Buscar

Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Questionário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Questionário
Uma sociedade é composta por um conjunto de pessoas que vivem regidas sob um mesmo conjunto de regras, normas e costumes. Essas regras nem sempre advêm da decisão pública nem, tampouco possuem o consentimento da população. Sobre a importância dos movimentos sociais na sociedade, julgue os itens a seguir e assinale V para a VERDADEIRA e F para a FALSA.
V, F, V e F
“Referem-se aos direitos individuais vinculados à liberdade, à igualdade, à propriedade, à segurança e à resistência às diversas formas de opressão. Direitos inerentes à individualidade, tidos como atributos naturais, inalienáveis e imprescritíveis, que, por serem de defesa e serem estabelecidos contra o Estado, têm especificidade de direitos “negativos”. A que direitos se refere à descrição acima?
Os direitos civis e políticos
	
Sobre a importância da democracia, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
Os resultados da exclusão e da cultura de antidireitos humanos não fazem da sociedade brasileira uma sociedade violenta. A alta taxa de homicídios no País, os abusos policiais, a crítica situação do sistema prisional, a vulnerabilidade dos defensores de direitos humanos (principalmente em áreas rurais), a violência sofrida pela população indígena, (sobretudo pelas falhas em políticas de demarcação de terras) e as várias formas de violência contra as mulheres, populações homossexuais, travestis, transexuais e transgêneros são exemplos de violências sofridas no Brasil todos os dias mas que não estão associadas aos direitos humanos.
No Brasil, os movimentos sociais se organizam de acordo com as reivindicações de grupos que utilizam ações sociais para fazer com que suas necessidades sejam ouvidas por toda a população e, por consequência, chamam a atenção dos governantes. Tendo sua maior representação no período do governo militar brasileiro, as manifestações populares trouxeram às ruas as reivindicações políticas que alavancaram o término de um longo período de política hegemônica e a instauração da democracia. Nesse período, os movimentos sociais que se opunham ao regime eram divididos em duas grandes ideologias políticas, quais?
Os movimentos liberais e os movimentos socialistas.
Após o término da Segunda Guerra Mundial (1945), os países se uniram com a meta de restabelecer a paz entre os povos. Partindo-se do entendimento que você tem em relação as circunstâncias do surgimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
O centro da Declaração Universal dos Direitos Humanos é a o pluralismo político partidário, que deve estar acima de qualquer interesse de ordem de governo ou econômico. 
Segundo Aristóteles (2012), o ser humano possui duas características singulares que o distingue dos demais animais. Sobre a racionalidade e o social, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
As relações de proximidade com os demais seres vivos não é uma característica natural, pois é somente pelo contato com o outro que passamos a desaprender e a não desenvolver o conhecimento que nos permite interagir com o mundo e, por consequência, transformá-lo.
Sobre o pensamento de Descartes em relação ao indivíduo e o mundo, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
 V, V e V
As políticas públicas são compostas por programas, ações e práticas que visam a assegurar direitos básicos para todos os cidadãos. Sobre as políticas públicas e transversalidade, julgue os itens a seguir e assinale para a VERDADEIRA e F para a FALSA.
V, F e V
Entendendo cada indivíduo como herdeiro de um conjunto de valores constituídos pela experiência de um determinado grupo social, assim como da cultura e dos costumes que o afetaram, o pensamento passa a ser entendido como uma construção. Sobre o pensamento e a liberdade, verifique as alternativas a seguir e assinale V para a VERDADEIRA e F para a FALSA. 
V, F e V

Outros materiais