Buscar

APOL 02 nota 100 Sistemas de Informação de Marketing e Comportamento do Consumidor

Prévia do material em texto

APOL 02 nota 100 Sistemas de Informação de Marketing e Comportamento do Consumidor
Questão 1/5 - Sistemas de Informação de Marketing 
No Grande ABC, 79% aprovam redução da maioridade penal
Oito em cada dez moradores do Grande ABC são favoráveis à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. O resultado é mostra de estudo do DGABC Pesquisas, a pedido do Diário, que coletou a opinião de moradores das sete cidades na semana passada. Foram 79% dos entrevistados na região a defenderem a diminuição da idade mínima para prisão, 16,4% são contrários à alteração, 0,8% indiferente à discussão e outros 3,8% não souberam responder.
É a primeira amostragem do pensamento da população de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra sobre o tema que dominou a pauta do Congresso no mês passado. E indica percentual inferior de adesão à redução na comparação com levantamento do Datafolha, de abril, com entrevistados de todo o País – o estudo nacional apontou que 87% são favoráveis à alteração no Código Penal.
Fonte: ROCHA, Rafael. No Grande ABC, 79% aprovam redução da maioridade penal. Disponível em: <http://www.dgabc.com.br/Noticia/1539927/no-grande-abc-79-aprovam-reducao-da-maioridade-penal>. Acesso em 19 ago. 2015.
Na matéria acima, temos o resultado de uma pesquisa realizada na região do ABC em São Paulo. Pelo tamanho da população-alvo, podemos descartar que foi realizado um Censo, ou seja, entrevistaram todos os moradores da região. Neste caso, o instituto de pesquisa necessitou realizar uma amostragem probabilística, e sabemos que existem três tipos.
Considerando a amostragem probabilística, analise as afirmações abaixo:
 I – Na amostra aleatória simples todo membro da população tem a mesma chance de ser escolhido.
II - Na amostra aleatória estratificada o pesquisador seleciona membros da população que sejam bons fornecedores de informações precisas.
III - Na amostra por agrupamento (área) o pesquisador identifica e entrevista um número predeterminado de pessoas em cada uma das diversas categorias.
É correto o que se afirma em
A	I, apenas.
B	III apenas.
C	I e II apenas.
D	II e III apenas.
E	I, II e III.
Questão 2/5 - Comportamento do Consumidor
Imagine cruzar a cidade em carros do filme “Mad Max”? O serviço alternativo de transporte Uber permite que seus clientes possam chamar corridas que serão feitas nos veículos turbinados do mundo pós-apocalíptico do filme na cidade de Seattle, nos Estados Unidos. A brincadeira parte de uma parceria com a Warner Bros. para promover o game “Mad Max”, que será lançado nesta terça-feira, 1º, as corridas são gratuitas. “Seus dólares não valem nada em Wasteland. Pagamentos não serão requeridos”, afirma o Uber, em referência à terra aonde se passa a história do filme e do game. Para chamar uma das máquinas criadas para sobreviver ao mundo de Wasteland, os usuários do Uber têm de abrir o app em selecionar a opção Mad Max. Os carros especiais podem circular apenas no centro de Seattle.
Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/08/uber-faz-corridas-com-carros-do-filme-mad-max-nos-eua.html
A partir na notícia acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, qual das alternativas apresenta considerações pertinentes a experiência de consumo?
A	A parceria entre a Uber e a Warner Bros. nessa ação proporcionou aos clientes uma experiência de consumo que fortalece as duas marcas.
B	A ação citada na reportagem favoreceu somente a Uber pois a associação à experiência de consumo foi feita apenas ao serviço de transporte.
C	A ação citada na reportagem favoreceu somente a Warner Bros. pois a associação à experiência de consumo foi feita apenas aos elementos de entretenimento do filme.
D	Do ponto de vista da experiência de consumo, a ação realizada não favoreceu nenhum das duas empresas.
E	Não se pode considerar que houve uma preocupação com a experiência de consumo na ação de marketing citada na reportagem.
Questão 3/5 - Sistemas de Informação de Marketing
Segundo Mady (2014, p.62) “é fundamental você perceber que a formulação precisa e adequada do problema é a mais importante de todas as etapas do processo de pesquisa”. O ponta pé de um processo de pesquisa é a definição de seu problema, porém, antes mesmo da elaboração do problema, se faz necessário definir se esse problema é de decisão gerencial ou de pesquisa de marketing.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao problema de pesquisa de decisão gerencial:
( ) É utilizada quando a empresa quer entender o impacto do preço sobre a venda.
( ) É utilizada quando a empresa quer saber se a marca de um produto deve ser mudada.
( ) É utilizada quando a empresa que conhecer as preferências dos consumidores para lançar novo produto.
( ) É utilizada quando a empresa quer determinar a eficácia da atual campanha de propaganda.
 Agora, marque a sequência correta:
A	V, V, V, V.
B	V, F, F, F.
C	F, V, F, V.
D	F, F, F, V.
E	F, V, F, F.
Questão 4/5 - Comportamento do Consumidor
O restaurante Madero é uma empresa curitibana, que já abriu filias em várias partes do Brasil e está em expansão internacional, e adota o slogan “The Best Burguer of the World”, em tradução literal, “O melhor hamburguer do mundo”, aplicado na faixada dos seus estabelecimentos, em propagandas e nos cardápios.
Com base no fragmento de texto acima e no anúncio apresentado, considere os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, analise as asserções a seguir:
O slogan adotado pelo restaurante Madero envolve um alto risco em relação à satisfação do consumidor.
Porque
Com esse slogan a expectativa do consumidor em relação ao serviço do restaurante será extremamente alta.
A	As assertivas I e II são proposições excludentes.
B	As assertivas I e II são falsas.
C	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
D	A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
E	A assertiva II vai de encontro da ideia expressa na assertiva I.
Questão 5/5 - Sistemas de Informação de Marketing
O relatório de uma pesquisa é o produto de sua análise, ou seja, é o documento onde deve constar a resposta para a pergunta que motivou a pesquisa, assim como o atingimento do objetivo.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao relatório de pesquisa:
( ) Deve constar informações como o perfil da população investigada.
( ) Deve apresentar a data em que a pesquisa foi feita, com a quantidade de participantes.
( ) Deve constar as questões do questionário, porém estas não precisam ser analisadas.
( ) Deve constar um histórico de como ocorreu a pesquisa, os motivos pela qual ela existiu e o seu resultado.
Agora, marque a sequência correta:
A	F, V, V, V.
B	V, F, V, F.
C	V, F, F, V.
D	V, V, F, V.
E	F, V, V, F.

Outros materiais