Buscar

Direito Processual Civil 1

Prévia do material em texto

Direito Processual Civil I- Roberto Campos
aula 01-
sujeito do processo
ele se encontra posicionado, ele está numa posição de relação jurídica
ser sujeito é ser sujeito de uma relação jurídica
existe também a capacidade juridica ou de dir, é exatamente a aptidão para ser sujeito.Você pode adquirir dir se tem capacidade jurídica.
A relação processual é diferente das outras pois nela existe uma autoridade, mas n qualquer autoridade, é uma autoridade máxima, a autoridade sobre qlqr autoridade, que é a jurisdição. Ou seja, a jurisdição está acima de qualquer outra. Relação assimétrica. 
 
 				 Juiz
 Parte Parte 
A parte representa muito mais interesse do que pedaço desse processo. O juiz não pode ter interesse. Pode haver mais partes, mas esses são os sujeitos necessários. Para q haja uma relação processual tem que haver partes (mais de um interesse) e a autoridade sem interesse. Existem sujeitos secundários, os auxiliares..
onde entra o advogado- ele pode ser parte (no sentido de pessoa qlqr q tem a profissão)
mas o advogado em seu papel, ele é agente secundário (porque oq importa não é ele, e sim a parte), é auxiliar (no q diz respeito a posição, isso n significa q por isso ele se encontre numa atuação secundaria, pois é primaria, ele tem a atuação, mas a posição principal é a do réu) (auxilia a parte e serve a ela) embora não esteja subordinado. 
Afinal, o jus postulando – é a possibilidade de uma prática sem postulação, sem advogado - 
Entre as partes tem que achar o que as diferencie- uma parte autora ou réu- demandante ou demandada- etc
Quem é autor e quem é réu? 1a perspectiva é a estática, o momento inicial, o autor é aquele que demanda, que aciona. Link com Chiovenda, teoria da ação. É um direito protestativo. Ele acertou quando disse que o ator coloca o réu na ação, pois ele está relacionada independentemente da vontade dele, pois quando você é colocado numa posição de réu, você não pode sair só pela sua vontade. O autor posiciona a si mesmo e posiciona o réu. Nesse momento ele encontra-se posicionado e submetido. 
No final disso, é tido uma perspectiva dinamica do processo, uma mudança de posições e aquele que submeteu passa então a ser submetido. A perspectiva dinamica é que a decisão será proferida é que determina, quem ganhou seria o autor e quem perdeu a ação seria o réu. Autor seria oq se beneficia. 
Sabendo oq é parte e cm elas se diferenciam entre si, vamos v oq é necessário para ser parte, ql a condição necessária para ser parte, ent, cm o direito brasileiro é isonomico, pode ser parte todos aqueles q forem sujeitos de dir, coincidem então, o dir de ser parte com a capacidade de dir, não significam a mesma coisa, mas nesse sentido sim.

Outros materiais

Perguntas Recentes