A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
18 pág.
efeitos da eletrolipolise

Pré-visualização | Página 3 de 3

da técnica durante o estudo. Observou- se que os maiores resultados na redução da gordura foram nos estudos que utilizaram a corrente TENS durante o tratamento.
Segundo Borges (2016), para se obter resultados satisfatórios, o tratamento da gordura localizada com a técnica de eletrolipólise, deve ser complementado com a pratica de atividade física aeróbia e dietas com teor calórico baixo, para que os ácidos graxos que serão liberados, possam ser utilizados como fonte de energia durante a pratica das atividades. 
A prática regular de atividade física promove adaptações relevantes quanto a modificações no metabolismo lipídico, sugerindo o uso desse substrato energético como principal fonte de energia (FREITAS et al., 2012). A energia despendida para a realização do exercício físico é obtida pela oxidação do glicogênio muscular, da glicose sanguínea, e dos ácidos graxos livres, provindos dos triglicerídeos do tecido muscular. 
A aplicação da técnica de eletrolipólise, gera na corrente sanguínea maior concentração de ácidos graxos e triglicerídeos, que são liberados como resultado da lipólise causada pela corrente elétrica no tecido adiposo. Uma das etapas da produção de energia para o exercício é obtida pela hidrólise (ou lipólise) dos triglicerídeos que liberam três moléculas de ácidos graxos e um glicerol (BONIFÁCIO et al., 2005).
Pode-se também associar a técnica com outras técnicas manuais como drenagem linfática e massagem modeladora durante a mesma sessão para eu se obtenha a potencialização dos resultados na redução da gordura localizada. 
A técnica de eletrolipólise associada com o exercício físico durante o protocolo de tratamento realizado foi utilizado por 25% dos estudos, que obtiveram maiores resultados na redução de medidas, comparado ao grupo que não realizou atividade física, comprovando então o que Borges (2016) traz como referência de resultados satisfatórios em sua literatura, a associação da aplicação da técnica ao exercício físico. 
Azevedo (2008), concluiu em seu estudo que a técnica de eletrolipólise teve maiores resultados na redução de medidas, no grupo que foi submetido ao tratamento associado com exercícios abdominais. Couto (2010), concluiu em seu estudo que a eletrolipólise pode ser um auxílio ao exercício físico, na redução da massa gorda.
 Dos estudos analisados apenas 25% citam que não houve associação de nenhuma dieta com teor calórico baixo durante o tratamento e 12,5% usou como item de exclusão mulheres adeptas de dieta.
Observou-se que a eletrolipólise percutânea é referida como eficaz em todos os artigos analisados. Os principais achados investigados demonstram incongruências em relação aos parâmetros utilizados, divergindo da literatura, sendo esse um ponto a ser discutido em novas pesquisas. 
Não foi observado resultados expressivos em relação a repercussão estética encontrada, sendo citado que é necessário associar outras medidas como a atividade física e acompanhamento nutricional. Nota-se a necessidade de meios avaliativos mais fidedignos antes e após a aplicação da técnica e a utilização de uma amostra mais significativa. Sugere-se estudos adicionais com amostras mais relevantes, controle avaliativo mais rigoroso e tempo de aplicação autênticos.
 DISCUSSÃO
 ESCALA DE JADAD 
O processo de avaliação da qualidade do estudo deve ser realizado através das escalas de qualidade. Uma destas é a escala de Jadad, que tem como finalidade avaliar alguns itens que devem estar presentes no trabalho a ser avaliado, para definir a sua qualidade (SAMPAIO et al, 2007). Durante a avaliação será pontuado cada pergunta presente na escala, sendo a pontuação:1 ponto para cada resposta positiva e 0 pontos para cada resposta negativa.
9
Mais um ponto para cada se houver: 
a) Randomização apropriada 
b) Vendamento apropriado. 
Menos um ponto se houver: 
a) Randomização inapropriada.
b) Vendamento inapropriado.
	
