A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Teorias de Aprendizagem 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

QUESTÃO 1
Além dos fatores culturais, motivacionais e pessoais, a instrução (por parte do professor) deve facilitar o surgimento da predisposição do aluno para explorar alternativas relativas à compreensão do conteúdo apresentado. São três os fatores envolvidos nesse processo.
Quais são esse fatores?
a )
 A atividades-formação, o aprendizado e a direção.
b )
A ativação, o desenvolvimento e a organização pessoal.
c )
A ativação, o interesse, a manutenção e a direção.
 
d )
A ativação, a manutenção e a direção.
e )
O aprendizado, os instrumentos da atividade e a direção.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
São quatro os estágios de desenvolvimento propostos por Piaget: sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto e operatório-formal ou lógico-formal, que representam o desenvolvimento mental humano desde o nascimento até a fase adulta. As noções de espaço e tempo são desenvolvidas em qual estágio?
a )
No estágio pré-operatório tais esquemas de ação são conseguidos por meio das sequências de assimilações e acomodações como de espaço e tempo, que vão sendo realizadas pelas crianças durante suas múltiplas interações com o meio.
b )
No estágio operatório-concreto a criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem e casualidade, já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade (como raciocínio lógico), o que se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do modo concreto para chegar à abstração.
c )
No estágio pré-operatório a criança é egocêntrica (percebe-se como o centro das ações e seu pensamento continua centrado no seu próprio ponto de vista), não aceita fatos sem explicação (fase dos porquês), já age por simulação, noções de espaço e tempo são construídas pela ação, possui percepção global, deixa-se levar pela aparência sem relacionar fatos, distingue a fantasia do real, podendo dramatizar a fantasia sem que acredite nela.
d )
Estágio operatório-formal ou lógico-formal. A criança não se limita mais à representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis do seu espaço e tempo, buscando a partir da hipótese e não apenas pela observação da realidade.
 
e )
No estágio sensório-motor, o bebê conhece o mundo por meio dos seus sentidos e de seus atos motores, que são inicialmente involuntários, ou seja, é a partir de reflexos neurológicos básicos que o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Segundo Jean Piaget, a ação do sujeito sobre o objeto na busca do conhecimento é um processo que não para de acontecer e que contém em seu interior um outro processo contínuo denominado equilibração. Se pudéssemos examinar com uma lupa a ação de um aprendiz sobre o objeto a ser conhecido por ele, enxergaríamos, na interação deles, o processo de equilibração majorante. Como se define equilibração majorante?
a )
Equilibração majorante pode ser definida como o instrumento responsável por nos levar de um estágio inicial de conhecimento para outro de equilíbrio de conhecimento. Esses estágios, aos quais se refere Piaget, caracteriza-se também como evolução da inteligência.
 
b )
Equilibração majorante pode ser definida como o processo pelo qual o sujeito passa de um estágio de menor conhecimento a um estágio de maior conhecimento, indo do desequilíbrio ao equilíbrio por meio de assimilações e acomodações constantes
c )
Define-se por marcos cronológicos, porém é impossível afirmar, sem um exame apurado, quando essa transição está ocorrendo em determinado indivíduo.
d )
Pode-se definir como projetos futuros majorantes o conhecimento na medida em que ele é motivado e que se posiciona de modo ativo diante do conteúdo, passando a ser vontade e iniciativa para desvendar ou descobrir novos conhecimentos.
e )
Equilibração majorante pode ser definida como as novas informações extraídas do objeto que se está conhecendo, produzindo uma modificação e uma reorganização nos esquemas de conhecer do sujeito.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
Apesar de o modelo progressista de educação ter exercido (e ainda exercer) grande influência na educação, alterando práticas e chamando a atenção para as questões sociais no interior dos espaços escolares, isso foi encarado por muitos como um modelo educacional aliado a práticas comunistas por trabalhar numa perspectiva grupal e coletiva. Quais as dificuldades de sua implantação?
a )
O conteúdo do ensino não era a matéria em si, mas uma matéria de ensino, selecionada e preparada pedagógica e didaticamente para ser assimilada pelos alunos para a aceitação e o cumprimento das normas.
b )
A obrigação, pois os métodos devem estar estreitamente ligados aos objetivos, aos conteúdos, às formas de organização do ensino e às condições concretas das situações didáticas.
c )
Dificuldade em manter atentos àquilo que intriga, a subordinação dos conteúdos aos objetivos gerais e específicos. Isso porque os métodos, à medida que expressam formas de transmissão e assimilação de determinadas matérias, se perdem na compreensão por parte dos alunos.
d )
O fato de o modelo educacional mais utilizado ter sido o tecnicista, o qual atendia diretamente às necessidades sociais, deixando, assim, inadequados os modelos progressistas.
 
e )
O principal motivo para essas perseguições ao modelo pedagógico progressista foi a organização política do Brasil na década de 1960 em torno de um modelo ditatorial.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
A teoria de Jean Piaget é chamada por ele de epistemologia genética ou teoria psicogenética, mais conhecida como concepção construtivista da formação da inteligência, ou apenas construtivismo. O termo epistemologia significa "estudo do conhecimento"; "epistemo" vem de episteme, que significa "conhecimento"', e lógica significa "estudo". Já o termo genético, em Piaget, não está relacionado, como tendemos a pensar, aos modelos hereditários, de transmissão de conteúdo genético de pais para filhos. O termo genético em sua teoria significa "origem", pois vem da palavra gênese.
De onde deriva nossa compreensão do termo cunhado por Piaget estudo da origem do conhecimento?
 
a )
Segundo Piaget, o que nos motiva para a aprendizagem são os problemas cotidianos, os fatores desafiantes, os conflitos intelectuais, ou seja, os desequilíbrios constantes que ocorrem entre o que conhecemos e o que ainda existe a ser conhecido.
b )
Piaget chegou à conclusão de que aprendemos a partir da ação dos sujeitos sobre os objetos, em que o sujeito sempre recebe o conhecimento durante sua vida, o objeto é sempre aquilo que se deseja conhecer e a ação exercida pelo sujeito sobre o objeto é sempre uma interação.
c )
Para Piaget, sua teoria psicogenética tem como norte uma proposta pedagógica, com uma explicação psicológica do desenvolvimento da inteligência humana. Memória e inteligência ligadas ao meio onde se vive.
d )
Segundo Piaget, o indivíduo, desde o seu nascimento até sua fase adulta, constrói etapas do conhecimento que são superadas à medida que as informações são modificadas em seu meio, pois as influências das informações geradas no processo de aprendizado fazem com que o indivíduo desperte o seu maior interesse. Piaget chegou à conclusão de que aprendemos a partir da ação dos sujeitos sobre os objetos, em que o sujeito é sempre aquele que vai em busca do conhecimento, o objeto é sempre aquilo que se deseja conhecer e a ação exercida pelo sujeito sobre o objeto é sempre uma interação.
e )
Segundo Piaget, o conhecimento está associado à busca de extrair informações de desejo. Para tanto, é preciso buscar essas informações, agir sobre o objeto a ser conhecido (intriga). A esse processo de busca ou extração de conhecimento dos objetos a serem conhecidos, Piaget chamou de assimilação.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
Segundo Paro (2016), os problemas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.