Buscar

Relatório 2 Deuterostomados cederj

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Relatório 2 Deuterostomados 
Nome: Luísa Lima
Matricula: 17114020163
INTRODUÇÃO: As aves são vertebrados homeotérmicos com o corpo revestido por penas.
Seus ancestrais mais próximos são os répteis segundo a hipótese mais aceita, por isso ambos podem ser chamados de sauropsidea.
As aves são os vertebrados mais bem estudados, devido à facilidade de serem observadas e a sua extraordinária coloração que chama a atenção de pesquisadores. Esses animais apresentam características que não os confundem com os demais vertebrados, sendo elas: a presença de duas extremidades, a anterior modificada para o voo, que são as asas, e a posterior, que serve para a locomoção. O esqueleto das aves é extremamente adaptado ao voo, sendo delicado, leve e com câmeras de ar, devido a essa morfologia seus fosseis são difíceis de encontrar. Outra característica que é única das aves é a pena, esta que é formada semelhantemente à escama de um réptil. Primeiramente, uma papila dérmica revestida por epitélio vai crescendo até se tornar um pequeno folículo, apresentando ainda, pequenos vasos sanguíneos e terminações nervosas, tornando-se seca quando a pena está totalmente formada.
Para esta aula prática utilizaremos uma galinha.
OBJETIVO: Observar a morfologia externa e interna das aves; analisar os diferentes tipos de penas que há no animal; discutir sobre seu processo evolutivo.
MATERIAIS: Uma ave pequena morta e sem pena; pena da região peitoral, caudal e da asa; tesoura; jornal; jaleco; luvas
METODOLOGIA: A primeira atividade feita foi observar os diferentes tipos de pena, a da região peitoral era mais macia, a caudal o calamo era maior que a região de vexilo e nas penas das asas as barbas de um lado era mais desgastadas que as outras devido o atrito. Após isso, foi colocado a ave morta em cima dos jornais para ser analisado a morfologia externa, a cabeça possui um bico ósseo revestido com material córneo, acima das narinas apresenta um ceroma, os olhos são médios e possuem e pálpebras sendo uma superior, uma inferior e uma interna denominada membrana nictitante, na região auricular apresenta uma membrana timpânica. A pele é pluriestratificada e a única glândula ectodermal é a uropigiana que fica localizada acima da cauda. Após essas analises foi feito um corte no pescoço até a cloaca pela região peitoral para analisar a morfoanatomia. No sistema digestório começa na boca, que é ligada a faringeonde segue-se o esôfago e na dilatação desse esôfago é encontrado o papo (na hora do corte tem que ter muito cuidado para não corta-lo) a partir daí o alimento vai para o estomago químico que secreta líquidos para ajudar na digestão e para o estomago físico (moela) que tritura o alimento. Após isso o alimento vai para o intestino delgado que é longo e recebe dutos do pâncreas e do fígado e termina na cloaca. No sistema respiratório o ar entra pela faringe e vai para a traqueia que no final dela tem a siringe e daí a traqueia tem uma bifurcação dos brônquios.
CONCLUSÃO:
Pode-se concluir, portanto, que as aves são os animais mais bem estudados, devido a sua coloração que chama a atenção de pesquisadores e a sua fácil localização. Estes animais possuem um parentesco muito próximo com os crocodilianos, na classe Reptilia, por isso já foram chamados de Sauropsidea. Com análise das estruturas externas das aves, pode-se perceber que uma característica única que apenas esse grupo tem e os demais viventes não possuem é a presença de pena revestindo o seu corpo. As aves, junto aos mamíferos, possuem a capacidade de manter a temperatura corporal relativamente constante, denominada homeotermia, esta vantagem adaptativa permitiu que eles invadissem qualquer ambiente terrestre, incluindo os mais gelados, até então não ocupados por outros vertebrados. Analisando os órgão internos das aves, é possível afirmar que o coração desses animais está dividido em quatro cavidades, sendo dois átrios e dois ventrículos que não permite a mistura de sangue oxigenado com o não oxigenado, o sistema digestivo das aves é completo, possuindo uma bolsa única chamada cloaca por onde elimina as fezes, a urina e os ovos.
BIBLIOGRAFIA:
ROCHA-BARBOSA, Oscar. Diversidade Biológicas dos Deuterostomados. v.3. / Oscar Rocha-Barbosa. - 3.ed. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009
ROCHA-BARBOSA, Oscar; NOVELLI, Ronaldo. D iversidade Biológicas 
4
UOL EDUCAÇÃO, Dinossauros e a ves: Evolução fez répteis adquirirem 
4
UOL EDUCAÇÃO, Dinossauros e aves: Evolução fez répteis adquirirem penas. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/dinossauros-e-aves-evolucao-fez-repteis-adquirirem-penas.htm. Acesso em: 10 de outubro de 2019
SÓ BIOLOGIA. Aves – vertebrados homeotermos com corpo coberto porpenas. Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioaves.php . Acesso em: 10 de outubro de 2019

Continue navegando