Buscar

AS 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AS 2 
A teoria antropológica que se desenvolveu na crença de que os homens surgiram na África e de lá migraram e se desenvolveram em outros lugares é chamada de 
	
	a.
	  evolucionismo.
	
	b.
	  relativismo.
	
	c.
	  funcionalismo.
	
	d.
	e) darwinismo social.
	
	e.
	  difusionismo.
Considerando que as teorias antropológicas servem de ferramentas para a aplicação do estudo em Antropologia, Ciência Social cujo objetivo é o estudo do homem e de suas obras, leia atentamente as seguintes afirmativas:
I    Nesse contexto, as teorias antropológicas servem diretamente à compreensão das diversas formas de manifestação cultural em distintas organizações sociais humanas.
II    Não devemos compreender a Antropologia como um campo de análise da cultura humana, uma vez que também não pode ser compreendida pelo viés político, econômico, geopolítico e social. 
III    Os diferentes tipos de organização social, desde os considerados primitivos até os mais complexos, estão intimamente relacionados às características culturais ali predominantes, para as quais as teorias da cultura servem de instrumento compreensivo. 
É FALSO o que se afirma em
	
	a.
	  III, apenas.
	
	b.
	  I, II e III.
	
	c.
	  II, apenas.
	
	d.
	  II e III, apenas.
	
	e.
	  I, apenas.
Pressupunha um caminho linear e finalista para o processo evolutivo, partindo sempre de um estágio menos evoluído – o patamar primitivo – para o mais evoluído – a civilização. Essa interpretação encontrava respaldo nas teses do filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e sua defesa da perfectibilidade humana, como um estágio possível de ser alcançado na esperança que depositava no homem natural, essencialmente bom.
Trata-se
	
	a.
	  da interpretação difusionista.
	
	b.
	  do estruturalismo.
	
	c.
	  do funcionalismo.
	
	d.
	  da interpretação monogeísta.
	
	e.
	  da poligenia.
 
 Considerando que comparativamente ao evolucionismo, o funcionalismo permitiu a adoção de uma postura diversa daquela de superioridade entre o estudioso e a cultura estudada, leia atentamente as seguintes afirmações, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
I    O desdobramento dessa postura consiste no relativismo que, por sua vez, distancia o investigador dos questionamentos valorativos sobre os nativos, que passam a ser meros comunicadores de suas práticas culturais.
II    Normas e valores, para os relativistas, não devem ser objeto de nenhuma ordem de questionamento e a postura do antropólogo em campo, portanto, é a de mero coletor e analista de informações.
III    O relativismo é radicalmente contrário à tendência universalista do evolucionismo; ou seja, contra seu ímpeto de estender um mesmo repertório cultural – o europeu, entendido como civilizado – à totalidade das sociedades, taxadas como inferiores – bárbaras.
IV    Aplicado à cultura, o relativismo é responsável pelo assentamento de uma visão etapista linear, na forma de estágios evolutivos pelos quais, obrigatoriamente, todas as sociedades passariam, assistia ao surgimento de sua mais severa e consistente crítica.
As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
	
	a.
	  V, V, V, F.
	
	b.
	  F, F, V, F.
	
	c.
	  F, F, F, V.
	
	d.
	  F, V, F, V.
	
	e.
	  V, V, F, F.

Continue navegando