o privado. Sobre essa regulamentação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Regulamentação das atividades estatais.
(    ) Relações do Estado e ações dos cidadãos dentro da esfera pública.
(    ) Defende o interesse público.
(    ) Apenas regulamenta o Direito Penal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F - V.
	
	b) V - V - V - F.
	
	c) F - F - V - V.
	
	d) V - F - V - F.
	 
	 
	5.
	O Direito Constitucional é um ramo do direito público e que tem como finalidade principal organizar o funcionamento do Estado. Sobre seus principais temas, analise as sentenças a seguir:
I- Estrutura de seus órgãos, distribuição de competências, aquisição, exercício e transmissão da autoridade, direitos e garantias fundamentais.
II- Abrange a legislação com o formato público e social, que tem o intuito de garantir a soberania da nação e as relações na sociedade. 
III- Destina-se apenas à regulamentação das atividades estatais, às relações do Estado e às ações dos cidadãos dentro da esfera pública.
IV- Destina-se apenas à regulamentação das atividades privadas, às relações do Estado e às ações dos cidadãos somente dentro da esfera pública.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I e II estão corretas.
	 
	 
	6.
	A Constituição, em um Estado democrático não estrutura apenas o Estado em sentido estrito, mas também o espaço público e o privado, constituindo assim a sociedade. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a classificação da Constituição de 1988.
FONTE: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
	
	a) Formal, não escrita, legal, histórica, outorgada (democrática, não popular), rígida e analítica.
	
	b) Informal, escrita, legal, histórica, promulgada (democrática, popular), rígida e analítica.
	
	c) Formal, não escrita, legal, histórica, imutáveis (democrática, não popular), flexível e analítica.
	
	d) Formal, escrita, legal, dogmática, promulgada (democrática, popular), rígida e analítica.
	 
	 
	7.
	A Constituição determina regras e estabelece critérios que devem ser respeitados por todos e de forma indiscriminada, ou seja, a Constituição é a regra maior e se encontra no topo da pirâmide da legislação pátria. Sobre a Constituição de 1946, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em 1º de fevereiro de 1946 foi instalada a Assembleia Constituinte, criando-se um texto baseado em ideais liberais e ideais sociais advindos das antigas constituições, a chamada redemocratização do país, afastando-se do Estado totalitário.
(    ) As principais características da Constituição promulgada em 18 de setembro de 1946 foi a República Federativa; o Estado laico; a liberdade de pensamentos, sem censura, a não ser em espetáculos e diversões públicas. 
(    ) A Constituição de 1946 sofre uma profunda reforma, de cunho marcadamente centralizador e autoritário, que acabou por precipitar a sua derrocada, ocorrida com a Revolução de 1946.
(    ) A Constituição de 1946 não teve como prioridade assegurar direitos, o intuito era reforçar o regime autoritário e não havia praticamente a divisão de poderes, contudo eles existiam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - F.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) F - V - F - V.
	
	d) V - F - V - F.
	 
	 
	8.
	A Constituição determina regras e estabelece critérios que devem ser respeitados por todos e de forma indiscriminada, ou seja, a Constituição é a regra maior e se encontra no topo da pirâmide da legislação pátria. Sobre as principais características da Constituição de 1988, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Direito de voto para os analfabetos; voto facultativo para menores entre 16 e 18 anos; redução do mandato do presidente de 5 para 4 anos; eleições em dois turnos (para os cargos de presidente, governadores e prefeitos de cidades com mais de 200 mil habitantes).
(    ) A Constituição de 1988 garantiu o direito de voto para os analfabetos. 
(    ) Em 1º de fevereiro de 1988 foi instalada a Assembleia Constituinte, criando-se um texto baseado em ideais liberais e ideais sociais advindos das antigas constituições, a chamada redemocratização do país, afastando-se do Estado totalitário.
(    ) Brasil como um Estado unitário que seria governado por um imperador; monarquia como regime: poder adquirido por sucessão hereditária; escravos, indígenas e pobres não eram considerados cidadãos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - F.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) F - V - F - V.
	
	d) V - F - V - F.
	 
	 
	9.
	O poder constituinte que possui as seguintes características: inaugural, fundacional, primogênito, genuíno, primário, de primeiro grau ou inicial, é o poder de elaborar uma Constituição. Com base nessa informação, assinale a alternativa CORRETA que trata do poder citado:
	
	a) Poder Rígido.
	
	b) Poder Plural.
	
	c) Poder Constituinte.
	
	d) Poder Originário.
	 
	 
	10.
	O Direito
Página12