Buscar

Apol 2 Linguagem e Fenômeno Religioso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Linguagem e Fenômeno Religioso
Leia o fragmento de texto: 
“Qual é a natureza e qualidade deste objeto, exterior ao eu, que pressentimos? O que é o numinoso em si mesmo? Uma vez que não é racional, isto é, que não pode desenvolver-se por conceitos, não podemos indicar o que é a não ser observando a reação do sentimento particular que o seu contato nos provoca.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OTTO, R. O sagrado. Tradução de João Gama, Lisboa: Edições 70, 2005. p. 21.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Fenômeno religioso e suas linguagens, sobre a forma como Rudolf Otto compreende a manifestação do sagrado na vida da pessoa, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	Para Rudolf Otto, a experiência do sagrado pode ser compreendida como um mysterium tremendum, como uma experiência de um outro que impacta de maneira profunda a existência.
	
	B
	Para Rudolf Otto, a experiência do sagrado é realizada com base em uma perspectiva racional na qual essa realidade abstrata é compreendida pelo ser humano.
	
	C
	Para Otto, o sagrado deve ser entendido sob a perspectiva da alteridade na qual a relação entre o humano e o divino não pode ser estabelecida.
	
	D
	No pensamento de Otto, a experiência do sagrado não é algo possível, tendo em vista que esse é um mysterium tremendum.
	
	E
	Em Otto, a manifestação do sagrado não é algo pessoal, mas coletivo, tendo em vista que ela somente tem significado com base no contexto histórico.
Questão 2/5 - Linguagem e Fenômeno Religioso
Considere a passagem de texto:
“O fenômeno se define, pois, como um 'composto daquilo que recebemos das impressões e daquilo que nossa própria faculdade de conhecer tira de si mesma'. Sendo assim, o fenômeno nada tem de uma aparição ilusória, mas constitui o fundamento mesmo de todo o nosso conhecimento.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JAPIASSÚ, H; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. p. 105.
Tendo em vista a passagem de texto e os conteúdos do texto-base A Religião em sua Essência e suas Manifestações sobre as características do fenômeno, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	O fenômeno é algo perceptível na realidade, que passa por uma minuciosa análise e interpretação para que possa ser conhecido.
	
	B
	Compreendendo o caráter objetivo do fenômeno, deve-se impetrar uma análise científica profunda para entender a sua natureza.
	
	C
	A análise de um fenômeno permite compreender sua natureza explicita e intuitiva.
	
	D
	O fenômeno é algo oculto que se revela de maneira progressiva, possibilitando paulatinamente o esclarecimento.
	
	E
	Caracterizado pela expressão do que a realidade é em sua natureza, o fenômeno é uma realidade eminentemente objetiva.
Questão 3/5 - Linguagem e Fenômeno Religioso
Considere a passagem de texto: 
“Segundo Clifford Geertz, [...] a cultura é um conjunto de gestos, símbolos, sons, cores que propiciam as pessoas um significado para a existência. Essa se manifesta por um processo de formatação do indivíduo, que consiste no que alguém tem que saber ou acreditar a fim de agir de uma forma aceita.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STIGAR, R. Antropologia e Sociologia aplicada a saúde. Curitiba: Herrero, 2018. p. 58.
Tendo em vista a passagem de texto e os conteúdos do texto-base Fenômeno religioso e suas linguagens, sobre a concepção de Clifford Geertz sobre os símbolos religiosos, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	Os símbolos religiosos são responsáveis por ornamentar os espaços de culto, sendo universais a todas as religiões.
	
	B
	Os símbolos são um conjunto ordenado de elementos que atribuem significado religioso a uma determinada realidade, expressando elementos sagrados ou profanos.
	
	C
	A religião define, segundo suas crenças, os símbolos que irá adaptar a sua realidade. Dessa forma os vários símbolos religiosos e seus significados estão presentes de forma universal nas religiões.
	
	D
	No contexto das religiões o símbolo não tem uma função importante, tendo em vista que o significado que lhe é atribuído é de cartar abstrato.
	
	E
	Em diferente religiões temos diferentes símbolos e por esse motivo os símbolos não podem ser utilizados em ambientes diversos do que o da fé que os construiu.
Questão 4/5 - Linguagem e Fenômeno Religioso
Leia o fragmento de texto: 
“O mito é uma narrativa lendária pertencente à tradição cultural de um povo, que explica através do apelo ao sobrenatural, ao divino e ao misterioso, a origem do universo , o funcionamento da natureza e a origem e os valores do próprio povo [...] através de uma representação simbólica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JAPIASSÚ, H; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. p. 189.
Levando em consideração o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Fenômeno religioso e suas linguagens sobre a relação entre o mito e a existência humana, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	O mito é uma história estruturada com a finalidade de iludir as pessoas diante de uma determinada realidade.
	
	B
	Tendo a função de divinizar realidades consideradas como importantes, o mito pode ser compreendido como realidade mentirosa.
	
	C
	O mito tem como principal objetivo construir epopeias sobre pessoas ou acontecimentos buscando apresenta-los como sobrenaturais
	
	D
	O mito é uma narrativa que busca atribuir a realidade concreta da existência um sentido religioso.
	
	E
	Idealizar uma pessoa tornando-a alguém totalmente diverso é fazer dela um mito.
Questão 5/5 - Linguagem e Fenômeno Religioso
Considere a seguinte citação: 
“O termo fenômeno passou a ser utilizado nas ciências experimentais e nas ciências humanas para designar não uma coisa, mas um processo, uma ação que se desenrola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JAPIASSÚ, H; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. p. 105.
Tendo em vista a citação e os conteúdos do texto-base A religião em sua essência e suas manifestações sobre a conceituação de fenômeno, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	O fenômeno é uma realidade particular que se manifesta a um conjunto de pessoas.
	
	B
	O fenômeno é um ordenamento cósmico no qual todas as realidades adquirem seu sentido.
	
	C
	O fenômeno não é uma realidade única, mas uma relação na qual um objeto se refere a um sujeito e um sujeito se remete a um objeto.
	
	D
	O fenômeno é algo transcendente e sobrenatural sobre o qual o ser humano não pode conjecturar.
	
	E
	O fenômeno deve ser entendido como realidade absoluta sobre a qual o ser humano pode conjecturar, mas nunca conseguirá conhecer.

Outros materiais