A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Teorias de Aprendizagem 1

Pré-visualização | Página 2 de 2

da educação escolar passaram a ser vistos pelos órgãos governamentais como sendo determinantes econômicos e sociais. Mecanismos de administração como a gerência, a flexibilização e a divisão pormenorizada do trabalho são tomados como transplantáveis para a situação escolar em virtude dos altos índices de produtividade alcançados nas empresas. Esse modelo de educação é conhecido também como:
a )
Projetos de lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Além disso, os movimentos contrários à educação tradicional voltam a aparecer no cenário da educação. O mais importante deles é o Modelo Escolanovista (defensores da Escola Nova).
b )
Teoria behaviorista da aprendizagem, que na abordagem sistemática de ensino-desenvolvimento econômico na ditadura militar dependia, segundo Ghiraldelli Jr. (2015), do aniquilamento das organizações e dos canais de participação populares capazes de interferir nas decisões governamentais.
 
c )
Esse é o modelo que serve de base para a educação desde a introdução do modelo taylorista/fordista nas escolas e que deu origem à pedagogia tecnicista, presente nas escolas brasileiras até os dias atuais.
d )
Esse modelo está ligado ao respeito somente à implantação educacionais, mas também à construção de práticas e técnicas voltadas para a desarticulação política da sociedade e para a desativação dos movimentos populares.
e )
O projeto socioeconômico. Escolas passaram a ter o que ficou conhecido como caixa escolar. As famílias ricas frequentavam as escolas pagas e davam contribuições financeiras para o sustento das escolas públicas. O Estado Novo também procurou separar os que podiam estudar (aqueles que provinham de famílias ricas) daqueles que deveriam ganhar o mercado de trabalho (a classe operária).
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
A maior mudança na capacidade das crianças para usar a linguagem como instrumento para a solução de problemas acontece um pouco mais tarde no seu desenvolvimento, quando a fala socializada (que foi previamente utilizada para dirigir-se a um adulto) é internalizada.
Como ocorre esse desenvolvimento?
a )
Segundo Vygotsky, a criança está intimamente relacionada aos processos de desenvolvimento e constitui um aspecto fundamental para a memorização de fatos históricos e de relevância para o aprendizado.
 
b )
Para Vygotsky, ao invés de apelar para um adulto, as crianças passam a apelar a si mesmas; a linguagem passa, assim, a adquirir uma função intrapessoal além do seu uso interpessoal. A relação entre fala e ação é dinâmica no decorrer do desenvolvimento das crianças.
c )
A criança, independentemente do processo de desenvolvimento de aprendizagem, passa a adquirir uma função intrapessoal que supre a necessidade de comunicação com o meio.
d )
Para Vygotsky, a criança, em primeiro estágio, fala acompanhando as ações e reflete um aprendizado do processo, de forma a dispersar a comunicação dinâmica.
e )
A criança, ao interagir com um adulto, passa a adquirir um modelo único de comunicação. A relação entre fala e ação é dinâmica no decorrer do desenvolvimento das crianças.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
Aspectos socioemocionais são vínculos afetivos entre o professor, o aluno e a disciplina. Deve-se diferenciar a afetividade, que o professor precisa ter, do amor pelas crianças, da relação maternal ou de qualquer tipo de relação familiar. É preciso que se combine respeito com severidade.
Dessa forma, o que o professor representa no processo de aprendizagem?
 
a )
O professor é a liberdade, é o fundamento da autoridade e a responsabilidade é o poder para conquista do aprendizado.
b )
O professor representa a sociedade, o afeto não é importante na sua função de intermediar indivíduo e sociedade.
c )
O professor é uma ponte da informação para o raciocínio analítico.
d )
O professor representa a sociedade, intermédia indivíduo e sociedade.
e )
O professor é a relação de afeto motivacional com afeto familiar. Essa relação é importantíssima no aprendizado.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 9
Em seu livro Pedagogia da Esperança, Paulo Freire nos leva a compreender que todos podem alcançar uma pedagogia libertadora, uma vez que consigamos sensibilizar nossos olhares e desvelar o mundo, descobrindo tudo o que se esconde atrás da nossa realidade e buscando ler as razões da violência, da pobreza, das desigualdades sociais etc.
A que Paulo Freire se refere nesta citação?
a )
 A esperança da qual nos fala Paulo Freire é a esperança de um dia podermos ver o surgimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
b )
Para Paulo Freire o ato de ensinar é central na vida de qualquer educador. Já o aprendizado está intimamente relacionado aos processos de desenvolvimento pessoal.
 
c )
A esperança da qual nos fala Paulo Freire é a esperança de um dia podermos ver o surgimento de uma sociedade mais justa e igualitária; a educação, não apenas um meio para o letramento, mas, sim, uma forma de alfabetização para a vida, diante da qual, um dia, seremos todos agentes políticos, verdadeiros cidadãos entendedores de nossas realidades e participantes ativos do processo de (re)construção social.
d )
A educação não é apenas um meio para a socialização, mas, sim, uma forma de respeito à vida, diante da qual, um dia, seremos todos verdadeiros cidadãos participantes ativos do processo do social.
e )
A esperança da qual nos fala Paulo Freire é a esperança de um dia podermos todos usar a comunicação como ferramenta para o crescimento pessoal e respeitoso.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 10
O conceito de mediação. De acordo com o pensamento difundido por Vygotsky, as funções psicológicas, apesar de contarem com um suporte biológico, fundamentam-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo. Nesse sentido, de que forma o ser humano passa a ser integrante de um corpo social?
a )
Como parte essencial do processo, pois passa a ser um indivíduo que aprende a constituir e respeitar a natureza na obrigação pelas atividades e respeito ao próximo.
b )
Como parte essencial do processo, pois passa a ser um indivíduo sociohistórico que constrói e respeita a natureza na obrigação e respeito ao próximo.
c )
A cultura apresenta-se como parte essencial do processo pelo qual passa o ser humano para a constituição de sua natureza, transformando-se em um ser sociohistórico, neste sentido, elevando e respeitando o interesse mediato pelas regras que vão sendo ensinadas.
 
d )
A cultura apresenta-se como parte essencial do processo pelo qual passa o ser humano para a constituição de sua natureza, transformando-se em um ser sociohistórico.
e )
Com a socialização, a cultura apresenta-se como parte essencial do processo pelo qual passa o ser humano para a constituição de sua natureza, transformando seu meio e gerando a história.
Ver justificativa da resposta

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.