Buscar

AVALIAÇÃO 3PARTE FILOSOFIA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NÚCLEO COMUM (FAVENI)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

aVALIAÇÃO – FILOSOFIA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS – NÚCLEO COMUM (faveni)
Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas
(  )  Apesar do fracasso escolar ser um dos maiores focos de estudo e discussão, ele ainda não foi eficazmente solucionado no país.
(  )  É fundamental que os alunos oriundos das classes populares sejam instrumentalizados para a leitura crítica da sociedade e possível transformação do mundo em que vivem.
(  ) A globalização e o desenvolvimento tecnológico deixaram de ser fatores que norteiam os rumos da sociedade e ocasionam mudanças significativas nas práticas cotidianas das pessoas e das instituições públicas e privadas.
(  ) A globalização é um conjunto de dispositivos político-econômicos para a organização da economia global, conduzido pela necessidade de manter o sistema capitalista, mais do qualquer outro conjunto de valores.
(  ) Após a vivência das práticas neoliberais na sociedade brasileira surgiram diversos fenômenos que evidenciaram as consequências dessa política na esfera social, entre elas destacam-se o sucesso reiterado das tentativas de estabilização da economia e controle da inflação, retração econômica, consequentemente reduzindo as desigualdades, e a má qualidade de vida da população menos favorecida.
 
Resposta Marcada :
V. V. F. V. F.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· O neoliberalismo é uma concepção política que tem em suas raízes uma ideologia dominante, com preceitos reformistas, os quais contribuem para a diminuição das desigualdades social, política, cultural, econômica e educacional. Pode-se dizer que esta afirmativa é:
 
Resposta Marcada :
FALSA
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· O IDEB é o condutor das políticas educacionais contemporâneas para a educação básica, isso porque todas as referências políticas sobre o contexto local (estado, Distrito Federal, município e/ou escola) o têm como referência. Essa é a principal questão para as mudanças na rotina e na condução pedagógica e administrativa das escolas e das redes de ensino. Pode-se dizer que esta afirmativa é:
Resposta Marcada :
Verdadeira.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1

Outros materiais