	Azevedo et al
(2008)
	Melo 
et al
(2012)
	Mello 
et al
(2010)
	Rosa
et al
(2014)
	Scorza
et al
(2008)
	Silva
et al
(2013)
	Melo
et al
(2010)
	Leite
et al
(2016)
	1) Há descrição da randomização?
	1
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	2) Há descrição dos vendamentos?
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	3) Há descrição das perdas de seguimento?
	1
	0
	0
	1
	0
	0
	1
	0
	4) Randomização apropriada?
	1
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	5) Vendamento apropriado? 
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	6) Randomização inapropriada?
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	7) Vendamento inapropriado?
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	0
	TOTAL
	3
	0
	0
	1
	0
	0
	1
	0
 CONCLUSÃO 
Em todos os artigos a eficácia foi citada como resultado, porém a análise observa lacunas referentes ao método de avaliação, tempo e frequência usadas nos protocolos de tratamento, e maiores resultados quando existe a associação da aplicação da técnica de eletrolipólise ao exercício físico logo após o termino da sessão de tratamento.
5 REFERÊNCIAS 
AZEVEDO, C.J.D.; ZANIN, E.C.; TOLENTINO, M.T.; CEPEDA, C.C.; BUSNARDO, V.L. Estudo comparativo dos efeitos da eletrolipólise por acupontos e da eletrolipólise por acupontos associada ao trabalho aeróbico no tratamento da adiposidade abdominal grau I em indivíduos do sexo feminino com idade entre 18 e 25 anos. Revista Rubs, Curitiba, v.1, n2, p64-71, mai/agos, 2008.
BONIFÁCIO, N.P.; CÉSAR, T.B. Metabolismo dos lipídeos durante o exercício físico. R. Bras. Ciên. e Mov. v13, n 4, p 101-106, 2005.
BORELLI, S. S. Até 120 anos rejuvenescimento e cosmético. 1. ed. São Paulo: Senac, 2008.
BORGES, F.S.; SCORZA, F.A.; Terapêutica em estética: conceitos e técnicas. 1. Ed. São Paulo: Phorte, 2016.
COUTO, M.F.; MELO, C.A.; RUIZ, C.S.; Eletrolipólise mediada por TENS e Micro corrente em associação com exercício físico. Gaia- Porto/ Portugal, 2010. https://docplay.com.br/15379035, data visualização 19/07/2019.
FREITAS, E.C.; NOBREGA, M.P.; TRONCOM, F.R.; FRANCO, G.S.; Metabolismo lipídico durante o exercício físico: mobilização do ácido graxo. Goiânia: Pensar a prática - volume 15, n. 3, p. 551 – 820, 2012.
GUIRRO, E.; GUIRRO, R. Fisioterapia Dermato-Funcional. 3. ed. São Paulo: Manole, 2002. 
LEITE, A.F.; VIEIRA, C.L.J.; TRAJANO, E.T.L.; Efeito da eletrolipólise em região abdominal: relato de caso. Revista da Saúde, v.7, n1, p50-53, jan./jun. 2016. 
MELO, N.R.; MONTEIRO, F.M.A.C.; PONTES, G.A.R.; MELLO, S.M.B. Eletrolipólise por meio da estimulação nervosa elétrica transcutânea (Tens) na região abdominal em pacientes sedentários e ativas. Fisioter. Mov., Curitiba, v.25, n 1, p 127-140,jan./mar. 2012
MELLO, P.B.; DREHER, P.M.; PICCININI, A.M.; ROSA, L.H.T.; ROSA, P.V. Comparação dos efeitos da eletrolipólise transcutânea e percutânea sobre a gordura localizada na região abdominal e de flancos através da perimetria e análise de bioimpedância elétrica. Porto Alegre: Fisioterapia Brasil, v 11, n3, p198-203, maio/jun., 2010.
ROSA, J.S.; CAMPOS, L.G.; Efeitos da eletrolipólise na redução de gordura abdominal em mulheres jovens. Revista Inspirar, v.6, 2014. http://wwwinspirar,com.br/revista/ visualizado em 19/07/2019. 
SAMPAIO, R.F.; MANCINI, M.C.; Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v.11, n1, p.83-89 jan /fev. 2007.
SCORZA, F.A.; FIGUEIREDO, M.M.; LIAO. C.O.; BORGES, F.S. Estudo comparativo dos efeitos da eletrolipólise com uso de tens modo burst e modo normal no tratamento de adiposidade localizada abdominal. Revista Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde - v 7, n. 2, 2008.
SILVA, R.M.V.; BASILIO, F.B.; NOBREGA, M.G.; MEDEIROS, C..R.B.; Efeitos da eletrolipólise na adiposidade abdominal. Revista Pesquisa em Fisioterapia, 2016.
SILVA, S.A; SILVEIIRA, P.F; ALVES, G.L; PINHEIRO, F.A.M.; Efeitos da eletrolipólise no abdômen em pacientes com gordura localizada do tipo androide. Minas Gerais, Três Corações, XV Encontro de Iniciação Ciêntifica da Unin Cor, 2013.