A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
18 pág.
efeitos da eletrolipolise

Pré-visualização | Página 1 de 3

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: OS EFEITOS DA ELETROLIPÓLISE NA REDUÇÃO DA GORDURA LOCALIZADA
Literature Review: The Effects of Electrolipolysis on Localized Fat Reduction
Bárbara Soares de Santana1, Isabel Janaina Brugnago2 
 1Discente Centro Universitário adventista de São Paulo do curso de fisioterapia.
2Discente Centro Universitário adventista de São Paulo do curso de fisioterapia.
Autor Correspondente:
Bárbara Soares de Santana
Rua Nova Zelândia, 08. Jardim Hitosh; Itapecerica da Serra – SP.
RESUMO:
Eletrolipólise é a utilização da estimulação elétrica, destinada ao tratamento da gordura localizada, por uma corrente elétrica bidirecional em miliamperes, pulsos de baixa frequência que atua nos adipócitos e lipídios acumulados. Objetivo: avaliar a eficácia da eletrolipólise sobre a redução da gordura localizada. Metodologia: revisão sistemática, elaborada por pesquisas nas bases de dados Pubmed, Scielo, Lilacs, Google Acadêmico, artigos relacionados ao tema. Foram utilizados estudos experimentais e estudos de caso, publicados em anos superiores à 2007, artigos publicados em inglês e português. Resultados: O método de avaliação mais utilizado foi a perimetria, provavelmente por ser uma técnica de baixo custo, porém não é a mais eficaz. A quantidade de sessões, as frequências semanais e duração do tratamento variaram entre os estudos analisados. Conclusão: Nota a necessidade de meios avaliativos fidedignos antes e após a aplicação da técnica, utilização de amostra mais significativa. Sugere - se estudos adicionais com amostras relevantes, controle avaliativo rigoroso e tempo de aplicação autêntico.
Palavras-chave: fisioterapia, gordura abdominal, abdominal fat, TENS, Transcutaneous Electric Nerve Stimulation, eletrolipólise.
ABSTRACT
Introduction: Electrolipolysis consisting in the use of electrical stimulation for the treatment of localized fat, which occurs through a bi-directional electric current in milliamps, with low frequency pulses that will act directly in adipocytes and lipids accumulated. Objective: to evaluate the effectiveness of electrolipolysis about the reduction of localized fat. Methodology: systematic review, which was compiled from research in Pubmed databases, Scielo, Lilacs, Google Scholar which used articles related to the theme. We used experimental studies and case studies, which were published in years than 2007, being selected only articles published in English and Portuguese. Results: The most widely used valuation method was probably perimetry for being a low-cost technique. The amount of sessions, weekly frequencies and duration of treatment varied between the studies analyzed. Conclusion: the need for evaluative means more reliable before and after the application of the technique and the use of significant sample. Suggested additional studies with most relevant samples, evaluation rigorous control time of application
Keywords: physiotherapy, abdominal fat, abdominal fat, Transcutaneous Electric Nerve Stimulation TENS, electrolipolysis.
 INTRODUÇÃO 
Nos últimos anos os tratamentos estéticos vêm ganhando uma grande importância no mundo contemporâneo, favorecendo a vida dos pacientes nos mais variados seguimentos da sociedade e fazendo com que o profissional desta área tenha maior importância entre as profissões da saúde e seja uma das que mais avança em termos de inovações, tanto de técnicas novas como de equipamentos eletro estéticos (BORELLI, 2008). Segundo os dados do Censo 2016 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) a procura por procedimentos estéticos não cirúrgicos aumentou 390% no ano de 2016 em relação ao ano de 2014. (SBCP, 2016). 
