Buscar

Apol gestão em educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Apol – Gestão Educacional nota 100
Questão 1/10 - Gestão Educacional
Leia o trecho de texto a seguir:
“O fato de ser a administração, de um modo geral, compreendida como uma decorrência da evolução da organização social, reforça a necessidade de se explicitar a sua função enquanto meio de organização do trabalho na sociedade capitalista”.
De acordo com os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, relacione as fases da evolução histórica da administração às suas respectivas características.
1.Artesanal (até 1780).
2. Gigantismo (1914–1945).
3. Moderna (1945–1980).
4. Globalização (após 1980).
(  ) Foco na aprendizagem empresarial e no diferencial.
(  ) Foco na produção. Novas fontes de energia e novos materiais.
(  ) Foco nas vendas. Intensa competitividade.
(  ) Produção artesanal, familiar. Pequenas Oficinas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3 – 4
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1
	
	C
	2 – 4 – 1 – 3
	
	D
	3 – 2 – 4 – 1
	
	E
	4 – 2 – 3 – 1
Questão 2/10 - Gestão Educacional
Leia o trecho de texto a seguir:
“Segundo Félix [...], a administração de empresas discorre sobre a organização do trabalho nas empresas capitalistas, enquanto a administração escolar propõe teorias sobre a organização do trabalho na escola e no sistema escolar. A administração escolar tem como referencial as teorias da administração de empresas no que diz respeito à estrutura, funcionamento do sistema escolar e na proposição de modelos organizacionais”.
De acordo com os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, responda à seguinte questão: qual é a relação entre a teoria geral da administração empresarial e a administração escolar? 
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Administração escolar e administração empresarial são dois termos mutuamente excludentes, pois estão amparados por pressupostos divergentes, tanto em aspectos teóricos quanto práticos.
	
	B
	Apenas na prática é possível dizer que existe uma correlação entre administração escolar e administração empresarial, pois é no momento de realizar as ações que percebemos as semelhanças na forma de administrar.
	
	C
	A administração escolar precisa adotar completamente os princípios da administração empresarial, já que é das empresas que advêm os recursos que possibilitam a manutenção do sistema capitalista no qual estamos inseridos.
	
	D
	Os termos administração escolar e administração empresarial apontam para a necessidade de possuirmos uma visão clara dos pressupostos da administração, pois eles são referência para as organizações sociais.
	
	E
	Não existe relação entre a administração escolar e a administração empresarial, pois a escola foca no social, e a empresa visa lucros.
Questão 3/10 - Gestão Educacional
Atente para a seguinte citação:
“O conselho escolar e o conselho de classe [são] mecanismos de participação e sustentação do projeto político-pedagógico capazes de se problematizarem e buscarem uma escola que, efetivamente, responda aos interesses de sua coletividade, rompendo com a lógica do individualismo e da competição”.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional sobre o conselho de classe e o conselho escolar, enumere, na ordem sequencial, cada um dos referidos conselhos às suas respectivas características.
1. Conselho de Classe.
2. Conselho Escolar.
( ) Tem a função de analisar o desempenho dos alunos e acompanhar as atividades pedagógicas da escola.
(  ) É uma instância avaliativa que requer a reflexão de diferentes ideias para a construção de um conhecimento mais abrangente da prática pedagógica e de encaminhamentos e decisões mais acertadas na busca de alternativas adequadas ao desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
(  ) Esse conselho envolve a representação de diferentes segmentos da comunidade escolar e se configura como um órgão colegiado que tem como objetivo promover a participação da comunidade escolar nos processos de administração e gestão da escola.
(  ) Nesse tipo de conselho, as pessoas trabalham juntas, em reuniões especificas, para pensar, discutir, avaliar e deliberar sobre problemas da escola, visando assegurar a qualidade do trabalho escolar em termos administrativos, financeiros e pedagógicos. Para tanto, esse tipo de conselho desempenha funções normativas, deliberativas, e de fiscalização das ações globais da escola.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 2 – 1
	
	B
	1 – 2 – 1 – 2
	
	C
	2 – 1 – 1 – 2
	
	D
	2 – 2 – 1 – 1
	
	E
	1 – 1 – 2 – 2
Questão 4/10 - Gestão Educacional
Leia o extrato de texto a seguir:
“A Gestão da Qualidade Total (GQT) é uma opção para a reorientação gerencial das organizações. Tem como pontos básicos: foco no cliente; trabalho em equipe permeando toda a organização; decisões baseadas em fatos e dados; e a busca constante da solução de problemas e da diminuição de erros”.
A Gestão da Qualidade Total utiliza termos específicos para identificar as ações propostas para a área de administração, que podem ser transpostas para as atividades educacionais desenvolvidas nas escolas. A esse respeito, tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, relacione as terminologias listadas a seguir às suas respectivas características.
1. Processo.
2. Produto.
3. Cliente.
4. Fornecedor.
(  ) Na gestão escolar, é visto como o resultado das ações de pessoas ou dos setores responsáveis por tais ações. No caso da escola, o eixo principal é a aprendizagem do aluno.
(   ) São todos os setores que fornecem informações e subsídios para o processo principal que é a escola.
(  ) Percurso de ações que é construído para direcionar as consequências resultantes de alguma coisa. Estão envolvidos pessoas, materiais, equipamentos e ações. Na gestão escolar, a consequência principal é a prestação dos serviços educacionais.
(  ) São todas as pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem, como professores, equipe pedagógica, funcionários, alunos, pais dos alunos e comunidade em geral.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 4 – 2
	
	B
	2 – 4 – 1 – 3
	
	C
	2 – 3 – 1 – 4
	
	D
	4 – 2 – 1 – 3

Outros materiais