Buscar

Introdução a Epidemiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
01/04 – Avaliação 1
20/05 – Avaliação 2
01/07 – Avaliação 3 (Seminário – trabalho escrito (5,0 – formatação, normas ABNT (unisc) e conteúdo 24/06). Apresentação (5,0): postura, tempo de apresentação (15 a 20mint), slides, organização, visual, apresentação do conteúdo nos slides.
Objetivo: fornecer instrumentos teóricos para a realização de diagnósticos da situação de saúde em animais, prevenção, planejamento de doenças através do conhecimento das formas de transmissões. 
Miasma: vapor, contaminação do ar, de cadáver.
Surto: doença se propaga em uma população definida de forma rápida.
Dengue no BR: em 2019 1.544.987 casos de dengue e 782 mortes. 
Meningite: 2019 – 15.010 casos e 1.315 mortes
Sarampo: 2019 – 18.200 casos e 14 mortes
Chikungunha: 2019 – 132.205 casos e 92 mortes
Febre Amarela: 2016 e 2018 – 2.100 casos e 700 mortes. 
OIE – Organização mundial de saúde animal (1942) criada para tentar combater doenças e melhorar a saúde dos animais. 
Epidemiologia: estudo sobre a população. Saúde e doença da população, tanto animal quanto humana.
História da epidemiologia:
        	Hipócrates: escreve um livro que consegue relacionar fatores diferentes com a saúde das pessoas, prezando o bem-estar, relacionada ao local em que vivia, tipo de alimentação, tipo de trabalho através do livro “Dos ares, água e lugares”. Usa as palavras: endêmico (doença que mora em um local, recorrente) epidêmico (doença visitante). Ele cria as bases das investigações epidemiológicas: a distribuição da enfermidade em termos de tempo, espaço e população afetada.
Idade Média: nenhum avanço na medicina, caráter mágico-religioso (miasmas, castigo de Deus), foco no indivíduo, sendo assim, a pessoa era culpada, castigada por ter a doença. Não sabiam como as doenças tinham surgido.
Século XI: com a expansão do império islâmico, começou o estudo da anatomia.
1662 – John Graunt: começou a anotar a quantidade de mortes que acontecia nos hospitais, criou as tábuas de mortalidade comparando com os nascimentos.
1839 – Willian Farr: fundador da estatística medica, estimativa de risco.
Século XIX: começou a medir a distribuição de doenças medidas em larga escala em humanos. Através do John Snow que acreditava na hipótese do contágio e, com isso, pegou um mapa para verificar quem tinha cólera, associando isto com o fornecimento de água contaminada. E a partir disso, traçou princípios de prevenção e controle de novos surtos através da retirada  doença se multiplicava pela contaminação.
1711 – Dr. Lancisi: publicou estratégias cientificas para combater a pesta bovina através do sacrifício de animais infectados e antes da descoberta da microbiologia.
1843 – Pleuropneumonia: vaca contaminada na Inglaterra e da Holanda. Propagava-se de forma rápida. Perceberam que a principal transmissão era de animal para animal. Para curar isto, foi criado o Bureau da Industria Animal em 1856 que fez a descoberta dos casos, abate dos doentes/rebanhos, desinfecção, destino adequado ao esterco e quarentena do gado que, seriam estratégias para combater a doenças
Século XIX: medicina avançou com o nascimento da clinica, a bioestatística se desenvolveu também e, a medicina social/coletiva que afeta uma população que seria a prevenção das doenças através das melhores condições de vida, higiene, sanidade.
EPIDEMIOLOGIA
       Clínica   	Estatística	Medicina Social.
Usos da Epidemiologia/para que serve: relacionada a saúde da população, melhorar o entendimento da saúde, reconhece fatores envolvidos, atua na prevenção, estudo da doença a nível populacional em ambiente natural, reconhece o caráter multifuncional das doenças.
Objetivos da Epidemiologia:
1- Descritivo/levantamento de dados: está relacionado ao levantamento de dados relacionado com a distribuição e a magnitude dos problemas de saúde das populações.
2- Proporcionar dados essenciais para o planejamento, execução e avaliação das ações de prevenção, controle e tratamento das doenças, bem como para estabelecer prioridades.
3- Identificar fatores etiológicos na gênese das enfermidades. Relacionado ao fator etiológico (qual a resistência deste fator)
Importância da epidemiologia na veterinária:
· Sucesso no controle das principais doenças,
· Maiores níveis de produção associada a saúde;
· Aumento do controle das doenças a partir de novas metodologias com justificativa econômica;
· Aumento do comercio, principalmente internacional – presença de comitês internacionais que regulamentam o controle sanitário para o fechamento de acordos comerciais
Papel da epidemiologia em saúde animal:
· Investigação e monitoramento de doenças;
· Avaliar eficácia e eficiência de internações na saúde animal;
· Análise de dados;
· Informações e prevenção de doenças.

Outros materiais