A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Avaliação individual 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:512359) ( peso.:1,50)
Prova Objetiva 15450794. NOTA 10 GARANTO!!!
1.	As propostas pedagógicas de Freinet, desenvolvidas com a participação das crianças, visavam desenvolver o gosto pelo trabalho, pela escola e torná-los cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade. Para ele, a escola deveria ser um lugar onde as crianças e jovens queiram estar e permanecer, onde houvesse alegria, descoberta e encantamento, por toda parte. Sua pedagogia centrava-se em quatro eixos. Sobre esses eixos, analise as sentenças a seguir:
I- Cooperação - para construir o conhecimento de forma comunitária.
II- Comunicação - para formalizar, transmitir e divulgar o conhecimento.
III- Avaliação - para ver o quanto já se sabia e o que ainda se tinha que aprender.
IV- Afetividade - para estabelecer vínculos entre as pessoas e o conhecimento.
V- Documentação - para o registro dos fatos históricos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças II, III, IV e V estão corretas.
	b) As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	d) As sentenças I, III, IV e V estão corretas.
 
 
2.	Para Montessori, as atividades precisavam estar alinhadas com a vida prática e cotidiana, em que as crianças pudessem vivenciar situações da vida real, como dar laços, abotoar, fechar zíper, lavar louças, varrer, entre outras atividades, que colocavam todo o corpo em movimento. Sua pedagogia apresenta algumas características. Sobre essas características, analise as sentenças a seguir:
I- Desenvolve o senso de responsabilidade, autonomia e independência.
II- Possibilita o entendimento da vida real, durante as atividades do cotidiano.
III- Permite a realização de avaliações, com enfoque na aprendizagem de conteúdos teóricos.
IV- Estimula a mediação do professor, que deixa de ser o centro das atenções e passa a observar mais do que atuar.
V- Prioriza o registro escrito de todas as atividades e aprendizagens realizadas durante o período de aula, para fins de documentação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças II, III e V estão corretas.
	b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	c) As sentenças III, IV e V estão corretas.
	d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 
 
3.	A Educação Infantil tem sido objeto de estudo de muitos teóricos há muito tempo e nós, professores ou futuros professores, precisamos estar preparados para utilizar as diferentes concepções e metodologias em nossa prática, alicerçando-as aos objetivos pedagógicos. Com base nesta informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O professor deve buscar formação constante voltada à utilização dessas novas concepções teóricas, em prol da criança e da construção do conhecimento.
( F) O professor deverá limitar ou até mesmo evitar a introdução de novas técnicas pedagógicas na instituição em que atua, preferindo manter a mesma linha de sempre.
( V) A escola deve estar aberta ao novo e atenta às necessidades da educação da contemporaneidade, preocupando-se com a aprendizagem e a formação das crianças.
( V) O professor precisa buscar atualização constante, pois seu papel é despertar a curiosidade, o protagonismo e o desejo de aprender de suas crianças.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - F - V - F.
	b) V - V - F - F.
	c) V - F - V - V.
	d) F - V - V - F.
 
 
4.	A Pedagogia de Célestin Freinet possui uma abordagem muito ampla e pertinente, pois é capaz de reconhecer o valor pedagógico de questões que passam despercebidas para alguns teóricos, como a afetividade. Sua pedagogia pode ser resumida e compreendida a partir da centralização de quatro grandes eixos, que seriam assim classificados: cooperação, comunicação, documentação e afetividade. A partir desta informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(V) O eixo cooperação defende a construção do conhecimento de maneira comunitária.
(V) O eixo comunicação defende as diferentes formas de transmissão e divulgação do conhecimento.
(F ) O eixo documentação refere-se aos documentos pessoais dos alunos.
(V) O eixo afetividade refere-se à relação carinhosa estabelecida entre as pessoas e delas com o conhecimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - V - V - F.
	b) F - F - F - V.
	c) V - F - V - F.
	d) V - V - F - V.
 
 
5.	Em cada um dos setênios defendidos por Steiner na Pedagogia Waldorf, a criança ou adolescente precisam ser levados a perceber o mundo. Na Educação Infantil, a criança deve se sentir feliz e segura para concluir que o mundo é bom. No Ensino Fundamental, por meio das artes, perceberá que o mundo é belo, e no Ensino Médio, por meio das situações sociais e pelo estímulo à cidadania e à criticidade, deverá perceber o mundo de outra forma. Qual seria essa forma?
	a) Complicado.
	b) Organizado.
	c) Verdadeiro.
	d) Injusto.
 
 
6.	Na implantação de uma proposta didático-pedagógica para a Educação Infantil, diferentes teóricos e concepções precisam ser estudadas, discutidas e compreendidas pelo corpo docente, pois desse conhecimento depende a qualidade do ensino que será oferecido. Com relação ao papel do professor nas diferentes concepções teóricas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Pedagogia Waldorf.
II- Pedagogia Montessori.
III- Pedagogia Freinet.
IV- Construtivismo de Piaget.
V- Sociointeracionismo de Vygotsky.
(II) O professor incentiva a criança a realizar suas tarefas sozinha, em prol de sua autonomia e independência.
(III) O professor utiliza diferentes técnicas como recurso de aprendizagem, dentre elas o jornal da escola e as aulas-passeio.
(IV) O professor motiva a criança a construir o próprio conhecimento, respeitando as etapas do seu desenvolvimento.
(V) O professor promove situações de interação e trabalho colaborativo entre as crianças, pois o contato com o outro influencia na aprendizagem. 
(I) O professor estabelece laços de afetividade com a turma e a acompanha durante muitos anos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) I - II - III - IV - V.
	b) II - III - IV - V - I.
	c) II - I - IV - III - V.
	d) I - III - II - IV - V.
 
 
7.	Grande parte dos educadores, especialmente da Educação Infantil, já leram as teorias ou, pelo menos ouviram falar, de Maria Montessori, Célestin Freinet, Jean Piaget e Lev Vygotsky, e os utilizaram nos trabalhos da graduação ou no embasamento teórico de suas práticas. Ler e conhecer o que defendem estes teóricos é fundamental para quem deseja lidar com educação, pois trará subsídios pertinentes ao saber fazer do educador. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O professor precisa estudar novas teorias para avançar em seus conhecimentos, ampliando sua visão de educação e de mundo.
( F ) O professor não precisa estudar diferentes teorias e teóricos para atuar na Educação Infantil, pois é mais simples trabalhar com os pequenos. 
( V ) O professor deve participar de forma ativa das discussões, formações e possíveis mudanças metodológicas que acontecerem na instituição em que trabalha.
( V ) Educadores comprometidos com a Educação Infantil apoiam a introdução de técnicas pedagógicas que incentivem a autonomia e a valorização da criança.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) F - V - F - F.
	b) V - V - V - F.
	c) V - F - V - F.
	d) V - F - V - V.
 
 
8.	A utilização de diferentes teóricos no embasamento de nossa caminhada na Educação é um processo natural que acontece em praticamente todas as instituições de ensino de nosso país, pois buscamos adequar nossas práticas às vivências e experiências já defendidas por alguém, em algum lugar do planeta, nas mais diferentes situações e épocas da vida deles. Nascem, assim, as diferentes metodologias e concepções de ensino. Na Educação Infantil não é diferente e muitos teóricos do passado continuam sendo referência até hoje. Com relação à Pedagogia Waldorf, defendida por Rudolf