Cidadania
7 pág.

Cidadania


Disciplina<strong>cidadania</strong>2 materiais6 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Os direitos humanos são concebidos como indivisíveis e universais: basta ser pessoa para ser titular de direitos e dotado de dignidade. Por sua vez, o conceito de cidadania representa ponto fulcral na realização da democracia e na titularidade dos direitos humanos. Na evolução dos direitos humanos, observa-se o desenvolvimento de, pelo menos, três dimensões da cidadania, assim como três gerações de direitos humanos, todos interconectados.
Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. Os direitos civis referem-se à possibilidade de participação do indivíduo no processo eleitoral de sua sociedade.
b. Incorporado ao direito ao desenvolvimento e aos bens comuns da humanidade, o direito ao ambiente sadio integra a segunda geração de direitos humanos.
c. Os direitos sociais garantem a liberdade e independem da participação do Estado para sua consecução.
d. A participação do cidadão no governo é característica dos direitos políticos e o seu exercício consiste na capacidade de fazer demonstrações políticas, de organizar partidos, de votar e de ser votado.
e. No Brasil, a garantia das três primeiras gerações de direitos humanos deu-se na seguinte ordem sequencial e sucessiva: direitos civis, direitos políticos e direitos sociais.
Não se constrói a democracia criando uma disputa de forças entre maioria e minoria, mas criando condições de preservar o pluralismo. Possibilitar a convivência na diversidade.
Nesse sentido, a democracia surgiu NÃO para rivalizar ideias ou grupos, mas para permitir sua convivência.
 Podemos traduzir esse ideal democrático através da máxima aristotélica que diz:
Escolha uma:
a. O fim do direito de um indivíduo ocorre quando começa o direito do outro.
b. Direitos humanos é só para os humanos direitos.
c. Não importa qual seja o direito alheio, o seu sempre virá em primeiro lugar.
d. Todos são iguais perante a lei, mas apenas perante a lei.
e. Direitos iguais apenas para os que são iguais.
\u201cAos amigos, tudo, aos inimigos, a lei é frase tão repetida porque reflete direitinho quem somos e como nos organizamos enquanto nação. Ela diz muitas coisas. Diz que o Estado é privado, que legisla e governa de olho em quem está direta (os eleitos) ou indiretamente (os amigos) no poder. Diz que democracia, entre nós, não é entendida como o poder exercido pelo povo, mas como a possibilidade de usar o povo para conquistar, exercer e se beneficiar do poder. E diz ainda que os políticos estão sempre dispostos a fazer novos amigos, inclusive entre os inimigos de ontem. Ah, a beleza da amizade...\u201d 
(AUBERT, A. C. Aos amigos, tudo, aos inimigos, a lei. Disponível em: <https://revistatrip.uol.com.br/trip/aos-amigos-tudo-aos-inimigos-a-lei>. Acesso em: 28 fev. 2019). 
Com base no contexto do trecho acima e em seus conhecimentos sobre cidadania no Brasil, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Uma realidade social na qual a Lei não é esquecida quando nos referimos aos amigos e inimigos.
b. O homem cordial vincula-se à lei e a aplica respeitando os princípios legais da isonomia em relação a todos os cidadãos.
c. Quando não se respeita a lei ou o indivíduo, resta a amizade como mecanismo de ordenamento social.
d.
As relações de poder e dominação permitem a contestação, uma vez que todos são amparados legalmente de forma igualitária.
e. Uma relação de dominação que não permite a contestação, que pode ser carinhosa com as pessoas mais próximas e dura, ou mesmo cruel, com as pessoas mais distantes.
Existem várias formas de Participação Política, dentre as quais pode-se destacar o ato de votar, a participação num partido político, a participação em manifestações, a participação em associações e agremiações políticas, a discussão sobre os acontecimentos políticos, a participação em reuniões de bairros, o apoio a determinados candidatos no decorrer da campanha eleitoral, a cobrança exercida sobre os dirigentes políticos, a divulgação de informações políticas para outras pessoas, etc.
A charge acima nos sugere que, ao exercer a Participação Política no ato de votar algumas pessoas gostariam de:
I - ter seus candidatos eleitos.
II - ser convidadas a participar dos gabinetes dos políticos.
III - ter o direito de tirar do cargo aqueles políticos que não representam adequadamente seus eleitores.
IV - ter a oportunidade de manifestar o seu desagrado com os políticos escolhidos.
É correto afirmar que:
Escolha uma:
a. somente as assertivas I e II estão corretas.
b. somente as assertivas III e IV estão corretas.
c. somente a assertiva III está correta.
d. somente a assertiva IV está correta.
e. somente a assertiva II está correta.
Durante o período colonial a relação dos habitantes da colônia entre si, com os governantes e com a Coroa portuguesa se dava a partir de um princípio básico que expressava o modo de dominação  portuguesa \u2013 através de uma estrutura estamental, burocrática e patrimonialista. Nesse sentido, as relações entre os indivíduos e destes com o Estado se dava através:
Escolha uma:
a. da casta, características de sociedades altamente hierarquizadas e com estrutura social rígida. Este traço deixou marcas profundas na sociedade brasileira, promovendo relações sociais e com o Estado marcadas pela separação entre os grupos sociais e autoritarismo do poder público
b. da classe social, característica de sociedades com capitalismo desenvolvido. Este traço deixou como consequência no Brasil a relação equilibrada e equânime entre membros de classes distintas e destes com o Estado
c. do status social, característico de sociedades estamentais muito hierarquizadas. Este traço deixou como marca a relação desigual entre os cidadãos e o Estado,  própria ao cenário político e social brasileiro
d. dos estamentos, característicos de sociedades patrimoniais. Este modelo deixou profundas marcas na sociedade brasileira, que pratica uma cidadania na qual cidadãos e Estado têm obrigações recíprocas fixas e específicas
e. da escravidão, característica de sociedades feudais. Este traço deixou consequências importantes na sociedade brasileira, que é marcada por relações sociais extremamente fragmentadas e profunda separação étnica
Texto da questão
Existem várias formas de Participação Política, entre as quais pode-se destacar o ato de votar, a participação num partido político, a participação em manifestações, a participação em associações e agremiações políticas, a discussão sobre os acontecimentos políticos, a participação em reuniões de bairros, o apoio a determinados candidatos no decorrer da campanha eleitoral, a cobrança exercida sobre os dirigentes políticos, a divulgação de informações políticas para outras pessoas, etc.  
 