O tecido adiposo é uma forma de tecido conjuntivo, formado por células chamadas adipócitos e podem ser encontradas de forma isolada ou em pequenos grupos, em tecidos conjuntivos, ou agrupadas em grandes áreas do corpo e no tecido subcutâneo (GUIRRO & GUIRRO,2002). O acúmulo de tecido adiposo em determinadas partes do corpo podem ser resultados do excesso de gordura corporal no local e a ação hormonal. Nos homens normalmente é mais acometida a região abdominal que é denominada gordura biótipo androide e nas mulheres a região do quadril denominada gordura biótipo ginóide, o excesso de gordura localizada pode atingir até mesmo pessoas que não estão acima do peso. O tecido adiposo em mulheres corresponde cerca de 20-25% do peso corporal e em homens chega a corresponder a 15-20% em casos de pessoas em seu peso normal (MELLO, et al., 2010). 
Os tratamentos mais conhecidos e comuns para gordura localizada são: uma dieta alimentar equilibrada, a prática de atividade física, a cirurgia de lipoaspiração, tratamentos estéticos associados á drenagem linfática manual e mecânica (que trata distúrbios circulatórios envolvidos na predisposição ao acúmulo de gordura em certas regiões do corpo) e, em especial um método utilizado pela Fisioterapia Dermato- Funcional, a técnica de Eletrolipólise (GUIRRO; GUIRRO, 2002). O tratamento que será estudado é o método de eletrolipólise, que consiste na utilização da estimulação elétrica, destinada ao tratamento da gordura localizada (MELO et al., 2012).
A aplicação desta técnica ocorre por meio de uma corrente elétrica bidirecional em miliamperes, com pulsos de baixa frequência que irá atuar diretamente nos adipócitos e lipídios acumulados (SILVA et al., 2016). O fluxo da corrente elétrica no tecido conjuntivo desenvolve uma diferença de potencial de ação entre os eletrodos que é proporcional à resistência elétrica do tecido, gerando a lipólise (AZEVEDO et al,2008). A lipólise é a quebra dos triglicerídeos, por meio da ação das enzimas lipase, em ácidos graxos e glicerol, onde vão ser transportados pela corrente sanguínea para serem utilizados como fonte de energia pelos tecidos corporais. 
A corrente elétrica transmitida entre os tecidos provoca uma hiperemia no local de aplicação causando uma reação anti-inflamatória e vasodilatadora, aumentando a circulação e intensificando as trocas celulares, nutrição e eliminação das toxinas e produtos gerados pela quebra da gordura. A corrente de baixa frequência promove a estimulação das fibrilas no tecido conjuntivo resultando na tonicidade da pele. (AZEVEDO et al., 2008).
Diante do enorme número de pessoas com gordura localizada e o baixo número de estudos sobre o assunto, o conhecimento sobre a aplicação da eletrolipólise poderá lançar luz a utilização desse recurso para essa finalidade. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia da eletrolipólise sobre a redução da gordura localizada e comparar o que cada autor utiliza como padrão de tratamento com a literatura base.
 METODOLOGIA 
Este estudo caracteriza-se como uma revisão bibliográfica, que será elaborada a partir de pesquisas nas bases de dados que utilizará artigos relacionados ao tema proposto. Serão utilizados estudos experimentais e estudos de caso, que foram publicados nas bases de dados virtuais como Pubmed, Scielo, Lilacs, Google Acadêmico e referências bibliográficas de estudos relacionados ao tema, em anos superiores à 2007, sendo escolhidos apenas artigos publicados em inglês e português. Foram encontrados 631 artigos relacionados ao tema, foram excluídos 623 artigos que não abordavam o tema proposto neste estudo e foram utilizados 8 artigos para este estudo. 
Os descritores utilizados foram consultados no DeCS e Mesh e utilizados para pesquisa nas bases de dados.
As palavras chaves utilizadas para pesquisa de dados são: fisioterapia, physiotherapy, gordura abdominal, abdominal fat, eletrolipólise, eletrolipólise na gordura abdominal, TENS gordura abdominal, TENS abdominal fat.
 TRIAGEM 
 Encontrados 631
 Excluídos 623
 Utilizados 08
RESULTADOS REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
O quadro a seguir, demonstra os resultados obtidos através da revisão bibliográfica realizada em cada estudo, sobre tipo de estudo feito, a metodologia, os resultados e a