A charge acima nos sugere que, ao exercer a Participação Política no ato de votar algumas pessoas gostariam de:
I - ter seus candidatos eleitos.
II - ser convidadas a participar dos gabinetes dos políticos eleitos.
III - ter o direito de tirar do cargo aqueles políticos que não representam adequadamente seus eleitores.
IV - ter a oportunidade de manifestar publicamente seu desagrado com os políticos escolhidos.
É correto afirmar que: 
Escolha uma:
a. somente a assertiva II está correta.
b. somente as assertivas III e IV estão corretas.
c. somente a assertiva IV está correta.
d. somente as assertivas I e II estão corretas.
e. somente a assertiva III está correta.
Texto da questão
\u201cConstantemente os meios de comunicação têm noticiado cada vez mais uma maior escalada dos avanços científicos e tecnológicos, em especial, no campo da Biologia onde se destacam os ramos da genética, citologia e Biologia molecular.
As especulações científicas do passado têm sido materializadas atualmente. Expressões como transgenia, clonagem, genoma, entre outras tantas, têm se tornado rotineiras aos ouvidos atuais, embora na verdade, seus significados e importância sejam desconhecidos da grande maioria da sociedade, inclusive no meio acadêmico.
Não restam dúvidas que as novas descobertas Biotecnológicas têm sido deveras importantes. Já existe, por exemplo, esperança de tratamento e até mesmo